ÚLTIMAS POSTAGENS

Gonzaga Patriota defende cegonheiros de Pernambuco na Câmara dos Deputados

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 6:27 pm - Autor: Igor Maciel

Nesta segunda-feira (30), o deputado Federal Gonzaga Patriota (PSB/PE) foi mais um a usar a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, para defender a causa dos cegonheiros de Pernambuco, que lutam para transportar os veículos fabricados pela Fiat, em Goiana (PE).
 
O deputado lembrou do emprenho do governo de Pernambuco e dos incentivos dados para a instalação da unidade, que será capaz de produzir 200 mil veículos Jeep Renegade por ano e pediu que os demais deputados do Estado se juntem à causa.
 
“Esta fábrica, que vai ser inaugurada agora em abril pela presidente Dilma, é importante para Pernambuco e para a Paraíba, porque fica bem perto de João Pessoa, mas tem uma tal de SADA, que a Fiat está trazendo lá de Minas Gerais, para transportar os 250 mil veículos fabricados lá em Pernambuco. Não vamos aceitar porque Pernambuco tem um sindicato dos cegonheiros formado e registrado. Se a Fiat quiser briga ou tira a fábrica de lá ou a gente tira os incentivos dados, que não são brincadeira. Convido todos os deputados de Pernambuco, da Paraíba e de todos os estados do Nordeste para encampar essa bandeira”, finalizou Patriota.
 
Para o vice-presidente do Sintrave-PE, Luciano Pontes, o transporte dos veículos feito pelos cegonheiros de Pernambuco é importante também para gerar renda para o Estado. “Essa luta não é apenas de uma categoria, é uma luta de todo Pernambucano, o transporte realizado pelo Sintrtave vai gerar renda para Pernambuco”, disse Pontes.
 

Cônsul de Cabo Verde busca parceria com o Moda Center Santa Cruz

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 5:27 pm - Autor: Igor Maciel

Moda Center-TACV
 
Nesta quarta-feira (01), o cônsul de Cabo Verde em Recife, Ricardo Galdino, visitará o Moda Center Santa Cruz, em Santa Cruz do Capibaribe, com representantes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper) para realizar parcerias com o centro de compras e a região.
 
As parcerias serão estabelecidas após o início das operações da Transportes Aéreos de Cabo Verde (TAVC) no Aeroporto Internacional do Recife. O primeiro voo está previsto para o dia 05 de junho e será semanal, feito com um Boeing 737-800 ou um 757-200, com capacidade para 174 e 210 lugares, respectivamente.
 
Ações promocionais do Polo de Confecções de Pernambuco, em Cabo Verde, já estão sendo discutidas pela diretoria do Moda Center e o governo do Estado e devem começar semanas antes do voo inaugural.
 
Questões como logística de transporte entre Recife e Santa Cruz do Capibaribe, especificidades do perfil do público cabo-verdiano e a oferta de apoio local do Moda Center já foram abordados em encontro prévio com o cônsul.
 

Projeto que atualiza piso dos professores passa na Comissão de Educação da ALEPE

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 4:33 pm - Autor: Igor Maciel

Na manhã desta segunda-feira (30), entrou na pautada comissão de educação da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), o Projeto de Lei 79/2015, de autoria do governo do Estado, que atualiza o Piso Salarial dos Professores.
 
De acordo com líder da bancada de oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB) – que voou contra o projeto – a proposta do governo atualiza o salário para cerca de 4.060 docentes e exclui mais de 45 mil de qualquer reajuste, deixando cerca de 90% dos professores do Estado sem aumento.
 
Além de Silvio Costa Filho, o deputado estadual Edilson Silva (PSOL) votou contra a proposta do governo. Se posicionaram a favor os deputados Eduíno Brito (PHS) e Adalto Santos (PSB). O projeto passou com o voto de desempate do presidente da sessão, deputado Ângelo Ferreira (PSB).
 
Os professores da rede estadual realizaram na última semana uma paralisação de dois dias. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) também decretou estado de greve da categoria. Caso o Governo insista na proposta, os professores podem parar por tempo indeterminado. O Ministério Público instaurou inquérito civil para esclarecer se o governo Estadual está cumprindo integralmente a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério.
 

Ministério do Desenvolvimento incluirá sulanqueiros no Cadastro Único

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 4:05 pm - Autor: Igor Maciel

Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Social estará em Caruaru (PE), nesta quarta-feira (01), para realizar uma reunião com o prefeito José Queiroz sobre os sulanqueiros do município.
 
A meta é incluir os sulanqueiros e vendedores de baixa renda no Cadastro Único do Governo Federal – que permite ao governo conhecer a realidade socioeconômica dos cadastrados, com informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.
 
Participando do Cadastro Único, os sulanqueiros terão acesso à cursos e capacitações para aperfeiçoar o atendimento e o gerenciamento dos negócios.
 

Nota mínima do Fies vale a partir de hoje

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 3:46 pm - Autor: Igor Maciel

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) passa a exigir a partir de hoje (30), a média mínima de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para que o estudante possa se inscrever no programa. Além da média mínima, o candidato não pode ter nota zero na redação. As inscrições vão até o dia 30 de abril.
 
Em fevereiro, foram abertas as inscrições para novas adesões ao Fies, mas sem a obrigatoriedade da nota mínima. Era preciso apenas ter feito o Enem para solicitar o financiamento. Não estão sujeitos a essa regra os professores do quadro permanente da rede pública matriculados em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.
 
A regra de exigir a média mínima no Enem foi estabelecida em portaria do Ministério da Educação, publicada em dezembro de 2014, e gerou descontentamento de estudantes e representantes de instituições privadas de ensino superior. Instituições estimam que a mudança reduzirá em pelo menos 20% o número de contratos do Fies.
 
Apesar dos protestos de faculdades e estudantes, o Ministério da Educação descarta a possibilidade de abrir mão da exigência. Segundo a pasta, a mudança foi feita em prol da qualidade do ensino superior e o diálogo com as entidades é permanente.
 
O Fies financia de 50% a 100% das mensalidades, dependendo da renda familiar mensal bruta. É destinado a alunos matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos, oferecidos por instituições cadastradas no programa e que tenham obtido resultados positivos nas avaliações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.
 
Entre as mudanças feitas pelo ministério no Fies estão também a alteração de 12 para oito no número de parcelas de repasse de recursos para as instituições privadas e percentual máximo de reajuste para mensalidades no caso de aditamentos de contratos.
 

Data definida para o São João 2015 de Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 3:32 pm - Autor: Igor Maciel

Em Caruaru (PE), o maior e melhor São João do mundo terá início no dia 30 de maio e seguirá até o dia 29 de junho. A data foi confirmada nesta segunda-feira (30). Com dois meses de antecedência, a grade de programação, estrutura, polos de animação e outros detalhes da festa já estão em andamento.
 
“É muito importante divulgarmos o São João com antecedência. É bom para o setor de turismo, para os visitantes e turistas. A economia local também é diretamente beneficiada”, ressaltou a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Lucia Lima.
 

Caruaru terá unidade do Instituto de Criminologia de Pernambuco

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 11:28 am - Autor: Igor Maciel

Nesta terça-feira (31), às 20h, será instalado em Caruaru (PE), o Instituto de Criminologia de Pernambuco (ICP). O evento ocorrerá no auditório da Superintendência da Caixa Econômica Federal -Avenida Prof. Vila Nova, nº 1001, Bairro Universitário.
 
O órgão oferecerá treinamento, desenvolver pesquisas e programas de qualificação com temáticas ligadas ao processo penal, criminologia, medicina forense, política criminal e direitos humanos. O ICP de Caruaru será coordenador por Perpétua Dantas, Arquimedes Melo, Paula Rocha e Raíssa Braga.
 
A primeira ação será uma curso de Teoria e Práticas da Execução Penal, nos dias 15 e 16 de abril, das 19h às 22h, na Sede da OAB – Subseção Caruaru. As atividades são para estudantes de Direito (a partir do 7º período) e advogados. As inscrições já estão abertas e custam R$ 80. Informações através do número (81) 3721.0459.
 

Começa preparação para o “Todos por Pernambuco” em Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 11:20 am - Autor: Igor Maciel

_MG_1810
 
A etapa caruaruense do programa “Todos por Pernambuco” será realizada no dia 11 de abril, a partir das 8h, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica), mas a busca por propostas já começou.
 
A Prefeitura de Caruaru reuniu representantes do Conselho de Desenvolvimento Rural, Instituto de Pesquisas Agronômicas (IPA), Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, sindicato indicado e lideranças rurais para levantar questionamentos sobre as necessidades da zona rural do município.
 
Serão apresentados ao governo do Estado demandas de infraestrutura, habitabilidade, água, segurança, educação e saúde.
 

Com protestos: Paulo Câmara prestigia Paixão de Cristo de Nova Jerusalém

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 11:08 am - Autor: Igor Maciel

paulo tony
 
O governador Paulo Câmara prestigiou o primeiro dia de apresentações da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, em Brejo da Madre de Deus, na sexta-feira (27). O espetáculo acontece em nove cenários, por cerca de três horas e lembra os últimos momentos de vida de Jesus Cristo, antes da sua morte e ressurreição.
 
“É um grande espetáculo, grandioso e bonito; que nos emociona a cada cena. Fico feliz de Pernambuco poder oferecer ao Brasil uma apresentação desse porte”, destacou Paulo Câmara.
 
Protesto – Entres os políticos que estiveram presentes, o deputado Estadual Tony Gel (PMDB), teve destaque por mediar uma conversa entre um grupo de moradores da localidade e Paulo Câmara. Os manifestantes queriam soluções para a falta de água enfrentada em Fazenda Nova.
 

Caruaru: vereador pede informações sobre obras da Agamenon Magalhães

Categoria: Notícias | Postado em 30 de março de 2015 às 10:44 am - Autor: Igor Maciel

Um pedido de informações sobre os editais de licitação das obras de revitalização das avenidas Agamenon Magalhães, Rio Branco, Manoel de Freitas e Oswaldo Cruz, foi solicitado pelo vereador Antônio Carlos (DEM) à Prefeitura de Caruaru.
 
O democrata quer cópias dos contratos firmados pela Prefeitura com as empresas vencedoras, e dos contratos de manutenção dessas avenidas. Também foi solicitada a relação dos recursos já pagos, discriminados por paisagismo, iluminação, pontos de acessibilidade e cruzamentos, bem como sinalização vertical e horizontal.
 
Antônio Carlos também solicitou cópias do edital de licitação do fornecimento de leite às escolas da rede municipal, relativo a 2013 e 2014, e do contrato feito com a empresa que venceu a licitação, a relação das escolas atendidas com a distribuição do leite e a quantidade de litros que cada uma recebe. O fardamento escolar e os serviços realizados pela empresa LOCAR na varrição, capinação e pintura de meio-fio, com a identificação das ruas onde os serviços foram executados, desde o dia 1º de janeiro, também foram alvos do parlamentar.
 

Líder do governo Câmara diz que Oposição critica obras em teste

Categoria: Notícias | Postado em 27 de março de 2015 às 9:28 am - Autor: Igor Maciel

O líder do governo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), deputado Waldemar Borges, saiu na defesa do governo do Estado e disse que a vistoria que a oposição realizou nessa quinta-feira (26), no Túnel da Abolição, só podia constatar que a obra se encontra em teste e que, como ainda não foi entregue, há coisas por fazer.
 
– É do conhecimento de todos que os atrasos na obra se devem às dificuldades enfrentadas pela empresa Mendes Júnior, que assim como as outras empresas citadas na Operação Lava Jato em todo o País, vive um momento de retração, afirmou o deputado.
 
Borges lembrou ainda que a empresa foi a mesma que desistiu formalmente das obras de requalificação da BR-101, depois de ganhar a licitação. “Fora isso, o resto são situações normais, de menor relevância, próprias de uma grande obra, que ainda falta ser totalmente concluída para depois então ser entregue à população”, defendeu.
 
De acordo com o líder do governo, o Túnel da Abolição deve ser entregue, primeiro, para a circulação de carros, até a primeira quinzena de abril. O restante do equipamento deve ser concluído no mês seguinte.
 
As obras deveriam ser entregues para a Copa do Mundo de 2014, e já estão atrasadas em mais de um ano.
 

Paulo Câmara assiste a Paixão de Cristo em Nova Jerusalém hoje (27)

Categoria: Notícias | Postado em 27 de março de 2015 às 9:17 am - Autor: Igor Maciel

paulo e henry
 
Nesta sexta-feira (27), o espetáculo “A paixão de Cristo”, encenado na cidade-Teatro de Nova Jerusalém, em Fazenda Nova – Brejo da Madre de Deus, será exclusivo para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, e convidados.
 
A encenação será realizada às 18h e será a primeira da temporada.
 

Página 1 de 22712345...102030...Última »