8 de setembro de 2014 às 05:00h

TV e Rádio Jornal realizam sabatinas com candidatos ao Governo do Estado, exclusivas sobre o interior

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação promove, no fim desta semana, a primeira entrevista de uma série com os candidatos ao Governo do Estado. O jornalismo da TV e da Rádio Jornal parte na frente com essa série de sabatinas, exclusivas, focando apenas o desenvolvimento do interior de Pernambuco.
 
Outras séries de entrevistas já foram exibidas, mas nenhuma se propôs a questionar os candidatos apenas sobre as propostas voltadas para a Zona da Mata, o Agreste e o Sertão.
 
A importância de regionalizar a discussão eleitoral precisa ser vista nesses momentos. Poucas são as propostas exclusivas e diretamente ligadas aos problemas e necessidades do interior. Para constatar isso, basta ler os planos de governos dos candidatos.
 
A lógica dos candidatos é econômica. Metade da população do Estado, praticamente, está concentrada na Região Metropolitana do Recife, em uma área mais fácil de ser acessada, em termos logísticos, cerca de 14 municípios. A outra metade dos habitantes está espalhada em outras 170 cidades do interior, mais distante para ir buscar o voto. E mais caro.
 
A iniciativa da TV e da Rádio Jornal, de fazer com que os candidatos venham até Caruaru e falem para essa gente, deve ser parabenizada. Da Capital do Agreste, os candidatos falarão, em rede, para mais de cem municípios através da TV e para as emissoras de Rádio em Petrolina, Limoeiro, Pesqueira e Garanhuns, além de Caruaru.
 
O NE10 também vai transmitir, ao vivo, as entrevistas que começam neste próximo sábado com Zé Gomes, do Psol. No dia 20 será a vez de Paulo Câmara, do PSB e no dia 27, Armando Monteiro, do PTB.
 
As sabatinas começam às 11h e serão conduzidas por mim, com a participação de Eliaquim Oliveira e Iran Carvalho.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.