5 de dezembro de 2013 às 13:55h

Jorge Gomes recebe projeto do Sistema Municipal de Cultura e lembra militância pelo SUS

_MG_2201
 
A classe artística de Caruaru realizou um encontro com o prefeito em exercício Jorge Gomes, no Centro Administrativo. Na ocasião, foi realizada a entrega da minuta do projeto de lei do Sistema Municipal de Cultura – SMC, proposto, planejado e elaborado pelos artistas. Além do prefeito em exercício, estiveram presentes representantes dos mais diversos segmentos: música, capoeira, hip hop, teatro, artes visuais, arte popular, literatura, poesia e artes plásticas.
 
A iniciativa é mais uma etapa que Caruaru está cumprindo para a adesão ao Sistema Nacional de Cultura, que possibilita, por exemplo, o financiamento de projetos no campo cultural, por parte do Ministério da Cultura. “Fizemos questão de pouco interferir nesse processo enquanto poder público. Nosso intuito era fazer com que os próprios artistas sentissem essa necessidade. A participação da sociedade é uma marca dessa gestão e estamos nos tornando um marco na história de Caruaru”, lembrou o diretor de Ações Culturais da Fundação de Cultura, Djair Vasconcelos.
 
“Vale salientar que a semente para realizar essas discussões foi plantada por José Queiroz, com a realização das conferências livres e da conferência municipal de cultura. A partir daí, os artistas se mobilizaram ainda mais em prol da confecção desse documento”, completou Vasconcelos.
 
“Vocês não imaginam o tamanho da minha felicidade em poder estar aqui recebendo esse documento. Em 1986, participei da 8ª Conferência da Saúde, e fiz parte das discussões para a criação e implantação do Sistema Único de Saúde. O tempo passou e o sonho se tornou realidade a partir de 1989. Estou citando essa etapa da minha vida, para incentivá-los a não desistirem de lutar. O que vocês estão pleiteando hoje, pode até demorar um pouco para sair do papel, mas no futuro irá beneficiar muito a classe artística”, pontuou o prefeito em exercício Jorge Gomes.
 
Durante a entrega da minuta, boa parte dos artistas teve a oportunidade de expressar seu sentimento sobre o importante momento por eles vivenciados. Socorro Maciel, lembrou do seu longo período de luta. “São 36 anos brigando pela valorização da cultura. Há seis semanas trabalhamos incessantemente para concluir esse documento. Caruaru não é só São João, não é só forró. O ministério precisa do engajamento dos artistas e das prefeituras. É muito bom ter a oportunidade de fazer, e conseguimos isso juntos com a Fundação de Cultura.
 
Para o presidente da Fundação de Cultura e Turismo, André Alexei, “temos muito o que comemorar. Os esforços vêm sendo enormes, mas estou extremamente feliz por fazer parte dessa gestão. Esperamos agora, que a minuta se torne lei”. Após apreciação por parte do poder executivo, o documento será encaminhado para aprovação na câmara de vereadores. A expectativa é que após o período de recesso dos legisladores, a minuta do projeto de lei do Sistema Municipal de Cultura seja apreciada e posta em votação. Também foi sugerida a realização de uma audiência pública para tratar do assunto.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.