6 de Maio de 2015 às 10:22h

Banda de pífanos recebe medalha da Câmara de Caruaru

banda de pífanos
 
A Câmara Municipal de Caruaru (PE), homenageou com a Medalha de Honra ao Mérito Álvaro Lins, a Banda de Pífanos Zé do Estado. A honraria foi uma propositura do vereador Jaelcio Tenório (PRB) em reconhecimento aos 85 anos de existência da banda e a contribuição para a preservação da cultura caruaruense.
 
Durante a outorga, o líder da banda, Anderson José, fez um apelo aos responsáveis pelo São João de Caruaru para que preservem a cultura do município. “Como pode uma banda de pífano ter que lutar por um lugar no polo alternativo do São João de Caruaru, quando a banda de pífano é a cultura de Caruaru?”, criticou Anderson, falando ainda sobre as dificuldades enfrentadas pelos artistas da terra.
 
Outro fato que chamou atenção foi o desconhecimento dos vereadores dos hinos que louvam a nossa pátria. Como forma de gentileza para com a Casa de Leis, a banda de pífanos, no momento em que recebia a Medalha Alvaro Lins tocou o hino de Caruaru que, embora pouco divulgado, só foi reconhecido pelos vereadores Marcelo Gomes e Edjailson da Carú Forró. No hino de Pernambuco, cantado pela plateia, apenas Jaelcio Tenório cumpriu como dever cívico de honrar a letra que trata das glórias pernambucanas.
 
Os demais parlamentares só foram capazes de reconhecer e ficar de pé para o Hino Nacional, logo após de toda a galeria começar a cantar… de pé.
 
História – A banda de pífanos ganhou esse nome em homenagem ao criador, o funcionário público estadual e sanfoneiro José Feliciano Rodrigues, conhecido como Zé do Estado. Atualmente é composta por seis integrantes, filhos e netos de Zé do Estado.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.