21 de fevereiro de 2014 às 08:03h

Quem é Paulo Câmara, o candidato de Eduardo Campos?

2d399ea574722daa848b47ed25e2c1c7
 
O perfil técnico do secretário estadual da Fazenda, Paulo Câmara, se sobrepôs aos nomes políticos na corrida à sucessão estadual. Formado em economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Câmara tem 42 anos e é casado com a juíza Ana Luiza, filha de uma prima do governador e presidenciável Eduardo Campos (PSB). Pós-graduado e mestre em gestão pública, o secretário é um dos idealizadores do Fundo Estadual dos Municípios (FEM), que viabilizou o repasse de R$ 228 milhões a prefeituras de Pernambuco em 2013.
 
Estreante na política, o economista nunca disputou um cargo público. No entanto já foi escalado duas vezes pelo governador Eduardo Campos para resolver problemas da gestão. Com a indicação para concorrer à sucessão estadual, Câmara agora resolve um problema político dentro do PSB.
 
A escolha de Câmara surge como uma tentativa de repetir a eleição de 2012 para a Prefeitura do Recife. Semelhante a Geraldo Julio, responsável pelas reuniões de monitoramento do Pacto pela Vida e considerado uma pessoa extremamente organizada, o secretário da Fazenda já capitaneou as pastas de Administração e Turismo, na primeira gestão de Eduardo Campos, no período em que as pastas enfrentavam dificuldades.
 
Ele assumiu a gestão com a missão de ‘colocar ordem na casa’. Um dos méritos ao ficar à frente da pasta da Administração, em 2006, foi organizar o calendário de pagamento dos servidores. Depois assumiu a Secretaria de Turismo no momento em que Silvio Costa Filho se envolveu no esquema dos “shows fantasmas”, quando estava à frente da Empetur.
 
Nas eleições municipais de 2012, ele foi um dos nomes cotados, mas não chegou a ser exonerado, como aconteceu com os socialistas Tadeu Alencar (Casa Civil), Danilo Cabral (Cidades), Sileno Guedes (Articulação Política) e Geraldo Júlio (na época secretário de Desenvolvimento Econômico).
 
Considerado um gestor de perfil discreto e eficiente, Paulo Câmara é tido como um técnico competente e profissional empenhado nas lutas do partido.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.