30 de junho de 2015 às 11:47h

PRF lança ferramenta online para registro de acidentes em Pernambuco

Está disponível para os pernambucanos uma ferramenta eletrônica para confecção de Declaração de Acidentes de Trânsito (e-DAT). O dispositivo é da Polícia Rodoviária Federal e permite ao usuário a possibilidade de registrar acidentes de trânsito sem vítima diretamente pela internet, sem a necessidade da presença da PRF no local. Essa declaração substituirá o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT) em situações específicas através da internet.
 
A e-DAT é específica para acidentes típicos de colisão traseira, ou seja, com danos nos para-choques, pequenas deformações na lataria, retrovisores quebrados, arranhões etc. Esses acidentes, embora simples, demandam o envio de uma equipe da PRF, que poderia ser direcionada para prevenir novos acidentes e garantir a segurança coletiva. Como: Acidentes de trânsito ocorridos em rodovias federais; Não tenham como resultado pessoas feridas ou mortas; Envolvam até cinco (05) veículos; Não tenham provocado danos ao meio ambiente e/ou ao patrimônio público; Não estejam envolvidos veículos oficiais ou transportadores de produtos perigosos.
 
Para preencher o e-DAT é necessário ter dados dos envolvidos; local (BR e Km) do acidente; Data e horário da ocorrência. É recomendado fotografar a posição dos veículos envolvidos e os danos aparentes, além de informar como retirar os veículos das faixas de rolamento, cumprindo o previsto no Art. 178 do Código de Trânsito Brasileiro. O descumprimento dessa norma gera uma infração média, com valor de R$ 85,13 e 04 pontos na CNH do condutor infrator.
 
Os motoristas também podem ligar para o 191.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.