30 de outubro de 2014 às 23:28h

Prefeitura de Caruaru e Condepe/Fidem debatem Plano Diretor

_MG_3568
 
Foi realizado na manhã dessa quinta (30), no Caruaru Park Hotel, o seminário “Desafios para revisão e implementação de Planos Diretores”, uma realização da Agência Condepe/Fidem, com apoio da Prefeitura de Caruaru.
 
O encontro foi coordenado pelo presidente da agência estadual, Murilo Soares, e pelo diretor executivo de Apoio à Gestão Regional e Metropolitana, Luciano Pinto. Durante o evento, o prefeito José Queiroz marcou presença, acompanhado do presidente da URB, Aldo Arruda, e do Secretário de Participação Social, Leonardo Bulhões.
 
Queiroz lembrou que os estudos para implantar o primeiro Plano Diretor de Caruaru começaram ainda na gestão de João Lyra Filho. “Na década de 60, Caruaru já se preparava para um aprofundamento nos planos diretores, uma vez que fazíamos cursos que abordavam esse tema em Brasília. E a cidade vive nos últimos anos uma evolução incrível, por isso o Plano Diretor deverá ser atualizado com o diferencial de engajar a população no debate. Nesse sentido, contamos com a Secretaria de Participação Social, diariamente em contato com os caruaruenses”, destacou.
 
Primeiro palestrante do encontro, Francisco Cunha trouxe para a realidade do agreste o tema “A cidade e a utopia da cidade cidadã”. “É preciso, por exemplo, levar em consideração o respeito ao direito de ir e vir para os pedestres nas calçadas, questões como essas fazem diferença na hora de pensar uma cidade melhor para viver”, comentou.
 
O evento contou ainda com a palestra de Geraldo Marinho, que abordou “Os desafios para as revisão e implementação dos Planos Diretores Participativos”, no qual foi ressaltada a participação popular. “Debater esse processo de forma participativa será um marco para a evolução de cada cidade que enviou representantes para esse momento”, reforçou.
 
Representantes e gerentes de municípios vizinhos também estiveram no encontro, participando das palestras e de uma mesa redonda. Em Caruaru, a prefeitura está debatendo com o Conselho da Cidade um cronograma de plenárias públicas com a população a fim de discutir a revisão do Plano Diretor, que será feita através de empresa a ser licitada. O plano define orientações para questões como mobilidade, infraestrutura e expansão urbana e rural do município.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.