20 de novembro de 2014 às 08:24h

Vacinação contra HPV atinge menos da metade das meninas que deveriam ser imunizadas em Caruaru

Neste ano de 2014, o Sistema único de Saúde (SUS) iniciou a vacinação em meninas de 11 a 13 anos contra o HPV. Em Caruaru, 6.953 meninas, foram imunizadas com a primeira dose da vacina, sendo essa cobertura de 85,8%. Já os números da segunda dose são compatíveis com a realidade nacional, onde 2.831 meninas foram imunizadas, com uma cobertura de 43,9%.
 
A vacina utilizada no Brasil é quadrivalente, oferecendo proteção contra 4 tipos de vírus HPV, dois tipos causadores de verrugas genitais e dois tipos que são responsáveis por 70% dos canceres de colo de útero.
 
De acordo com Lillian Leite, coordenadora do Programa Nacional de Imunização em Caruaru, é de extrema importância atingir uma boa cobertura vacinal “A segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da terceira dose, e a vacinação contra o HPV é uma forma efetiva de prevenção do câncer de colo uterino”
 

A primeira dose permanece disponível para meninas de 11 a 13 anos até dezembro deste ano. A partir de 2015, estará disponível a primeira dose para meninas de 9 a 11 anos, 11 meses e 29 dias. Desta forma, é muito importante que as adolescentes de 12 e 13 anos que ainda não tomaram a primeira dose se dirijam a uma unidade de saúde o quanto antes para garantirem o seu direito à vacinação.
 

Comentários


Você pode reproduzir esta matéria, desde que seja citada a fonte.