26 de Maio de 2015 às 08:29h

Seminário de Meio Ambiente no Agreste debate o Solo

Asces-660x375
 
A preocupação com o uso do solo, que se insere na discussão sobre sustentabilidade, será tema do Seminário Regional de Meio Ambiente, que acontecerá entre os dias 01 e 03 de junho na Faculdade Asces. Palestra e oficinas serão realizadas para um público-alvo formado por estudantes do segundo grau, estudantes de Engenharia Ambiental e produtores rurais.
 

Nesse sentido, o Seminário chega a sua 3ª edição com o tema “O solo e suas funcionalidades” . Essa abordagem traz para o debate regional a importância do “Ano Internacional dos Solos”, definido de acordo com a resolução da FAO (Food and Agriculture Organization), aprovada pela Organizações das Nações Unidas (ONU). O solo está inserido como componente de muita importância para os ecossistemas por favorecer a regulação da distribuição, escoamento e infiltração da água da chuva e de irrigação. No entanto, o solo sofre degradação em virtude do uso inadequado o que pode acarretar em desequilíbrio ambiental, diminuindo a funcionalidade desses ecossistemas, com destaque para os sistema urbanos e agrícolas.
 

Para o professor Deivson Cesar, coordenador do curso de Engenharia Ambiental, a abordagem científica do solo, a aquisição de informações do papel que o mesmo exerce na natureza sua importância são condições primordiais para sua proteção e conservação, e uma garantia de meio ambiente sadio e autossustentável.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.