14 de novembro de 2013 às 17:20h

Médicos cubanos começam a atender população de Caruaru nesta segunda, 18

Sete profissionais de Cuba que foram enviados para atuar no programa “Mais Médicos” em Caruaru começam a trabalhar na Atenção Básica a partir desta segunda-feira (18). Antes de iniciar as atividades, eles terão um café da manhã com o prefeito José Queiroz e, logo após, seguirão para as comunidades. Nesse primeiro momento, eles farão o diagnóstico das áreas onde vão atuar, visitando casa por casa, para estabelecer vínculos de compromisso e de co-responsabilidade com a população e para conhecer as condições de vida e saúde dos indivíduos-famílias-comunidade.
 
Cada médico terá um ponto de apoio, com consultório montado e fará parte de uma Equipe de Saúde da Família, composta por enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Eles cumprirão uma carga horária de 40h semanais, entre visitas domiciliares e atendimento nos consultórios.
 
De acordo com a Secretária de Saúde, Aparecida Souza, o Programa “Mais Médicos” está possibilitando a expansão da Atenção Básica na cidade. “Nós tínhamos 42 Unidades de Saúde da Família, com a chegada dos profissionais do Programa passaremos a 49 equipes. Algumas dessas localidades tinham médicos que atuavam uma ou duas vezes por semana. Agora teremos equipes com médicos atuando de segunda a sexta-feira”, declara.
 
Aparecida falou ainda que o município também aderiu ao Programa Requalifica UBS, do Ministério da Saúde, para construção de unidades básicas em áreas onde os médicos atendem em espaços alugados. “O Ministério da Saúde já aprovou o repasse para Caruaru de R$ 2.632.000,00 para construção de nove unidades de saúde, que terão uma estrutura física acolhedora e dentro dos melhores padrões de qualidade”, ressalta.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.