13 de novembro de 2015 às 16:34h

Caruaru registra um caso de microcefalia, número está dentro do aceitável

A Secretaria de Saúde de Caruaru informou nesta sexta-feira (13), que não houve aumento do número de casos de microcefalia no município. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o município tem um caso confirmado e dois que estão sob investigação, índice que está dentro do esperado, pela série histórica dos últimos dez anos, que varia de zero a dois casos confirmados por ano.
 
As crianças nasceram na Casa de Saúde Bom Jesus no mês de outubro e foram transferidas para o Hospital Oswaldo Cruz que é referência para este tipo de enfermidade.
 
Todas as unidades de saúde do município que realizam partos, já receberam o alerta no Ministério da Saúde e deverão encaminhar as notificações, caso ocorram, ao Departamento de Vigilância em Saúde do Município.
 
A microcefalia é uma anomalia congênita caracterizada por comprometimento do desenvolvimento do cérebro durante a gestação. Por isso, ocorre a redução do crânio, que fica abaixo do esperado para a idade. O ministério da Saúde declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional devido ao aumento de novos casos no Nordeste.
 
Até agora, foram notificados 141 novos casos suspeitos, em 42 cidades de Pernambuco. A recomendação é que as mulheres evitem engravidar pelos próximos dois meses, já que ainda não se sabe o que é agente causador da doença.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.