14 de julho de 2016 às 09:14h

Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara dos Deputados

camara deputados
 
Eleito com os votos de 285 deputados em segundo turno, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o novo presidente da Câmara dos Deputados. Ele fica no cargo até fevereiro de 2017, quando acaba o mandato de Eduardo Cunha, ex-presidente da Casa, afastado por corrupção.
 
Mais disputou o segundo turno com o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que obteve 170 votos. Ao todo, 460 deputados votaram no segundo turno, contra 494 votos na primeira rodada, da qual participaram 14 candidatos.
 
Em seu primeiro discurso como presidente, Maia agradeceu a todos os partidos que o apoiaram, citando o nome de vários líderes e deputados. “Agradeço pela disputa limpa, na política, agradeço à minha família. É difícil falar depois desse momento, sentado nesta cadeira”, afirmou.
 
Maia é considerado um homem do presidente interino Michel Temer e foi eleito com ajuda do PT. Ele propôs “pacificar” o Plenário. “Sem a esquerda, eu não venceria essa eleição e, por isso, batiam tanto nos votos que a esquerda ia me dar. Todos nós juntos temos condições de construir uma agenda de consenso, onde o diálogo possa prevalecer, aprovando em conjunto medidas para o Brasil”, afirmou.
 
Quanto às prioridades da Casa, ele afirmou que será o teto de gastos públicos; a renegociação da dívida dos estados; a PEC dos Precatórios; o projeto que libera a Petrobras de participar de todas as explorações do pré-sal e a reforma da Previdência. Ele defendeu ainda a volta do debate sobre o sistema eleitoral, que considerou falido.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.