9 de outubro de 2014 às 21:28h

Ibope e Datafolha confirmam virada de Aécio no segundo turno

dilmaecio-580x429
 
Do Blog de Jamildo
 
O segundo turno eleitoral apresenta uma disputa extremamente acirrada entre os candidatos Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). Duas pesquisas de intenções de voto, divulgadas na noite desta quinta-feira (9), mostram o tucano à frente da petista, mas a situação ainda é considerada empate técnico. A pesquisa Ibope aponta Aécio com 46% das intenções de voto e Dilma com 44%, a margem de erro é de dois pontos percentuais. Os votos brancos e nulos foram 6% e os que não souberam ou não responderam equivalem a 4%.
 
Desprezados votos brancos e nulos, considerados apenas os válidos, Aécio ganharia com 51% e Dilma, 49%.
 
O Datafolha mostrou um cenário semelhante ao do Instituto Ibope, com os números exatamente iguais. Considerando apenas os votos válidos, Aécio seria o novo presidente do Brasil com 51% dos votos e Dilma teria 49% dos votos.
 
O Ibope ouviu 3.010 eleitores, na terça-feira (7) e na quarta (8). Já o Datafolha ouviu 2.879 eleitores em 178 municípios na quarta e nesta quinta. O nível de confiança da pesquisa é 95% (em 100 levantamentos com a mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões).
 
ERROS NAS PESQUISAS – No primeiro turno, os institutos de pesquisa cometeram graves erros. Na última pesquisa Ibope, divulgada no sábado (4), Aécio tinha 27% dos votos válidos, contra 24% de Marina. Dilma aparecia na liderança com 46%.
 
Na abertura das urnas, Dilma teve 41,59% dos votos válidos e Aécio ficou em segundo lugar com 33,55% dos votos.
 
No Rio Grande do Sul, o resultado das urnas também foi diferente do divulgado pelo Ibope. A última pesquisa mostrava o atual governador Tarso Genro (PT) em primeiro lugar, com 35% das intenções de voto, seguido por Ana Amélia Lemos (PP) com 27%, e José Ivo Sartori (PMDB), 20%. No pleito, Sartori foi para o segundo turno com Tarso Genro.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.