20 de outubro de 2014 às 11:50h

Na Rádio Jornal, em entrevista exclusiva, Lula ataca Aécio e fala sobre derrota com Armando em PE

lula-e-dilma-624x422
 
Da Rádio Jornal
 
Nesta segunda-feira (20), o ex-presidente Lula conversou com o comunicador da Rádio Jornal, Geraldo Freire, sobre os rumos da campanha eleitoral. Eles lembraram conversas anteriores e não fugiram dos temas polêmicos das eleições 2014.
 
Tanto Lula e quanto a presidente e candidata à reeleição, Dilma Rousseff, visitam Pernambuco nesta terça-feira (21). No roteiro das duas lideranças estão as cidades de Goiana, na Zona da Mata Norte, e o Recife.
 
DISPUTA ELEITORAL
 
“Eu não tenho coragem de assistir aos debates. Ex-presidente assistindo debate é como jogador de futebol vendo cobrança de pênaltis”
 
“A diferença entre nós e os adverários é que o nosso governo é voltado para o povo”
 
“Aécio vem falar em farmácia popular, mas passaram 12 anos em Minas Gerais e não fizeram uma”
 
REELEIÇÃO
 
“Acho esse tema da reeleição como um tema menor. Não há nenhum país desenvolvido no mundo que só tenha um mandato. Um mandato de 4 anos hoje não permite que nenhum presidente faça um mandato estruturante”
 
“A reeleição é boa porque é a aprovação ou não de quem não está no governo. Eu tinha 87% de bom ou ótimo e me recusei de disputar um terceiro mandato porque respeito a democracia. Dois mandatos de 4 anos é o suficiente”
 
“Eu não posso pensar na eleição de 2018 agora. Quando chegar em 2018 eu terei 72 anos. Eu acredito que o Brasil terá quadros novos. Acho que já cumpri minha missão. Mas eu só posso dizer que não, porque eu não sei como será o contexto político daqui a 4 anos”
 
REFORMA POLÍTICA
 
“Eu sou a favor de uma Assembleia Constituinte exclusiva para se debater a reforma política. Não é possível um país com mais de 30 partidos, com partidos laranjas para se vender na eleição”
 
GOVERNOS ADVERSÁRIOS
 
“Nós demos uma demonstração de uma forma republicana de governar. Se o governador tem uma boa relação, melhor, mas se não tem a gente não rejeita. A gente governa é para a população”
 
GOVERNO FEDERAL E O NORDESTE
 
“Nós não queremos tirar nada de ninguém. Queremos recuperar o Nordeste de tudo que tiraram dele no século XX”
 
“Quando conseguimos a fábrica da Fiat para Goiana, o Aécio fez um declaração polêmica criticando”
 
“É por isso que eu tenho a certeza que a companheira Dilma jamais vai negar algum recurso para as regiões Nordeste e Norte desse País”
 
ELEIÇÕES EM PERNAMBUCO
 
“Eu acho o Armando Monteiro uma pessoa com a capacidade de dar um salto de qualidade em Pernambuco. Mas acontece (a derrota), é o momento político”
 
“Temos que considerar a eleição de Pernambuco uma coisa atípica. Era um contexto de comoção muito forte e acho que não aconteceira em uma condição normal”
 
“É muito importante que o povo nordestino não perca as conquistas que a gente conseguiu. A coisa que mais me dá orgulho é levar universidades no Nordeste. Pra gente colocar os nordestinos nas páginas dos jornais como sinônimo de desenvolvimento. O povo nordestino não deve nada para mim, nem para a Dilma. Nós é que devemos a eles”
 
“Eu lembro quando Arraes governava o estado, como ele foi tratado e como Jarbas foi tratado no meu governo”
 
“O problema dos tucanos é que eles não sabem sair do Sul/Sudeste, não sabem governar para o Nordeste”
 
MENTIRAS E BOATOS
 
“Não me incomodo com as mentiras nas redes sociais, assim como piadas. Acho que a internet está revolucionando esse país, mas ela tem que ser trabalhada com muita responsabilidade”
 
“A internet desperta um demônio de quem quer falar maldade, contar mentira. Ele se tranca e fala a bobagem que quiser”
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.