27 de maio de 2014 às 08:45h

Com 33 parceiros, centro integrado de segurança é ativado em Pernambuco para a Copa

2D260514007(1)
 
O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), responsável pela segurança no Estado em período de grandes eventos, foi ativado na última sexta-feira (23) em decorrência da Copa do Mundo. O centro iniciou as atividades 20 dias antes do primeiro jogo do Mundial, marcado para o dia 12 de junho, e será desativado cinco dias após a última partida, no dia 18 de julho. De acordo com o coordenador adjunto do CICCR, Ilídio Vilaça, esse prazo pode ser alterado caso não haja a Fifa Fan Fest no Recife; nesta situação a operação termina cinco dias após o último dia de jogo na Arena Pernambuco (4 de julho).
 
A operação é como um triângulo, encabeçado pelo CICCR (responsável pela segurança pública), com a Central de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) – responsável pela segurança do País – e a Central de Inteligência Regional (CIR) – responsável por monitorar todas as ações – na base.
 
No total, o Centro Integrado funciona em parceria com 33 instituições, as quais afetam direta ou indiretamente a população, como as polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), entre outros. Esses órgãos trabalharão em conjunto, e se reunirão em casos de crise para discutir estratégias para solucionar os problemas, compartilhando informações com centros de Brasília.
 
A Secretaria de Defesa Social (SDS) monitora 535 câmeras, sendo 24 em Olinda e o restante no Recife, além de uma no helicótero da pasta. Já as 250 câmeras ao redor da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, estão sob responsabilidade do Comitê Organizador Local da Fifa, e poderão ter imagens compartilhadas com o CICCR. No percurso do Recife até o estádio, estão sendo instaladas 30 câmeras, cedidas pelo Ministério da Justiça. Além destas, o Centro Integrado recebe imagens das 220 câmeras do trânsito, monitoradas pela CTTU.
 
Na central, o efetivo será de 67 a 86 homens por dia, variando de acordo com os jogos do Recife. “Será dada maior atenção nas áreas de trânsito de turistas, como hotéis, aeroportos e entorno da Arena PE”, como explicou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
 
O Centro Integrado ficará, segundo Vilaça, mais atento a jogos específicos como os Estados Unidos e Alemanha, no dia 26 de junho, devido às questões geopolíticas entre os países; e México e Croácia, no dia 23 de junho, devido à quantidade de turistas mexicanos esperada.
 
Em relação às seleções estrangeiras, a segurança ficará sob responsabilidade de grupos policiais vindos dos seus respectivos países, os quais compartilharão informações com o CICCR. O centro também ficará responsável por monitorar as rotas de acesso das equipes à Arena, para evitar transtornos e atrasos.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.