17 de setembro de 2013 às 14:21h

Dilma decide cancelar viagem aos EUA

Dilma cancela viagem aos EUA

Dilma cancela viagem aos EUA

Cristiana Lobo – G1

 
Dilma Rousseff decidiu cancelar a visita de Estado aos Estados Unidos, marcada para 23 de outubro, em razão das denúncias de espionagem norte-americanas – reveladas pelo Fantástico –, da qual a Presidente e a Petrobrás teriam sido alvo.

 
Antes do anúncio oficial, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, informará a assessora nacional de Segurança dos EUA, Susan Rice, com quem tinah se reunido na semana passada para ouvir explicações.

 
A decisão de cancelar a visita foi tomada após muita discussão interna e mesmo depois de, nesta segunda (16), o presidente Barack Obama ter telefonado para Dilma e reafirmado o convite.

 
No telefonema, Obama pediu a Dilma que ela aceitasse o convite e não permitisse que eventuais problemas atrapalhassem a relação entre os dois países. O roteiro previa a visita de Dilma aos três poderes e jantar de gala com valsa.

 
Na avaliação do governo brasileiro, não há garantias de que novas denúncias de espionagem não vazarão. O receio da presidente é o constrangimento que uma nova denúncia provocaria no momento em que ela estivesse nos EUA.

 
Nesta terça-feira (17), em entrevista ao jornal “Zero Hora”, de Porto Alegre, Dilma afirmou que pretende falar sobre espionagem no discurso que fará na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.