3 de junho de 2014 às 08:45h

Caruaru apresenta crescimento no índice Firjan 2014, referente a 2011

A cidade de Caruaru alcançou crescimento nos números levantados pelo IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento dos Municípios) sobre o ano de 2011. Os dados foram apresentados em 2014. O levantamento, realizado para cada ano, mede o nível de desenvolvimento dos municípios a partir de três setores: Educação, Saúde e Geração de Emprego e Renda.
 
Cada levantamento é feito a partir de análise das documentações e registros do Governo Federal naquele ano estudado, com a aplicação de verbas nos setores e dos resultados obtidos pelas cidades.
O índice da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro mostra que a Capital do Agreste está bem próxima de alcançar, por exemplo, um alto grau de desenvolvimento na área de saúde, mas ainda não consegue crescer o suficiente na área de educação.
 
A partir daí, os gestores podem dar maior atenção aos setores que não apresentaram bons resultados e ampliar o trabalho dos que alcançaram boas notas.
 
A avaliação é feita utilizando índices que vão de 0.0 até 1.0 e coloca os municípios em diversas faixas de desenvolvimento. Abaixo de 0.6, por exemplo, é um resultado considerado abaixo do grau de desenvolvimento adequado. Se o município consegue notas acima de 0.8, pode considerar como um grau de desenvolvimento elevado.
 
Na tabela abaixo você confere a evolução do município de Caruaru de 2005 até 2011.
 
Captura de Tela 2014-06-03 às 09.02.07
 
Veja no vídeo o que é o Índice Firjan e como ele é medido:
 

 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.