9 de junho de 2015 às 10:26h

Câmara de Caruaru sedia Encontro Interlegis no Agreste

interlegis
 
Acontece até a sexta-feira (12) o Programa Interlegis – que é vinculado ao Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) do Senado Federal. O programa é um curso de atualização para servidores e vereadores da Câmara Municipal de Caruaru, totalmente gratuito para os participantes.
 
O lançamento oficial ocorreu na manhã desta segunda-feira (08), na Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (ACIC), com as presenças da secretária de Educação da PMC, Graça Rosal, do juiz de Direito José Fernando, Bernardo Barbosa Filho – da ACIC, Helder Rebouças, diretor-executivo do ILB, do senador Douglas Cintra (PTB), do presidente da Câmara de Caruaru, vereador Leonardo Chaves (PSD). Prefeitos, vereadores, servidores municipais e representantes da sociedade organizada de Caruaru e de 20 outros municípios do Agreste pernambucano.
 
O senador Douglas Cintra frisou a importância da modernização e transparência das Casas Legislativas e pelo presidente Leonardo Chaves, que destacou o atual estágio do Poder Legislativo de Caruaru. Além disso, fez uma crítica pontual aos políticos “Estamos no processo de modernizar as Câmaras, mas precisamos modernizar os políticos também”, criticou.
 
Após a abertura do evento foram apresentadas as palestras dos analistas legislativos Ronaldo Jorge, com abordagem do processo atual da reforma política, em tramitação na Câmara e no Senado, e Francisco Biondo, com apresentação da Solução Web Interlegis como forma de dar transparência ao processo legislativo.
 
Até o dia 12 de junho serão realizadas duas oficinas de treinamento para adoção de produtos tecnológicos para funcionários das Casas Legislativas. O primeiro curso é voltado para a implantação do portal modelo nas cidades, para que as Câmaras cumpram obrigações como ter em pleno funcionamento o portal da transparência. O segundo é voltado para servidores e vereadores, informando o dia a dia de uma Casa Legislativa e ensinando passos simples como a formatação e para que servem requerimentos.
 
O Encontro Interlegis também será realizado em Petrolina, no período de 15 a 19 de julho, e, no mês de agosto, no Recife, com as Câmaras da Região Metropolitana.
 


Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.