9 de janeiro de 2015 às 08:07h

Destra fecha parceria com CEPAM para combater acidentes envolvendo motos

joao veiga moto
 
Na manhã desta quinta (08), o diretor presidente da Destra, Cel. Jaílson Pacheco, recebeu a visita do presidente do Comitê de Prevenção aos Acidentes de Moto em Pernambuco (CEPAM), Dr. João Veiga. Nos últimos anos Caruaru vem se destacando no quesito organização de trânsito e fiscalização, muito embora os números de acidentes tenham crescido consideravelmente, visto que a cidade é um polo de desenvolvimento utilizado como passagem para diversos outros municípios.
 
Diante das últimas decisões da gestão, como o caso da regulamentação dos veículos ciclomotores (cinquentinhas), o presidente do CEPAM veio ao município fechar uma parceria com a Destra para combater os acidentes envolvendo motos e propor a realização do projeto “Moto Amiga” em Caruaru. “Percebemos o pioneirismo da cidade, que será muito em breve a primeira do interior de Pernambuco a emplacar as cinquentinhas, o que possibilitará uma fiscalização rígida e a prevenção de acidentes, o que não diminuem apenas as estatísticas negativas, mas ajuda a salvar vidas”, destacou Veiga.
 
A princípio a proposta visa o mapeamento geolocalizado dos pontos críticos da cidade para que sejam identificados as motivações destes acidentes, que podem ser oriundos do próprio condutor, quando o mesmo infringi as leis de trânsito e/ou comente atos imprudentes, erros técnicos de engenharia da via ou falta de sinalização/orientação/manutenção do órgão gestor de trânsito. Desta forma, com a cidade mapeada poderão ser tomadas medidas preventivas e eficazes no combate aos acidentes.
 
Outra proposta do CEPAM, diz respeito a implantação do projeto “Moto Amiga”, que consiste numa ação educativa com orientações para os condutores, além de cursos de pilotagem defensiva, check-up da motocicleta e alertas sobre o bom uso do veículo de duas rodas. “Com as iniciativas realizadas nesta parceria Caruaru se tornará modelo para os demais municípios. Nosso objetivo é trabalhar em conjunto com o governo estadual e federal para garantir aos caruaruenses e aos visitantes um trânsito fluido e seguro”, afirmou o Cel. Jaílson Pacheco.
 
Nos próximos dias a Destra dará início a identificação dos pontos críticos para encaminhar ao CEPAM, que ficará responsável pela geolocalização e mapeamento das áreas.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.