ÚLTIMAS POSTAGENS

João Lyra e Raquel devem comparecer à inauguração de parque que leva o nome de Drayton Nejaim

Categoria: Notícias | Postado em 22 de maio de 2015 às 8:53 am - Autor: Igor Maciel

.

.

Do Blog do Wagner Gil
 
O ex-governador João Lyra Neto e a deputada estadual Raquel Lyra (PSB), estarão hoje na inauguração do Parque Ambiental Prefeito Drayton Nejaim, programada para ocorrer às 17h, no bairro Nova Caruaru. A homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado de Caruaru, partiu do veredaor Ricardo Liberato (PSC), ex-líder do Governo Municipal na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A família Liberato foi aliada a Drayton durante décadas.
 
O ‘Doido’ como carinhosamente era chamado por seus eleitores, travou duelos importantes na política local com João Lyra Filho e com o atual prefeito José Queiroz. Drayton quando era prefeito, criou o bairro Nova Caruaru. A família do ex-prefeito estará presente, incluindo o jornalista Drayton Filho, diretor da Revista Negócios PE e presidente do LIDE Pernambuco.
 

Professores da rede estadual prometem deflagrar nova greve dia 29

Categoria: Notícias | Postado em 22 de maio de 2015 às 8:44 am - Autor: Igor Maciel

professores1-580x348
 
Do Blog de Jamildo
 
Após assembleia nesta quinta-feira (21), os professores da rede estadual de ensino decretaram nova greve. A paralisação terá início na próxima sexta-feira (29). A categoria não aceitou a proposta do governo de reajuste salarial de 7,01%. A proposta pedida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) é de 13,01%.
 
O objetivo do encontro, que aconteceu no Clube Português, era avaliar o cumprimento das propostas feitas pelo Governo e que foram apresentadas aos docentes no dia 4 de maio. Em abril, a categoria paralisou as atividades durante 24 dias.
 
“O governo que colocou a educação no centro do debate, assanhou a categoria ao prometer reajustar em 100% os salários e agora, descumpre com o que está previsto em lei gerando revolta dos professores que decidiram retomar à greve”, disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo, durante a assembleia.
 
O sindicato informou ainda que vai enviar um ofício ao Governo informando a rejeição das propostas e a decretação da greve a partir do dia 29, data que acontecerá a paralisação nacional. Às 14h da tarde deste dia será feita uma assembleia em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
 

Contra a comissão formada pelos colegas, Marcelo Gomes diz que Câmara não deveria ter camarote no São João

Categoria: Notícias | Postado em 22 de maio de 2015 às 8:38 am - Autor: Igor Maciel

Na noite desta quinta-feira (21), o vereador Marcelo Gomes (PSB), afirmou que é contra a manutenção de um camarote para a Câmara Municipal de Caruaru, durante o São João 2015. De acordo com o vereador, o momento é de poupar verba e fazer receita.
 
“Por uma questão de coerência sou contra um camarote para a Câmara no São João de Caruaru, pelo mesmo motivo que fui contra no ano passado: estamos passando por um período de dificuldade econômica. Embora a Câmara não vá ter custos com o espaço, um camarote para esta Casa impede a comercialização e o arrecadamento de receita para que a Prefeitura arque com os custos do São João”, afirmou o vereador.
 

Após reunião, clima entre policiais civis e Governo melhora e já não se fala mais em greve

Categoria: Notícias | Postado em 22 de maio de 2015 às 8:28 am - Autor: Igor Maciel

Depois de uma paralisação de 24h e de ameaçar greve geral, representantes do sindicato dos policiais civis em Pernambuco foram recebidos pelos secretários de Administração, Milton Coelho, de Defesa Social, Alessandro Carvalho e pelo Chefe de Polícia, Antônio Barros.
 
Na reunião, de acordo com o sindicato, a SAD mostrou relatório sobre o funcionalismo público estadual no período de 2007 à 2014, trazendo a tona a dificuldade financeira pela qual Pernambuco e o país passam neste ano, afirmando impedimentos legais oriundos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), informando que o Estado já ultrapassou o limite prudencial de gastos com custeio.
 
O Sinpol reafirmou a pauta apresentada ainda no mês de janeiro deste ano, bem como a insatisfação da categoria.
 
“A SAD, mesmo apontando as dificuldades financeiras do Estado, prontificou-se a, no próximo dia 08 de junho, apresentar proposta de restruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCV), observando o que foi apresentado pelo Sinpol de mudança nos percentuais de classes, faixas e qualificação profissional, quantidade de faixas e migração dos Peritos Papiloscopistas para o QTP, bem como iniciar as tratativas sobre os 225% da gratificação de risco de função”, afirmou, através de nota, o sindicato.
 
Também foram tratados assuntos relativos aos assédios, perseguições e ao desrespeito aos direitos trabalhistas nas Operações Policiais no âmbito da Polícia Civil, ocasião em que ficou acertado que o sindicato irá se reunir com o Chefe de Polícia e com o Secretário de Defesa Social para tratar sobre tais problemas.
 

Conta de água aumenta 3,51% a partir de 20 de junho

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 4:38 pm - Autor: Igor Maciel

O consumidor pagará mais 3,51% pela tarifa de água como consequência dos reajustes que ocorreram este ano na conta de energia. A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) autorizou o aumento do serviço cobrado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O percentual entrará em vigor em 20 de junho. É o segundo reajuste da Compesa este ano. O primeiro ficou em 8,35% e entrou em vigor no dia 20 de março.
 
Até o ano passado, o aumento da Compesa ocorria uma vez por ano. No entanto, os constantes reajustes do aumento de energia deste ano (em janeiro, março e abril) levaram a estatal a pedir um aumento extraordinário à Arpe. A estatal pediu um aumento de 6,76%. “O reajuste da Arpe ficou menor porque não julgamos procedente o pedido de atualização da inflação entre fevereiro e maio por considerar que isso não está previsto na metodologia do reajuste da tarifa de água”, explica o diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Hélio Lopes.
 
O pedido do aumento extraordinário da Compesa incluiu a cobrança da bandeira vermelha na conta de luz da estatal até fevereiro de 2016, o que não foi aceito pela Arpe. A bandeira vermelha é um gatilho que repassa ao consumidor final a alta no custo da produção de energia já no mês seguinte. Desde janeiro está sendo cobrada a bandeira vermelha, que é a mais cara, na conta de energia. “A cobrança dessa bandeira vermelha pode sair dos custos da Compesa a qualquer momento”, diz Hélio. No entanto, os especialistas do setor elétrico afirmam que a bandeira vermelha será cobrada pelo menos até janeiro de 2016.
 
Segundo Hélio, se a bandeira continuar vermelha no segundo semestre deste ano isso não vai resultar num novo aumento da conta de água, porque a Arpe vai incluir esse acréscimo quando for calcular o aumento da Compesa de 2016, o que deve ocorrer em fevereiro do próximo ano. Os constantes reajustes na conta de energia provocaram um impacto de 39,60% nos custos de energia da Compesa e a conta de luz corresponde a 11% de todas as despesas da estatal.
 
Do JC Online
 

Cintra quer fiscalização de projetos federais em Pernambuco

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 3:52 pm - Autor: Igor Maciel

douglas cintra
 
A Subcomissão Temporária de Acompanhamento de Obras Inacabadas do Senado Federal fiscalizará também as obras da Adutora do Agreste e da Transposição do Rio São Francisco em Pernambuco. A solicitação partiu do senador Douglas Cintra (PTB-PE), reeleito como relator da Subcomissão.
 
A Subcomissão, vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, da qual Cintra é titular, tem prazo de oito meses para concluir seus trabalhos. Entre as obrigações desta subcomissão estão listar os empreendimentos inacabados mais importantes, apontar as causas dos atrasos e, se possível, as responsabilidades pelos retardamentos, propor medidas legislativas para corrigir os problemas existentes e evitar novos atrasos.
 
“A atuação da subcomissão contribuirá para retomar obras paralisadas em todo o país. Tenho certeza de que este trabalho dará bons frutos”, declarou Cintra, apontando ainda que, em Pernambuco, a duplicação da BR-104 e da BR-423, precisam ter continuidade.
 
A Comissão é presidida pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), e tem os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Roberto Rocha (PSB-MA) e Donizetti Nogueira (PT-TO) como membros.
 

Barraqueiros e ambulantes do Alto do Moura também farão cadastro

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 11:32 am - Autor: Igor Maciel

SÃO-JOÃO-Caruaru
 
A partir da próxima terça-feira (26), os barraqueiros e ambulantes que comercializaram no polo do Alto do Moura, durante o São João do ano passado, deverão realizar o cadastro para este ano. Os interessados devem ir à Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (AABMAM), na Unidade Móvel da prefeitura, para se cadastrar.
Este ano serão 20 barracas, já a quantidade de ambulantes será definida pela Associação, que já tem uma relação das pessoas que trabalharam no ano anterior. A prioridade é das pessoas que trabalharam no ano de 2014 e que são moradores do local.
 
Para realizar o cadastro é necessário levar os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e a Inscrição Municipal de 2014. Serão cobradas as taxas de Ocupação do Solo e Alvará de Funcionamento, que para os barraqueiros fica no valor de R$ 350 (trezentos e cinquenta reais) e para os ambulantes R$ 150 (cento e cinquenta reais).
 
Já para barraqueiros e ambulantes, que irão comercializar no Pátio de Eventos, o cadastro encerra amanhã (22). A prioridade está sendo dos que comercializaram no Patio no ano passado. No total, serão 150 barracas e 100 ambulantes. Os interessados devem se cadastrar no atendimento da Secretaria da Fazenda Municipal, localizada na avenida Rio Branco, no prédio do Centro Administrativo, das 8h às 13h. O valor da barraca será R$ 1800 (mil e oitocentos reais), referentes ao uso do solo, alvará de funcionamento e a estrutura da barraca.
 

Perspectivas econômicas e entraves para o desenvolvimento do NE serão discutidas no Recife

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 11:24 am - Autor: Igor Maciel

No dia 27 de maio, será realizado no Recife (PE), um debate sobre perspectivas e tendências para o desenvolvimento econômico do Nordeste e os principais entraves que desafiam o crescimento da região. A discussão faz parte do “Ciclo de Desenvolvimento Regional: Nordeste Competitivo”, que acontecerá no Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center.
 
O evento acontece das 13h30 às 18h, e terá a participação do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, que abordará as perspectivas econômicas de Pernambuco, os impactos dos novos investimentos no estado e os retornos esperados pela gestão socialista.
 
Além de Henry, Francisco Bezerra representando o Banco do Nordeste (BNB), abordará as linhas de créditos do Banco do Nordeste e as oportunidades de investimento oferecidas ao empresariado. O ciclo conta ainda com apresentação da economista Tânia Bacelar sobre o estudo “Nordeste 20-22”, desenvolvido pela CEPLAN a pedido do Banco do Nordeste e que aponta as perspectivas econômicas para o Nordeste entre os anos de 2020 e 2022.
 
Inscrições podem ser feitas até o dia do evento, aqui.
 

Agência bancária é interditada em Caruaru por descumprimento de lei

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 10:47 am - Autor: Igor Maciel

Itaú centro
 
A agência do Banco Itaú, localizada na Rua Vigário Freire, no Centro de Caruaru (PE), foi interditada por representantes do Procon e da Secretaria da Fazenda Municipal. O motivo foi o descumprimento da lei municipal que determina o tempo máximo de espera dos clientes.
 
Os caixas da agência foram lacrados. A interdição dos caixas vai durar 24h. De acordo com a Prefeitura de Caruaru, responsável pelos órgãos, um parecer jurídico da Procuradoria do município apontou que o Procon pode proceder às interdições. Na tarde dessa quarta-feira (20), representantes do Procon estiveram no Ministério Público, que recomendou a interdição para as agências que descumprirem a legislação.
 
“De posse do parecer da Procuradoria e do entendimento com o Ministério Público, caímos em campo. Esta agência do Itaú já havia sido notificada quatro vezes e não corrigiu a situação”, explicou a coordenadora jurídica do Procon, Cyntia Nunes.
 
O Procon informou ainda que as fiscalizações serão intensificadas em todas as agências bancárias da cidade. As denúncias de agências bancárias que não respeitam a lei podem ser feitas diretamente ao Procon pelo telefone 3727 1054.
 

Paulo Câmara quer dinheiro do BID para combater a violência em PE

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 8:53 am - Autor: Igor Maciel

O governador Paulo Câmara foi recebido, nesta quarta-feira (20), em Brasília, pela representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no Brasil, Daniela Carrera Marquis. Acompanhado dos secretários Isaltino Nascimento (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Márcio Stefanni (Fazenda) e Danilo Cabral (Planejamento e Gestão), e do Procurador do Estado, César Caúla, Paulo tratou de uma nova etapa dos contratos que o Governo de Pernambuco já tem firmado com o banco para projetos de parceria na área de políticas preventivas contra a violência e em favor da cultura da paz. “Vamos dar um enfoque muito grande no desenvolvimento de políticas sociais. Estamos apresentando isso ao banco dentro de um modelo novo que está sendo desenvolvido pelo secretário Isaltino e também a partir de outros que já têm sido feito pelo Estado como o programa Atitude. Esse projeto vem tratando de pessoas que se envolvem com o vício do crack e outras drogas”, afirmou o governador.
 
Em busca de parceiros para os projetos, Paulo Câmara destacou que trabalha na construção de uma “política para o futuro”, para os próximos 20 anos e que tenha um contexto social forte. “O Banco Interamericano é um parceiro que já vem ajudando Pernambuco e se interessou pelo tema. E, a partir de agora, vai nos ajudar, para, mais na frente, sermos parceiros também na locação de recursos que vai envolve não apenas o banco, mas uma série de outras entidades”.
 
Ainda na reunião, Isaltino Nascimento citou a importância dos Centros Comunitários da Paz, o Compaz, uma proposta com conceito inovador na área de segurança pública. “Com o Compaz, atuamos nas áreas de maior vulnerabilidade e violência. O objetivo também é construir um trabalho de vinculação e formação permanente da Polícia Amiga, dialogando com as comunidades para que a gente possa ter a construção da relação comunitária”, explicou Isaltino. O secretário também reforçou o pleito de expandir o Programa Atitude e o Governo Presente, ambos de apoio às medidas de segurança do Pacto pela Vida.
 

Jucepe abre inscrições para Seminário em Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 8:49 am - Autor: Igor Maciel

CDR74eTWEAA8CXP.jpg large
 
A Junta Comercial de Pernambuco, JUCEPE, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru, ACIC, realizará no dia 10 de Junho, das 13h30 às 17h30, no Auditório da ACIC, o Seminário de Orientação Sobre Registro Empresarial. Será o primeiro evento da nova gestão no interior para os usuários da Autarquia. Segundo o Chefe do Núcleo Regional da Jucepe Caruaru, Raffiê Dellon, será um momento ímpar para a classe contábil, estudantil e empresarial: “Mais uma vez a Presidente Terezinha Nunes mostra sua preocupação com a evolução da Junta Comercial no interior. Caruaru já se tornou referência quando o assunto é Jucepe”. Comentou Raffiê.
 
As palestras serão ministradas por funcionários da Jucepe e tem o objetivo de esclarecer dúvidas de contabilistas, estudantes e empresários com relação à preparação da documentação necessária para abertura, alteração e fechamento de empresas. Com essa iniciativa a Jucepe espera reduzir o número de processos que são devolvidos por exigências no preenchimento dos formulários. As inscrições são gratuitas e limitadas, e poderão ser feitas no Núcleo Regional da Jucepe Caruaru, que fica localizado na Rua Armando da Fonte, 15, no Bairro Maurício de Nassau, das 8h às 13h.
 

Ministério Público protocola denúncia contra advogados dos vereadores envolvidos na Ponto Final

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 8:38 am - Autor: Igor Maciel

Do Blog do Wagner Gil
 
Enquanto não sai a sentença da Operação Ponto Final 2, já que todas as fases processuais foram cumpridas há mais de duas semanas, um fato novo surge envolvendo os vereadores de Caruaru: novas acusações apresentadas pelo Ministério Público em que a grande surpresa é a presença dos advogados de defesa entre os denunciados.
 
Segundo o MP, os advogados Émerson Leônidas, Francisco Alberto de Lucena, Saulo Amazonas, além dos irmãos Marcelo e Marcílio Cumaru, e nove dos dez legisladores teriam cometido crime de injúria, calúnia e difamação contra o delegado Erick Lessa, que conduziu as duas operações que culminaram no afastamento dos parlamentares e na prisão deles, em dezembro de 2013. O Ministério Público tomou como base uma entrevista coletiva concedida depois que os vereadores foram soltos.
 
A equipe do blog teve acesso exclusivo ao material protocolado pela central de inquérito com o número 1745373/2014. De acordo com o MP, os advogados e nove vereadores – Evandro Silva (PMDB), Neto (PMN), Val de Cachoeira Seca (DEM), Louro do Juá (SD), Jajá (sem partido), Val das Rendeiras (Pros), Cecílio Pedro (PTB), Sivaldo Oliveira (PP) – teriam usado meios de comunicação de massa (rádio, TV e blogs) para imputar ofensas e acusações contra o delegado (funcionário público) no exercício de sua função.
 
No trecho da denúncia, o Ministério Público apresenta algumas reportagens que teriam sido publicadas em dois blogs. Em um dos trechos, o advogado Émerson Leônidas fala em “armação”, em uma “trama sórdida” da polícia para prejudicar os vereadores. Na época, alguns vereadores foram entrevistados e deram declarações parecidas.
 
A denúncia do MP tem 18 páginas e causou indignação entre os advogados que compõem a bancada de defesa. Apenas Gilberto Santos não foi denunciado. “Realmente me causa muita surpresa essa atitude do Ministério Público. Estamos defendendo nossos clientes e somos processados?”, indagou Émerson Leônidas, ao tomar conhecimento do processo.
 
Os irmãos Marcelo e Marcílio Cumaru também mostraram-se indignados com o fato, mas preferiram não falar até serem citados pela Justiça. “Não posso falar do que não estou sabendo”, disse Marcílio. “Não vou me pronunciar sem saber o conteúdo da denúncia”, completou Marcelo.
 
O promotor que assinou a petição foi Flávio Henrique Souza dos Santos. O advogado Émerson Leônidas disse ainda ao blog, por telefone, que a OAB já repudiou esse inquérito quando ele foi instaurado. “Nós vamos mobilizar o conselho da Ordem. Estamos defendendo o direito de nossos clientes”, finalizou Leônidas.
 
Já Saulo Amazonas, que foi presidente da OAB-Caruaru, por vários anos também se surpreendeu ao ser denunciado pelo MP. “Realmente não esperava isso. Nosso trabalho é para defender nossos clientes e as convicções que temos. Quando eu for citado, poderei me pronunciar melhor. É lamentável esse fato”, disse Amazonas.
 

Página 1 de 25512345...102030...Última »