26 de janeiro de 2015 às 20:36h

Comandante do avião de Campos não seguiu carta aeronáutica, diz FAB

O comandante do avião que caiu em agosto de 2014 em Santos (SP), matando sete pessoas, entre elas o então candidato à Presidência Eduardo Campos, não cumpriu as instruções da carta aeronáutica (documento com o trajeto e outras informações do voo) previstas para a aterrissagem na Base Aérea do Guarujá, onde a aeronave deveria ter pousado.
 
As informações foram divulgadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão ligado à FAB (Força Aérea Brasileira), durante entrevista coletiva nesta segunda-feira (26). Ainda de acordo com o órgão, o comandante Marcos Martins forneceu informações incorretas sobre seu posicionamento aos centros de controle de tráfego aéreo. De acordo com o Cenipa, ainda não é possível, no entanto, afirmar determinar as causas do acidente.
 
Segundo o investigador-encarregado do Cenipa, tenente-coronel aviador Raul de Souza, Marcos Martins não seguiu o trajeto previsto nas cartas aeronáuticas. “Ele fez o trajeto diferente do que está na carta”, disse o militar.
 
Durante entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira em Brasília, a FAB descartou algumas causas para o acidente, mas não apontou conclusões. Entre os fatores descartados estão o choque do avião com animais; colisão com Vants (Veículos Aéreos Não-tripulados), os chamados “drones”; aeronave em dorso antes do impacto (voando de “cabeça pra baixo”); fogo em voo e colisão com obstáculo.
 
Em nota, a família de Eduardo Campos afirmou “que apenas se pronunciará a respeito do assunto após a conclusão de todas as investigações atualmente em curso”. Também em nota, a direção do PSB afirmou que “não fará qualquer pronunciamento sobre notícias que tenham sido ou venham a ser veiculadas trazendo supostas conclusões ou mesmo análises parciais dos fatos, aguardando a divulgação dos laudos oficiais pelas instituições encarregadas das apurações”.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.