3 de novembro de 2015 às 17:23h

Prefeitura de Caruaru e profissionais de enfermagem firmam acordo

???????????????????????????????
 
Representantes do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco- Satenpe, atendendo ao convite da Prefeitura de Caruaru, estiveram reunidos na manhã de hoje (03), com o secretário de Administração e Gestão de Pessoas, Antônio Ademildo e os representantes da Secretaria de Saúde, Ana Elizabete, Diretora de Assistência Básica, Elvio Costa, Gerente Regional da Secretaria e Daniely Simões, Apoio Administrativo. O grupo apresentou as reivindicações que motivaram a paralisação das categorias, em sua maioria relacionada às condições de trabalho. O encontro teve desfecho positivo para os dois lados, que negociaram um meio termo para cada ponto, levando em consideração a dificuldade financeira que vem sendo enfrentada em todo o País. A paralisação, que estava prevista para durar 72h, encerrou logo após a reunião.
 
Dentre os principais pontos acordados, estão: o pagamento de parte do décimo terceiro salário, que está em atraso, no mês de novembro de 2015 e uma segunda parte em março de 2016, para todos os servidores da categoria; até fevereiro de 2016, equiparar a carga horária de todos os profissionais; convocar o restante dos concursados que foram classificados no ultimo concurso para auxiliar e técnico de enfermagem (a convocação deve ser oficialmente publicada no Diário Oficial do Município até o dia 13 deste mês e deve seguir os prazos legais de convocação); melhorar a alimentação do café da manhã e jantar oferecidas aos profissionais nas unidades de saúde; manter o formato de trabalho com acolhimento nas unidades que o utilizam, porém, com participação mais efetiva dos profissionais de enfermagem, bem como, melhorar o processo de trabalho de todos os setores; entre outros pontos. Na ocasião, ficou marcada uma próxima reunião para abril de 2016, quando o acordo firmado deverá ser reavaliado.
 
O presidente do Satenpe, Francis Herbert, deixou claro que o sindicato sempre facilita o diálogo junto às prefeituras. “Somos abertos para ouvir as condições dos municípios, até porque compreendemos as dificuldades atuais. Porém, saúde é um serviço essencial, caso não tenha uma estrutura adequada, impacta diretamente na população. Aqui em Caruaru nós conseguimos um meio termo na negociação de hoje, sem dúvida, foi satisfatório. Nosso diálogo será permanente e sempre seremos compreensivos, buscando o melhor para os profissionais da categoria”, destacou Francis.
 
Para o secretário de Administração a meta é atender todas as solicitações, porém, qualquer mudança nos custos deve ser feita de forma cautelosa e pesando no impacto que terá em outros setores. “Queremos oferecer o melhor para todos os profissionais da área de saúde, mas temos algumas limitações. Consideramos que a reunião de hoje teve saldo positivo para os dois lados. Vamos manter o diálogo com o sindicato e ajustar os pontos sempre que for necessário”, acrescentou.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.