16 de junho de 2014 às 08:11h

Com Hospital Mestre Vitalino, atendimento em saúde é reforçado para 32 municípios

1003
 
“Uma saúde pública estadual estruturada do Litoral ao Sertão”. Foi o que garantiu o governador João Lyra Neto, neste sábado (14/06), durante a entrega do Hospital Mestre Vitalino Pereira dos Santos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A unidade, que tem perfil de emergência para média e alta complexidade, recebeu um investimento de R$ 102 milhões e vai beneficiar cerca de 1,7 milhão de pernambucanos em 32 municípios da região. Como um hospital de grande porte, o Mestre Vitalino começa a operar dentro de um cronograma específico para a implantação dos serviços, funcionando inicialmente com 30% da capacidade da unidade, com atendimento de emergência e o ambulatório de clínica médica.
 
“A nova unidade vai desafogar o Hospital Regional do Agreste e levar para a região serviços que só eram possíveis na Capital”, destacou o governador, lembrando que o mesmo cronograma foi aplicado aos hospitais Miguel Arraes, Dom Helder Câmara e Pelópidas Silveira, todos na Região Metropolitana do Recife, e que obtiveram bons resultados no período inicial. Com sua estrutura em plena capacidade, o que ocorrerá já no início de 2015, o Hospital Mestre Vitalino realizará mensalmente sete mil consultas e 960 internamentos. A gestão da nova unidade fica por conta da Fundação Altino Ventura e todos os serviços serão totalmente gratuitos e voltados, exclusivamente, para pacientes do SUS.
 
Antes da cerimônia, o governador descerrou a placa inaugural e visitou a unidade. João Lyra lembrou que esse é o quinto hospital entregue pela atual gestão. Além dos que foram construídos, é importante enfatizar que o Governo de Pernambuco também investiu na reforma e reconstrução de outras unidades de saúde no Estado. “A nossa equipe tem se esforçado para manter a qualidade na saúde na rede pública estadual”, ressaltou o governador, lembrando também que está sendo construído o Hospital da Mulher em Caruaru, que recebeu investimentos de R$ 47 milhões e cujas obras deverão estar prontas em dezembro. Até o final de 2014, o Governo de Pernambuco também fará a entrega da reforma e ampliação do Hospital São Sebastião, que estava fechado desde 2004.
 
“Nós temos a obrigação de investir 12% da nossa receita na saúde pública estadual. No ano passado, investimos 16% e neste ano vamos fechar em 18%”, afirmou o chefe do Executivo pernambucano. O governador também enfatizou que, apesar de todas as dificuldades da saúde pública, Caruaru avançou muito no segmento, pois o Mestre Vitalino é o melhor hospital público do Interior.
 
“O projeto do Hospital Mestre Vitalino surgiu de um sonho do governador João Lyra Neto, ainda na primeira gestão do atual Governo”, disse a secretária estadual de Saúde, Ana Maria Albuquerque, recordando que na época do desenvolvimento do projeto do hospital, João Lyra Neto acumulava as funções de vice-governador e de secretário de Saúde. Em seu pronunciamento, o prefeito de Caruaru, José Queiroz, ressaltou a importância da nova unidade para o Agreste. “Esse conjunto de obras na saúde pública vai reforçar a nossa região. Em 201, Caruaru terá a melhor rede de saúde da região”, afirmou Queiroz. “Nós somos o Governo que vai entrar para a história devido aos altos investimentos em Caruaru”, completou o governador.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.