13 de junho de 2017 às 10:37h

Cidades saem do colapso e voltam a receber água pela rede de distribuição

A partir desta terça-feira (13), a população de Venturosa, localizada no Agreste Meridional, voltará a receber água nas torneiras. A cidade estava com o abastecimento em colapso, desde novembro do ano passado, depois que a Barragem Ingazeira, única fonte de abastecimento de água de Venturosa, secou.
 
Com as chuvas que começaram a cair na região, no começo deste mês, estão possibilitando o acúmulo de água no reservatório, que já atingiu 17,7% da sua capacidade total de reservação – 4,8 milhões de metros cúbicos. O volume de água armazenado já é suficiente para atender os 16 mil moradores da cidade pelos próximos oito meses, no regime de abastecimento de três dias com água e nove dias sem.
 
Outro município que sai do colapso foi Belo Jardim, também no Agreste. A cidade é abastecida pela Barragem do Bitury, que acumulou 3,6% de água. Embora longe da capacidade total, que é de 17 milhões de m³, o fornecimento vai aliviar os transtornos que a população enfrenta desde maio de 2016, quando foi decretado o colapso total da barragem. A partir da próxima semana, um calendário com o rodízio deve ser divulgado.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.