ÚLTIMAS POSTAGENS

Acompanhe ao vivo o debate sobre o impeachment de Dilma Rousseff

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 12:14 pm - Autor: Igor Maciel


 

Portas Abertas com atividades até às 17h de hoje (30)

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 12:13 pm - Autor: Igor Maciel

Até às 17h desta terça-feira (30), ocorre a 2ª edição do Asces Portas Abertas, no Campi do Centro Universitário Tabosa de Almeida. Professores e estudantes da instituição recebem a comunidade que poderá usufruir do ambiente acadêmico e ser beneficiado com uma série de ações, serviços, educação, cultura e esportes de uma forma diferenciada.
 
As ações acontecem simultaneamente em suas unidades e anexos, para que todo o público possa participar de atividades práticas e divertidas nos vários espaços da Asces-Unita. É hora de conhecer a tradição e a credibilidade de uma Instituição com 57 anos de história num passeio descontraído e repleto de boas experiências.
 
A Asces-Unita fica localizada na Avenida Portugal, 584, Bairro Universitário e conta com três Campi Universitários.
 

Cigana conta estórias de Malazartes no Polo Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 12:10 pm - Autor: Igor Maciel

Sílvio Romero e Luís da Câmara Cascudo serão lembrados pela jornalista Gabriela Kopinits, a Cigana Contadora de Estórias, em contação de causos de Pedro Malazartes, o mais brasileiro dos personagens da literatura popular. O evento será no domingo (04), no Polo Caruaru.
 
A programação encerra o mês do folclore e dá início ao ciclo da Pátria. “Malazartes, assim como Jeca Tatu, Mazzaropi e o próprio Macunaíma, é um personagem que retrata perfeitamente o brasileiro do interior, cheio de simplicidade, humildade e ao mesmo tempo, a esperteza adquirida da luta diária pela sobrevivência, então nada melhor que trazermos para este dia as estórias engraçadas do homem que fez uma sopa de pedra e um urubu falar, entre outras facécias”, comenta a contadora de estórias, autora também do livro infantil “Era uma vez…”, da Cepe Editora.
 
A apresentação da Cigana Contadora de Estórias está marcada para às 15h, na praça de eventos e a entrada é gratuita. O Polo Caruaru funciona das 9h às 18h e fica na BR 104, km 62, s/n.
 

Programa de Valorização do Trabalho Docente divide opinião dos sindicatos

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 12:01 pm - Autor: Igor Maciel

Camara Caruaru - sindicatos
 
Representantes dos sindicatos dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE), dos Trabalhadores em Educação do Estado e da Rede Pública Municipal de Caruaru (Sintepe e Sinteduc) e dos Servidores Municipais de Caruaru (Sismuc) estiveram reunidos com a Comissão Parlamentar de Legislação e Redação de Leis da Câmara Municipal de Caruaru, nessa segunda-feira (29), para discutir o Programa de Valorização do Trabalho Docente no município, que está sendo criado através do Projeto de Lei 7.109/2016, de autoria do Executivo.
 
O programa estabelece “diretrizes para a normatização das atividades de planejamento, execução, acompanhamento, avaliação, carga horária e regime de trabalho docente, bem como fundamenta as estratégias e procedimentos adotados para o aperfeiçoamento e inovação na rede de ensino público municipal”. O projeto de lei aborda a distribuição da carga horária docente, o intervalo pedagógico entre os turnos, o planejamento pedagógico, os diários de classe, a incorporação da carga horária, a criação do Núcleo de Assistência ao Trabalhador em Educação e a criação da Patrulha Escolar, dentre outros assuntos.
 
Apesar de abordar algumas das principais questões do cotidiano dos docentes, o projeto, segundo o presidente do Sismuc, Eduardo Mendonça, não trará a valorização que a categoria espera. “Eu não vi muito em que está contida essa valorização. Tem um núcleo de atendimento aos professores, que é uma categoria de profissionais muito estressada, perdendo apenas para controlador de voo. Tem também a proposta de se colocar dois guardas municipais por escola para fazer a guarda patrimonial, mas a cidade tem apenas 33 guardas municipais e mais de 150 escolas que funcionam das 6 da manhã às 11 da noite. Precisaríamos de, no mínimo, 600 guardas municipais, 20 vezes mais do que temos no efetivo. É chover no molhado. Precisamos debater é o PCC”, comentou o dirigente sindical.
 
Já o Sinteduc saiu em defesa do texto. “O Programa de Valorização do Trabalho Docente trará inúmeros benefícios para a categoria, combatendo a precarização e intensificação do trabalho, bem como o assédio moral. Vale lembrar que o referido programa foi uma iniciativa do Sinteduc, amplamente debatida nas assembleias”, contrapôs Fred Santiago, presidente da entidade.
 
O projeto será debatido com a Comissão Parlamentar de Educação, Cultura e Esportes. Depois de concluída a tramitação pelas comissões, o texto – que poderá sofrer emendas – será apresentado em plenário, o que ainda não tem data marcada para acontecer.
 

Juiz ouve acusados de matar o colunista Marcolino Jr

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 11:29 am - Autor: Igor Maciel

Os acusados de matar o colunista Marcolino Jr foram ouvidos pela Vara do Tribunal do Júri de Caruaru, na primeira audiência de instrução, nessa segunda-feira (29).
 
O jornalista teve o corpo, em decomposição, encontrado no último dia 18 de abril em um terreno baldio em Insurreição, Zona Rural de Sairé. Rafael Leite da Silva e de Davi Fernando Ferreira Graciano foram denunciados e presos pelo crime.
 
Os dois acusados foram interrogados na audiência. Na ocasião, a defesa do suposto mandante do crime, Davi Fernando, requereu a revogação da prisão preventiva. O pedido será analisado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), em parecer, e, depois, decidido pelo juiz Hildemar Macedo de Morais.
 
A audiência teve ainda o depoimento de sete testemunhas da acusação e uma de defesa. Duas testemunhas de defesa, moradoras dos municípios de Santa Cruz do Capibaribe e São Caetano, terão seus depoimentos colhidos por meio de cartas precatórias.
 
A expectativa agora é se os acusados irão ou não à Júri Popular.
 

CNI diz que confiança dos brasileiros melhorou

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 11:23 am - Autor: Igor Maciel

Uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou que o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC) aumentou 0,8% em agosto na comparação com julho e alcançou 102 pontos. No entanto, o indicador continua 6,3% abaixo da média histórica, de 109 pontos.
 
O aumento da confiança dos brasileiros é resultado da melhora das perspectivas sobre a inflação, o desemprego e a renda pessoal nos próximos seis meses. Além disso, os consumidores acreditam que a situação financeira melhorou nos últimos três meses. Em agosto, o indicador de expectativa de inflação aumentou 2,7%, o de desemprego subiu 1,4% e o de renda pessoal cresceu 2,5% na comparação com julho. De acordo com a pesquisa, quanto maior o indicador, maior é o número de pessoas que espera a queda da inflação e do desemprego e o aumento da renda pessoal.
 
Mesmo assim, os brasileiros ainda estão cautelosos com as compras de bens de maior valor, como automóveis, imóveis e outros. O indicador de expectativa de compras de maior valor caiu 1,3% em relação a julho e foi o único componente do INEC que registrou queda na comparação mensal.
 
Esta edição do INEC, feita em parceria com o Ibope, ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre os dias 11 e 15 de agosto.
 


Mais uma rebelião na Funase Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 11:18 am - Autor: Igor Maciel

Na tarde dessa segunda-feira (29), ocorreu mais uma rebelião na Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) Caruaru. Em nota, a Fundação informou que foi um “princípio de tumulto no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Caruaru” e o motivo foi “um desentendimento durante o banho de sol, pois agentes socioeducandos interceptaram um pacote, contendo fumo, que tinha sido arremessado para dentro do Case”.
 
Porém, apesar de um agente ter sido ferido, a Fundação informou que “nada grave” aconteceu e que não houve fugas.
 

Candidatos devem informar doações ao TSE em até 72h, alerta o TRE-PE

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 11:17 am - Autor: Igor Maciel

Este ano, durante a campanha eleitoral, os Partidos Políticos e os Candidatos são obrigados a encaminhar à Justiça Eleitoral os Relatórios Financeiros de Campanha, no prazo de 72h, a partir do recebimento da doação financeira, em cumprimento ao que determina o art. 43, I, da Resolução TSE n.º 23.463/2015, a qual dispõe sobre a arrecadação e os gastos de recursos por Partidos Políticos e Candidatos e sobre a prestação de contas nas eleições de 2016.
 
De acordo com o TER-PE, os Relatórios Financeiros de Campanha deverão conter todos os dados relativos aos recursos em dinheiro recebidos pelos candidatos e partidos políticos para financiamento de sua campanha eleitoral. Esses Relatórios Financeiros serão informados à Justiça Eleitoral, por meio do SPCE (Sistema de Prestação de Contas Eleitoral).
 
De posse das informações encaminhadas pelos Partidos e Candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizará na página da internet, em até 48h, o Relatório Financeiro de Campanha contendo os créditos informados, ocasião em que poderão ser divulgados também os gastos eleitorais declarados.
 
Os candidatos e partidos políticos terão de enviar, ainda, a Prestação de Contas Parcial, no período de 9 a 13 de setembro, nos termos do art. 43, § 4º da Resolução TSE n.º 23.463/2015. O TSE divulgará as informações no dia 15 de setembro, na sua página na internet.
 
Além disso, os candidatos a prefeito (não concorrentes ao 2º turno) e os candidatos a vereador deverão prestar contas final até o dia 1º de novembro de 2016. Já os que disputarem o segundo turno, terão até o dia 19 de novembro de 2016 para prestarem suas contas.
 

IBGE: Brasil já tem 206 milhões de habitantes

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 10:24 am - Autor: Igor Maciel

O Brasil tem 206,08 milhões de habitantes, segundo dados divulgados hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas publicadas no Diário Oficial da União indicam que o país tinha, em 1º de julho deste ano, 206.081.432 habitantes. No ano passado, a população era de 204.450.649.
 
São Paulo, o estado mais populoso do país, tem 44,75 milhões de habitantes. Mais cinco estados têm populações que superam os 10 milhões de habitantes: Minas Gerais (21 milhões), Rio de Janeiro (16,63 milhões), Bahia (15,28 milhões), Rio Grande do Sul (11,29 milhões) e Paraná (11,24 milhões).
 
População dos Estados -Três estados têm populações menores do que 1 milhão: Roraima (514,2 mil), Amapá (782,3 mil) e Acre (816,7 mil).
 
As demais unidades da Federação têm as seguintes populações: Pernambuco (9,41 milhões), Ceará (8,96 milhões), Pará (8,27 milhões), Maranhão (6,95 milhões), Santa Catarina (6,91 milhões), Goiás (6,69 milhões), Paraíba (4 milhões), Amazonas (4 milhões), Espírito Santo (3,97 milhões), Rio Grande do Norte (3,47 milhões), Alagoas (3,36 milhões), Mato Grosso (3,3 milhões), Piauí (3,21 milhões), Distrito Federal (2,98 milhões), Mato Grosso do Sul (2,68 milhões), Sergipe (2,26 milhões), Rondônia (1,79 milhão) e Tocantins (1,53 milhão).
 
Da Agência Brasil
 

Prefeitura de Caruaru prorroga Prestação de Serviços da Iluminação Pública

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 10:22 am - Autor: Igor Maciel

Foi prorrogado por mais 60 dias o contrato de prestação de serviços de manutenção e reforma do sistema de iluminação pública de Caruaru. O convênio seria concluído no dia 25 de setembro e, agora, tem prazo final para 25 de novembro.
 
De acordo com a Prefeitura de Caruaru, o período será suficiente para conclusão e publicação do próximo Edital de Concorrência. Além disso, afirma que, atualmente, a Secretaria de Gestão e Serviços Públicos tem atendido 95% das solicitações da zona urbana em até três dias úteis (72h). No período máximo de 30 dias, os reparos e serviços na zona rural também serão atendidos neste prazo.
 
A população deve utilizar os canais de atendimento oficias pelos números 3701-1455 ou 3727-2248 para efetuar as solicitações. É necessário informar o endereço correto, barramento do poste e pontos de referência.
 

Fim do prazo para circular com o CRLV 2015

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 10:18 am - Autor: Igor Maciel

Circular com o Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV 2015) fora do prazo estabelecido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (DETRAN-PE) pode ter o veículo retido e removido para o depósito, além de pagamento de multa no valor de R$ 191,54 e taxas para a liberação.
 
O prazo já terminou para os veículos com placas terminadas em 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7 e encerrará no dia 31 de agosto para os finais 8, 9 e 0. O CRLV 2016 só é emitido depois que é quitado todas as taxas que compõem o Licenciamento 2016.
 
Os valores são correspondentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas (bombeiros, licenciamento), possíveis multas vencidas e seguro obrigatório (DPVAT). Quanto à entrega, são duas formas de recebimento, sendo uma via Correios, para quem optou por pagar a taxa de postagem de R$ 15,77, essa já encerrada, e a outra por meio de agendamento de atendimento para emissão do CRLV no online, onde é possível escolher o posto de atendimento.
 

Temer espera resultado do impeachment para embarcar para a China

Categoria: Notícias | Postado em 30 de agosto de 2016 às 10:07 am - Autor: Igor Maciel

O presidente interino Michel Temer atrasou a ida para o encontro do G20, na China. Ele so vai deixar o país depois que o Congresso julgar o impeachment de Dilma Rousseff. A previsão era que a votação ocorresse na madrugada da terça (30), para quarta (31). Com isso, a viagem de Temer passou para a tarde dessa quarta-feira.
 
Temer que chegar ao encontro de líderes do G20 como líder de fato. O encontro será realizado nos dias 4 e 5 de setembro em Hanzhou (China). Parlamentares, no entanto, julgam que o momento não é para viagens, alegando ainda que a estrela da festa será apenas o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, decidiu embarcar na quarta-feira (31) para participar de seminário com empresários chineses. Contudo, para massagear o ego do Congresso, o presidente interino levará parlamentares com ele.
 
Há ainda a expectativa que Temer grave um pronunciamento à nação, como novo presidente, antes de embarcar.
 

Página 1 de 49312345...102030...Última »