4 de novembro de 2013 às 17:11h

Curta Taquary começa nesta segunda

Começa nesta segunda-feira (04), a 6º Curta Taquary – Festival Nacional de Curta-Metragem, em Taquaritinga do Norte, Agreste do Estado. O evento terá a exibição de 201 curtas, até sexta-feira (8), além da participação dos atores Prazeres Barbosa e José Dumont, e o crítico de cinema Jean-Claude Bernardet, homenageados desta edição.
 
O Curta terá ainda a presença de Marcélia Cartaxo (de “A Hora da Estrela”) e Luis Carlos Vasconcelos (“Baile Perfumado”). Além dos filmes, o evento terá oficinas, palestras e homenagens a personalidades do cinema e 22 mostras – três competitivas: Nacional (ficção, documentário e animação), Primeiros Passos e Dálias da Serra, esta última voltada para cidades da região e diretores capacitados por oficinas do festival.
 
Entre os curtas da mostra Nacional estão o maranhense “Acalanto”, de Arturo Saboia, que ganhou cinco prêmios, entre eles, o de melhor curta no Festival de Gramado e o documentário pernambucano “Tubarão”, de Leo Tabosa, que vem colhendo elogios em festivais nacionais.
 
A exibição acontece no Cine Teatro Santo Amaro, centro da cidade e terá ainda programação especial latino-americana e duas de animação, em parceria
 
com os festivais Brasil Stop Motion e Animage. O festival também promove panoramas de três estados: Goiás, Rio Grande do Norte e Alagoas. São vitrines da produção desses estados, com curadoria da Associação Brasileira dos Documentaristas – ABD.
 
São esperado mais de 150 convidados, entre atores, diretores e jornalistas da imprensa nacional. Com público de cinco mil pessoas ao longo dos cinco dias de atividades, incrementando o turismo local.
“Não queremos apenas exibir filmes, mas promover um grande encontro, voltado para ideias e bons negócios”, diz Alexandre Taquary, diretor do festival.


Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.