6 de Maio de 2015 às 09:47h

Marcelo Gomes propõe lei para obrigar divulgação de obras de arte

marcelo gomes
 
O vereador Marcelo Gomes (PSB), apresentou um projeto de lei para que os novos prédios construídos em Caruaru (PE), tenham obrigatoriamente uma obra de arte. A medida é válida para “todo o edifício ou praça pública com área igual ou superior a mil metros quadrados, que vier a ser construído no Município de Caruaru”.
 
Ainda de acordo com o texto, a medida é válida também para “os edifícios para grande concentração pública, tais como casas de espetáculo, hospitais, casas de saúde, estabelecimentos de ensino público ou particular, estabelecimentos de crédito, hotéis, clubes esportivos, sociais ou recreativos, templos e edifícios públicos em geral”.
 
O PL determina que a obra de arte deve ser, preferivelmente, de artista pernambucano e ser fixada “em lugar de destaque” e fazer parte dos edifícios, podendo ser “obra de arte, escultura, pintura, mural ou relevo escultórico de autor preferencialmente brasileiro”.
 
“Entendendo que, infelizmente, a maior parcela da população ainda não tem acesso à cultura, entre elas a apreciação de obras de arte, achamos necessário que o Poder Público seja o agente transformador da atual condição de vida da nossa população e forneça a forma mais básica de arte, instalando nos prédios públicos obras de arte, assim como obrigando que as novas construções de nossa cidade também instalem monumentos culturais para o deleite de toda a população”, defendeu Marcelo.
 
O Projeto foi encaminhado para as comissões e,em seguida, deve ser votado no plenário. Se aprovado segue para sansão do prefeito José Queiroz.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.