29 de maio de 2014 às 13:59h

Policial do Denarc é preso suspeito de tráfico de drogas

Do NE10
 
Um policial civil que atuava no Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) foi preso nessa quarta (28) durante Operação Vietnã, cujo objetivo é combater homicídios motivados pela disputa territorial do comando do tráfico ou dívidas de usuários. A informação foi divulgada durante uma coletiva de imprensa na sede da Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (29). A prisão aconteceu um dia após deflagrada a operação que prendeu 11 pessoas nessa quarta.
 
Segundo o delegado titular da 3ª delegacia de Homicídios, Paulo Furtado, o policial teve prisão preventiva, mas outros detalhes ainda não podem ser divulgados, pois as investigações ainda não foram concluídas. “O policial tinha a função de avisar sobre investigações que estavam relacionadas ao grupo. Além disso tem participação direta no tráfico de entorpecentes”, explicou o delegado. Os crimes aconteciam nos bairros dos Torrões, San Martin, Engenho do Meio, Mangabeira e Dois Unidos, Zona Norte e Oeste do Recife.
 
De acordo com os dados divulgados durante a coletiva, pelo menos 31 pessoas foram investigadas e 11 presas durante a operação. Sete já atuavam dentro de presídios, outras 11 foram presas nessa quinta (28), um foi assassinado e uma pessoa ainda está sendo procurada. Um adolescente de 17 anos e cinco mulheres integravam o grupo.
 
A ação do grupo criminoso responsável por diversos homicídios era chefiada por Gutemberg Mendes de Santana, 29 anos, que dava ordens de homicídios de dentro do presídio, nos bairros de San Martin, Engenho do Meio e áreas adjacentes. Ele foi indiciado por 10 homicídios, é reincidente em tráfico de drogas e porte ilegal de armas.
 
Até o momento, foram apreendidos mais de 250 kg de drogas, entre elas maconha, pasta base de cocaína e crack. Além disso, armas, munições, balanças de precisão, dois veículos de luxo e quase R$ 20 mil foram recolhidos pela Polícia Civil.
 
O diretor de Polícia Especializada (Diresp), Joselito Kehrle do Amaral, comentou sobre a importância da Operação Vietnã deflagrada na última quarta-feira (28). “Esta ação é estratégica para reduzir o número de homicídios no Recife”.
 


Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.