2 de junho de 2014 às 20:54h

PSB reclama de pesquisa do IBOPE, afirmando que foi contratada pelo PTB

Nota do PSB
 
A coordenação jurídica do PSB obteve da Justiça Eleitoral autorização de acesso aos dados coletados, bem como ao sistema de controle e verificação das informações, pela pesquisa Ibope divulgada pelo jornal Folha de Pernambuco, nesta segunda-feira (2). A decisão, conforme o processo n.º 245-43/2014, permite, inclusive, o acesso à sede do instituto, para confrontar e conferir com os dados publicados.
 
O partido ressalta que a consulta foi contratada pelo PTB, legenda diretamente interessada e envolvida na campanha eleitoral, o que torna incomum o seu registro junto à Justiça Eleitoral. Diante deste fato, o jurídico socialista fez o pedido de acesso no dia 28 de maio, antes mesmo de sua de sua divulgação. Em casos como estes, quando confirmadas irregularidades e caracterizado crime eleitoral (fraude à pesquisa eleitoral), são cabíveis graves punições, previstas na Lei Eleitoral.
 
Vale ressaltar que o registro da consulta contratada pelo PTB vem após o TRE-PE multar a campanha de Armando Monteiro Neto e do PT por divulgação de pesquisa não registrada. O descumprimento da Lei Eleitoral rendeu ao senador Humberto Costa (PT), uma multa de R$ 53 mil.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.