ÚLTIMAS POSTAGENS

Artistas de Caruaru deverão realizar cadastro

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 5:57 pm - Autor: Igor Maciel

A partir desta terça-feira (03), os artistas caruaruenses deverão realizar um cadastro na Fundação de Cultura e Turismo do município para que possam realizar parcerias durante o calendário festivo da cidade.
 
Os cadastrados poderão participar do Caruaru Parada Obrigatória, São João e Natal FelizCidade. O processo seguirá um calendário para facilitar os trabalhos.
 
Até o dia 06 de março, o cadastro será exclusivo para os trios pé-de-serra. Os interessados devem levar uma cópia do comprovante de residência atualizado, número de telefone – celular e/ou fixo – além do número do PIS, PASEP ou NIT.
 
De 09 a 23 de março será a vez dos demais segmentos. Neste período devem comparecer bandas, artistas solo, grupos teatrais, quadrilhas, grupos de pífanos, entre outros.
 
A Fundação de Cultura fica na Praça Coronel José de Vasconcelos, 1000, no Centro, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 13h. Dúvidas: (81) 3721-1257.
 

Fidel Castro recebe agentes cubanos presos nos Estados Unidos

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 5:49 pm - Autor: Igor Maciel

fidel
 
O líder cubano Fidel Castro, 88 anos, recebeu em sua casa, no sábado (28), os cinco agentes cubanos condenados nos Estados Unidos por espionagem (dois cumpriram penas e três foram trocados por um espião), segundo um texto publicado nesta segunda-feira (2).
 
“Eu os recebi no sábado 28 de fevereiro, 73 dias depois de terem pisado em terra cubana e fui feliz durante horas ouvindo relatos maravilhosos de heroísmo do grupo”, escreveu Castro. O líder cubano explicou que demorou todo esse tempo por entender a necessidade dos agentes de “saudar seus familiares, amigos e o povo, sem descuidar por um minuto da saúde e o rigoroso exame médico”.
 
Além do texto, o jornal oficial Granma publicou 13 fotografias do encontro, que durou cinco horas. Fidel Castro, que está afastado da vida pública desde 2006, aparece muito magro e sempre sentado.
 
O “pai da revolução cubana” reiterou que Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Fernando González, René González e Antonio Guerrero “nunca provocaram qualquer dano aos Estados Unidos”, pois apenas “tentavam prevenir e impedir os atos terroristas contra a ilha” e afirmou ainda que os agentes foram vítimas de uma “caçada desumana”, na qual participaram os próprios organismos de investigação (americanos), e que foram condenados a uma “prisão brutal por juízes venais”.
 
“Os cinco”, como são conhecidos em Havana, foram detidos em 1998 ao lado de 14 pessoas acusadas de integrar a “Rede Avispa”, considerado o maior grupo de espiões cubanos detectados em operações nos Estados Unidos.
René e Fernando González foram libertados ao fim de sua condenação. Hernández, Guerrero e Labañino chegaram a Cuba em 17 de dezembro de 2014, depois do histórico anúncio de Raúl Castro e do presidente americano, Barack Obama, de restabelecer as relações entre os dois países, após mais de meio século de ruptura.
 

Novas regras do Fies continuam valendo, AGU anula ação em Pernambuco

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 5:38 pm - Autor: Igor Maciel

Da Agência Brasil
 
A Advocacia-Geral da União (AGU) derrubou, na Justiça Federal em Pernambuco, pedido de anulação das portarias do Ministério da Educação (MEC) que alteram regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A ação foi movida pelo Sindicato das Instituições Particulares de Ensino Superior de Pernambuco (Siespe) contra as alterações estabelecidas pelas portarias.
 
As portarias 21 e 23 de dezembro de 2014 trouxeram alterações para a concessão de novos contratos do Fies, como a necessidade de o estudante obter média de 450 pontos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter tirado zero na redação. Disciplinou também o uso simultâneo de recursos do Fies e do Programa Universidade para Todos (ProUni).
 
Na avaliação da Siespe, as portarias reverteram o processo de expansão do Fies. O sindicato afirmou ainda que a condicionante de nota e de nota maior que zero na redação retroagia a 2010. De acordo com a AGU, os advogados demonstraram a validade das normativas para viabilizar o ingresso dos estudantes no ensino superior.
 
“Os advogados da Procuradoria-Regional da União da 5ª Região [órgão da AGU] sustentaram que as portarias do MEC estavam em conformidade com a legislação que criou o Fies. Afirmaram que a Constituição Federal assegura o direito subjetivo ao ensino básico, diferentemente ao acesso ao ensino superior, que é previsto de modo condicional, isto é, a partir do desempenho dos estudantes no ciclo de aprendizagem”, informou a AGU.
 
A procuradoria registrou que é competência do Ministério da Educação alterar o formato do Fies, com a edição das novas regras com conteúdo meritocrático e razoável, em prol da eficiência do sistema de ensino.
 
A 21ª Vara Federal de Pernambuco acolheu os argumentos da AGU e indeferiu o pedido de liminar. A decisão estabeleceu prazo de 20 dias para a União se manifestar sobre as alegações da entidade autora da ação sobre suposta quebra de isonomia entre as instituições de ensino em razão das mudanças no Fies, para análise mais aprofundada da matéria.
 

Caruaru terá palestra gratuita para comemorar “Dia do Empresário da Indústria”

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 5:30 pm - Autor: Igor Maciel

Em comemoração ao Dia do Empresário da Indústria, na próxima quinta-feira (05), será realizada em Caruaru (PE), um debate sobre a “Indústria Brasileira 2014/2015: cenário macroeconômico”, com o palestrante Luiz Flávio Maia. O evento será na Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), às 18h30.
 
O palestrante, Luiz Maia, é professor e consultor de empresas é sócio da Milemaia Consultoria Empresarial Ltda e PhD em Economia pela North Carolina State University (EUA). Leciona disciplinas de graduação e pós-graduação na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e nos Programas de MBA do IBMEC (RJ), nas áreas de economia e finanças.
 
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do telefone: (81) 3722-5667.
 

Petição na internet pede cancelamento de passagens para cônjuges de deputados

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 4:31 pm - Autor: Igor Maciel

A sociedade civil já começa a se organizar para impedir que cônjuges de deputados federais possam viajar com as despesas de passagens aéreas custeadas pela Câmara dos Deputados, conforme liberação do atual presidente, deputado Eduardo Cunha (PMDB).
 
Para impedir gastos de cerca de R$ 112 milhões aos cofres públicos, uma petição foi criada no site Avaaz, organização criada em 2007, que deverá ser entregue à Cunha. “A compra de passagens aéreas para parentes já havia sido proibida, mas Cunha quer mudar as regras novamente — isto é, no mínimo, um abuso. Os salários dos deputados já são altos o suficiente para que eles possam pagar por casa, viagens e manter uma vida de luxo que muitos brasileiros não têm”, diz o texto da petição.
 
Os criadores pedem que o público assine a petição para que, ao chegar à 500 mil assinaturas, possam divulgar os nomes de todos os deputados que aceitaram o novo benefício. O número de apoiadores já passa dos 350 milhões e continua crescendo. Outras informações no site da entidade.
 

Centrais sindicais de PE protestam contra novas regras trabalhistas

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 4:17 pm - Autor: Igor Maciel

Foto: Sofia Melo

Foto: Sofia Melo


 
As centrais sindicais de Pernambuco realizaram um protesto, nesta segunda-feira (02), no Recife (PE), contra as novas regras das Medidas Provisórias 664 e 665. Participaram do ato cerca de 500 trabalhadores, ligados à CUT, CTB, UGT, CSB, Força Sindical, Nova Central, MST e Fetape.
 
Sob gritos de ordem ” trabalhador unido, jamais será vencido” ou “trabalhador na rua, a luta continua”, os sindicalistas ocuparam duas faixas da Av. Agamenon Magalhães e reclamaram sobre as mudanças estabelecidas no acesso a benefícios como o seguro-desemprego e o abono salarial, que começaram a vigorar em todo o país nesta segunda-feira.
 
Os manifestantes terminaram o protesto pacífico no Ministério do Trabalho e Emprego em Pernambuco, onde uma comissão composta por 12 pessoas foi recebida por um representante da Superintendência.
 
Um novo encontro entre os sindicalistas foi marcado para a segunda-feira (9), às 10h, na sede da Força Sindical no Recife, bairro de São José, onde deverão elaborar um documento solicitando à bancada pernambucana na Câmara dos Deputados posicionamento contra as medidas apresentadas pelo governo federal.
 
Outro ato público está marcado para o dia 13 deste mês, com concentração às 07h, no Parque 13 de Maio, em Santo Amaro.
 

Secretário Estadual de Saúde visita Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 3:59 pm - Autor: Igor Maciel

secretários saúde caruaru
 
Nesta segunda-feira (02), o secretário estadual de Saúde, Iran Costa Júnior, esteve em Caruaru (PE), para conhecer a situação da saúde no município. O gestor teve uma reunião com o prefeito José Queiroz e a secretária municipal de Saúde, Aparecida Souza.
 
No encontro, Costa Júnior analisou os equipamentos que funcionarão na cidade, como os hospitais da Criança e da Mulher, além dos recursos destinados para a área, que servirão de apoio para outras cidades da região.
 
“Com os novos investimentos que serão realizados, a rede [de saúde do município] será uma das principais do Brasil. Além disto, o desenvolvimento da cidade e a chegada do curso de medicina influenciaram diretamente na ampliação do sistema de saúde”, disse o secretário.
 
“As secretarias municipal e estadual caminham em harmonia, e por isso colhemos bons resultados. Através desta parceria, Caruaru e região têm ainda muito mais a ganhar”, comemorou Queiroz, que apresentou dados de Caruaru durante a reunião.
 

Pernambuco adere à programa de execuções fiscais

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 3:42 pm - Autor: Igor Maciel

O governo de Pernambuco aderiu nesta segunda-feira (2), ao Programa Nacional de Governança Diferenciada das Execuções Fiscais. A parceria foi fechada durante reunião do governador Paulo Câmara, com a ministra do Superior Tribunal de Justiça e corregedora Nacional de Justiça, Nancy Andrighi, em reunião no Palácio do Campo das Princesas, da qual também participaram os presidentes do Tribunal de Justiça, Frederico Neves, e da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa.
 
Pernambuco agora conta com um esforço conjunto entre poderes para solucionar o congestionamento das ações relacionadas às dívidas fiscais, que representam 52% dos processos que atualmente tramitam na Justiça brasileira. O programa representa a oportunidade de quitação de tributos em atraso com a burocracia reduzida tanto para empresas, como para pessoas.
 
Entre os tributos relacionados às dívidas de execução fiscal estão: o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação de quaisquer Bens ou Direitos (ICD). Todos os tributos podem ser objeto de negociação. Esteja ou não ajuizada a ação, o cidadão pode comparecer à vara para negociar o débito.
 
O governo já atua com eficiência nessa área. Dos R$ 13 bilhões que formam a dívida ativa de Pernambuco, R$ 4 bilhões são de ações de execução fiscal ajuizadas entre 2010 e 2014 (foram 23.419 ações). Nesse mesmo período, o Estado já recuperou R$ 820 milhões em créditos para investimento em políticas públicas que vão melhorar a vida do cidadão.
 

Toritama já se prepara para a Semana Santa

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 12:30 pm - Autor: Igor Maciel

 
O Parque das Feiras de Toritama já está se preparando para a Semana Santa, com foco para os turistas que visitarão a região para assistir, principalmente, o espetáculo da Paixão de Cristo, encenado em Nova Jerusalém (Fazenda Nova/Brejo da Madre de Deus), que será realizado no período de 28 de março à 04 de abril.
 
Nesta data, acontece a campanha “Parque das Feiras na rota da Paixão” que buscará clientes nos municípios de Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus, disponibilizando uma programação especial para os clientes.
 
“Vamos colocar trios de Forró Pé de Serra para animar os nossos clientes e lojistas, além de entrarmos totalmente no clima deste período, que nos faz analisar e refletir sobre nossos atos e ações”, declarou o presidente da Associação dos Lojistas do Parque, Prudêncio Gomes.
 

Mercado prevê Selic de 13% ao ano em 2015

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 11:20 am - Autor: Igor Maciel

 
Da Agência Brasil
 
Em semana de reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), os investidores e analistas do mercado financeiro aumentaram a expectativa de fechamento da Selic, taxa básica de juros da economia, para 2015. O mercado espera que a Selic chegue a 13% ao ano, o que implica aumento até o fim do ano de 0,75 ponto percentual em relação ao patamar atual, de 12,25%. A projeção anterior era que a taxa encerraria os doze meses em 12,75% ao ano.
 
A estimativa para a Selic está no boletim Focus, pesquisa feita com instituições bancárias e divulgada semanalmente pelo BC. O Copom se reúne amanhã (3) e quarta-feira (4) com o objetivo de definir a taxa básica para os próximos 45 dias. Os analistas do mercado também voltaram a elevar, hoje (2), a projeção para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 7,33% para 7,47%. O valor continua acima do teto da meta da equipe econômica para a inflação, que é 6,5%.
 
A previsão para os preços administrados, que são os regulados pelo governo, passou de 10,4% para 11%. Com relação ao Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e serviços produzidos por um país), a projeção é que a economia tenha retração de 0,58% contra 0,5% anteriormente. No caso da produção industrial, é esperado recuo de 0,72%, contra 0,35% na semana passada.
 
A projeção de câmbio passou de R$ 2,90 para R$ 2,91. A estimativa da dívida líquida do setor saiu de 37,9% para 38,2% do PIB. A projeção do déficit em conta-corrente, que mede a qualidade das contas externas, ficou em US$ 79,1 bilhões contra US$ 78,4 bilhões anteriormente. O saldo projetado para a balança comercial aumentou, passando de US$ 4,4 bilhões para US$ 5 bilhões. Os investimentos estrangeiros estimados permaneceram em US$ 60 bilhões.
 

Lista de integrantes da Lava-Jato será divulgada essa semana

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 10:33 am - Autor: Igor Maciel

 
A lista com os suspeitos de integrar os núcleos políticos da organização criminosa investigada pela operação Lava-jato será entregue esta semana pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para abertura de inquérito.
 
Os nomes foram denunciados pelo ex-diretor de Abastecimento da petroleira Paulo Roberto Costa e pelo doleiro Alberto Youssef, entre eles estão 28 políticos, a maioria pertence ao PT, PMDB e PP, mas há nomes de partidos da oposição como PSDB e do DEM.
 
A “lista de Janot” contém 42 procedimentos sigilosos e a expectativa é que a força-tarefa encarregada da investigação é de que, na terça-feira, todas as petições estejam na mesa do ministro Teori Zavascki. Janot vai pedir ao STF a retirada do sigilo de todos os autos no âmbito da Lava-Jato.
 
Entre os relatos que já se tornaram público e com fortes indícios de veracidade está o do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL), que segundo depoimentos de Youssef, recebeu propina de R$ 3 milhões provenientes de contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. Collor negou as acusações através de nota.
 
A lista conta ainda com os ex-governadores Sérgio Cabral (PMDB-RJ), Roseana Sarney (PMDB-MA) e Eduardo Campos (PSB-PE), morto em agosto do ano passado em acidente aéreo. O ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, falecido em março de 2014, foi apontado por Costa por ter pedido R$ 10 milhões para enterrar a CPI da Petrobras, aberta em 2009.
 
Também foram mencionados os ex-ministros Antônio Palocci (PT-SP), Gleisi Hoffman (PT-PR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Mário Negromonte (PP-BA). Palocci teria recebido R$ 2 milhões para a campanha da então candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT). Os depoimentos ainda envolveram os senadores petistas Humberto Costa (PT-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ), que teriam recebido verba para as próprias campanhas. Além dos presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
 
O nome do ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) também foi mencionado por Paulo Roberto Costa como beneficiário do esquema que irrigou campanhas políticas. Todos os citados negam participação no esquema.
 
Empreiteiras – Contratos e notas fiscais de consultoria que envolvem sete empreiteiras acusadas de cartel e corrupção na Petrobras, firmados com a Riomarine Oil e Gas (pertencente a Mário Frederico de Mendonça Góes) foram encontrados pela Operação Lava-Jato. Os documentos reforçam a acusação contra as empreiteiras citadas na operação, na visão dos investigadores. A força-tarefa da Lava Jato encontrou 31 notas fiscais da Riomarine emitidas para a Andrade Gutierrez que totalizam R$ 5,3 milhões, e 14 notas para a UTC no total de R$ 9,7 milhões referentes a seis contratos – um deles uma parceria com a Odebrecht no valor de R$ 1,5 milhão.
 
Há ainda seis notas para a OAS, no valor total de R$ 10,2 milhões; dez notas para a MPE (R$ 9,3 milhões) e outras 22 notas que totalizam R$ 5,1 milhões para o Consórcio Mendes Junior/MPE/Setal. As notas encontradas somam R$ 39,7 milhões.
 

PT expulsa prefeitos por infidelidade em Pernambuco

Categoria: Notícias | Postado em 2 de março de 2015 às 10:09 am - Autor: Igor Maciel

 
PT-quebrado
 
Quatro prefeitos foram expulsos do Partido dos Trabalhadores (PT) de Pernambuco, por indisciplina partidária, informou o partido através de nota. Entre os nomes estão Agemiro Pimental, de Machados; Sandro Arantes, de Ibirajuba; Reginaldo Crateú, de Orocó e Robson Leandro, de Jatobá.
 
Além deles, o prefeito de Jaqueira, Marivaldo Andrande, foi advertido por descumprir parcialmente as determinações do partido para as eleições de 2014. Segundo a nota, outros processos de indisciplina partidária estão em análise.
 
Confira a nota na íntegra:
 
COMUNICADO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES – PE
 
Os prefeitos de Machados, Agemiro Pimental; Ibirajuba, Sandro Arantes; Orocó, Reginaldo Crateú e de Jatobá, Robson Leandro, foram expulsos do Partidos dos Trabalhadores na manhã deste sábado (28/02) por indisciplina partidária. A reunião do Diretório Estadual do PT de Pernambuco também advertiu o prefeito Marivaldo Andrade, de Jaqueira, por descumprir parcialmente as determinações do partido para as eleições de 2014.
 
A expulsão foi realizada em um minucioso processo onde foram observados todos os trâmites do Estatuto do PT, previstos para casos de indisciplina partidária.
 
Os mandatários foram punidos por não acompanharem a decisão democrática da tática eleitoral do PT nas eleições de 2014. O partido apoiou a candidatura de Armando Monteiro (PTB) para Governador do Estado, de João Paulo (PT) como candidato ao Senador e da presidenta Dilma Rousseff para reeleição.
 
Outros processos de indisciplina partidária que envolvem dirigentes, lideranças e vereadores estão em análise na Comissão de Ética do partido.

 

Página 1 de 21112345...102030...Última »