26 de julho de 2016 às 14:56h

Governo de Taiwan doa verba para combater microcefalia em Pernambuco

 

(Foto: Alessandro Dantas/Senado)

(Foto: Alessandro Dantas/Senado)

 

O Governo de Taiwan fará uma doação de R$ 114 mil para um projeto médico-clínico-terapêutico realizado pelo Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) com crianças pernambucanas acometidas por microcefalia causada pelo vírus zika. O anúncio foi feito pelo senador
Humberto Costa (PT-PE), que pediu ajuda ao governo.

 

De acordo com o senador, a verba já foi transferida para o Imip e será usada para ampliar e oferecer uma assistência de qualidade, em reabilitação, para crianças com microcefalia nascidas em Pernambuco. Serão disponibilizados equipamentos e materiais de estimulação precoce nas áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoterapia e psicologia.

 

“Diante do enfrentamento de uma grave crise financeira do sistema de saúde pública nacional, estadual e municipal, vem em ótima hora esse subsídio financeiro do Governo de Taiwan, que possibilita a ampliação e melhoria do programa de estimulação precoce para crianças com microcefalia”, avalia Humberto.

 

Serão atendidas crianças entre zero e três anos, na prevenção de agravos à saúde mediante orientação aos pais quanto à estimulação motora, cognitiva e sensorial e à participação nas atividades de vida diária, produtiva e de lazer.

 

As famílias receberão ainda um kit de estimulação domiciliar para melhorar o desenvolvimento das crianças e minimizar, quando possível, sequelas motoras, de linguagem, cognição e socialização.

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.