3 de novembro de 2014 às 17:33h

Senado Federal promove debate sobre o Polo de Confecções do Agreste

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado (CDR) promove, na próxima sexta-feira, 7 de novembro, na Acic, o seminário O Arranjo Produtivo Local de Confecções e o Turismo como Vetores do Desenvolvimento da Região Agreste. O objetivo do encontro, a ser realizado por requerimento do senador Douglas Cintra (PTB-PE), é discutir medidas para dar ao polo de confecções maior poder de competição e, dessa forma, interiorizar o desenvolvimento.
 
“O Polo de Confecções , que responde por 15 a 20% da produção nacional de jeans, é uma das maiores forças econômicas do agreste pernambucano. Precisa superar entraves na área tributária, na qualificação profissional, nas práticas ambientais para que seja distribuído o crescimento econômico do estado, concentrado hoje na região metropolitana do Recife”, justificou Cintra no seu requerimento, aprovado por unanimidade na CDR, na quarta-feira passada.
 
O seminário ocorre das 14h às 17h30 e terá, entre seus participantes, o coordenador geral de Programas Sub Regionais do Ministério da Integração Nacional, Marcos Carvalho de Sant’Ana e o diretor executivo do Instituto Fecomércio de Pernambuco, José Oswaldo Ramos.
 
Para o senador Douglas Cintra, o seminário é uma excelente oportunidade de se discutir ações que fortaleçam os arranjos produtivos locais, os chamados APLs, concentração em território específico de empresas de um determinado setor que cooperam entre si. Em Pernambuco, além de confecções, no Agreste, há os APLs de gesso, no sertão do Araripe, e de fruticultura e vitivinicultura, no sertão do São Francisco. “Os nossos APLs, nos quais predominam micro e pequenos produtores que geram EMPREGO e renda, são importante base da economia do interior”, assinala o senador caruaruense.
 
Cada palestra terá um tempo médio de 20min e conta com o apoio da Fecomércio, Fiepe e Sebrae. Confira a programação:
 
Palestra Rota de Confecção no Agreste
Palestrante: Marcos Santana – Ministério da Integração Nacional;
 
Palestra Sustentabilidade e Desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste
Palestrante: Gilka Miranda – Ministério Público Estadual de Pernambuco;
 
Palestra Cadeia Produtiva do Polo de Confecções do Agreste
Palestrante: João Bezerra Filho– FIEPE Núcleo Regional em Caruaru;
 
Palestra Ações do SEBRAE no Agreste de Pernambuco
Palestrante: Aloísio Afonso de Sá Ferraz, Diretor-Técnico do SEBRAE/PE;
 
Palestra Modelos de Comercialização do Polo de Confecções do Agreste – Sr. Franco Vasconcelos – ACIC
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.