ÚLTIMAS POSTAGENS

Humberto diz que para a Aneel, a Celpe presta mau serviço

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 4:48 pm - Autor: Igor Maciel

Foto: Alessandro Dantas

Foto: Alessandro Dantas


 
De acordo com o senador Humberto Costa (PT/PE), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) encontrou “indícios de falhas e transgressões” nos serviços prestados pela Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
 
Ainda segundo o petista, medidas de curto e médio prazos deverão ser tomadas para o restabelecimento da qualidade do serviço, com monitoramento permanente das ações propostas. Por considerar de alta relevância os resultados da iniciativa, a diretoria da Aneel coordenará diretamente o acompanhamento da execução do plano.
 
No começo de julho, após mais um caso de morte ocorrida em decorrência de descarga elétrica por meio de um fio solto em via pública do Estado, Humberto cobrou ações da Aneel para investigar a Celpe e tomar medidas efetivas para reduzir o número de mortes em Pernambuco. Somente entre 2008 e 2013, 125 pessoas faleceram eletrocutadas no Estado.
 
A Anaeel é responsável por inspecionar as atividades das concessionárias na operação e na manutenção das redes elétricas, incluindo a segurança das instalações. E informou que fará um monitoramento da evolução do planejamento será trimestral. O plano não introduz nenhuma obrigação nova à concessionária de distribuição de energia, mas a Celpe deve explicitar as ações de reversão da trajetória de degradação da qualidade do serviço oferecido.
 
“É muito importante que a Aneel esteja atenta a essa questão em Pernambuco. Os acidentes com mortes em vias públicas decorrentes de falhas na rede de distribuição da Celpe não podem ficar impunes. A sociedade pernambucana cobra respostas e atitudes para acabar com essa grave situação”, avaliou Humberto.
 

Polícia encontra desmanche de motos após denúncia ao Disque-Denúncia

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 4:45 pm - Autor: Igor Maciel

Nesta Segunda-feira (03), após denúncias feitas ao Disque-Denúncia Agreste, integrantes de uma quadrilha que roubava motos foram presos em Bezerros.
 
Segundo informações da Polícia Militar, cinco homens e quatro adolescentes foram apreendidos na ação. Foram eles Weshey Heffrain do Nascimento, 21 anos, conhecido como “Lelo”, localizado com um revólver cal. 32, sem numeração, além de duas munições cal. 32, e dois frascos pequenos de uma substância entorpecente.José Severino de Lima, 21 anos, conhecido como “Merci”, José Rodrigo de Lima, 18 anos, Magno Bezerra da Silva, 19 anos, Thiago Romualdo da Silva, 28 anos, Daniel José de Lira, 30 anos, três adolescentes de 15 anos e um de 17 anos.
 
Magno foi encontrado com cerca de 03g de maconha, um cachimbo tipo ” Maricá” usado para consumo de entorpecentes, R$ 46 em espécie e sete chaves de moto; Thiago estava com uma moto Dafra/Zig, de cor preta, de Placa KHX 4344, um tanque vermelho de moto Honda CG, uma instalação elétrica, um painel de moto Honda CG e um bloco de moto de n° nd05e-106307; Daniel foi preso com um par de placas de coletes balístico de n° 211295, Inbrafiltro nível – II, sendo um tamanho médio e a outra grande, um par de imitação de Placa balística (artesanal) de metal e um cano de escape de moto Yamaha.
 
José Severino e José Rodrigo, além de um adolescente de 15 anos seriam donos do revólver e alugavam para Weshey. Os demais adolescentes foram encontrados com vários pedaços de motocicletas.
 
As equipes fizeram diligências às margens da BR-232 para localizar peças e motos roubadas, sem êxito. Os envolvidos são suspeitos de praticar assaltos em Bezerros e nas cidades vizinhas. O grupo foi apresentado na 91° Delegacia de Polícia de Bezerros, para providências legais.
 

Receita Federal anuncia consulta ao 3º lote do Imposto de Renda

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 4:32 pm - Autor: Igor Maciel

A Receita Federal deve anunciar a liberação da consulta ao terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 nesta semana. O dinheiro estará disponível para os contribuintes, na rede bancária, no dia 17 de agosto.
 
As informações sobre o lote poderão ser consultadas na internet ou por meio do Receitafone 146. A Receita disponibiliza aplicativo para tablets e smartphones, que permite a consulta às declarações para quem usa os sistemas Android e iOS. O número de contribuintes e os valores dependem sempre da disponibilidade do Tesouro Nacional.
 
O contribuinte que tem dúvida sobre possíveis problemas na declaração deve consultar o extrato no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), na internet, para verificar eventuais pendências e acompanhar a situação perante o Fisco. Caso encontre algum tipo de divergência nos dados envidados, deve fazer a retificação para não permanecer na malha fina. Para consultar o extrato, o contribuinte precisa ter um código de acesso gerado na própria página da Receita e, para isso, terá que informar o número de entrega das duas últimas declarações. A opção é ter certificado digital.
 
Da Agência Brasil
 

Funcionários públicos devem economizar material na Prefeitura de Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 4:14 pm - Autor: Igor Maciel

A diminuição dos repasses federais e estaduais está afetando às Prefeituras. Em Caruaru (PE), a ordem é economizar o máximo possível com material de expediente, por exemplo, reciclando papel ofício – que segundo a orientação, deve ser usado dos dois lados. Este foi o primeiro corte de despesas anunciado pela gestão Queiroz.
 
O assunto foi destaque na reunião mensal do secretariado, realizada na sexta-feira (31). “As ações que resultam na contenção de gastos tendem a ser permanentes porque é constante o aumento das despesas de custeio e pessoal”, informou a assessoria.
 
Na reunião, foi informado aos secretários que, sob orientação do prefeito, haverão outros cortes. Entretanto, os investimentos na cidade, em programas e obras, não deverão ser reduzidos, já que são resultado de emendas parlamentares federais ou programas específicos.
 

Advogados se unem para lançar chapa para próxima eleição da OAB Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 4:08 pm - Autor: Igor Maciel

Contrários à atual gestão da Ordem dos Advogados do Brasil em Caruaru (OAB-Caruaru), advogados criaram o movimento “Juntos pelo novo”, que deverá formar uma chapa de oposição no próximo pleito da entidade, ainda sem data definida.
 
De acordo com um dos líderes do movimento, Felipe Sampaio, “não há candidatura no momento, mas há um movimento contra a gestão atual em que advogados se uniram para o lançamento de uma chapa para futura votação, que acontecerá em novembro”, frisou.
 

II Semana da Justiça pela Paz em Casa começa hoje (03)

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 4:04 pm - Autor: Igor Maciel

De hoje (03) até sexta-feira (07), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) realiza a II Semana Nacional da Justiça pela Paz em Casa. O evento marca os nove anos de existência da Lei Maria da Penha com prioridade para o julgamento de processos em que mulheres são vítimas de violência. Em Pernambuco, 128 comarcas participam da ação, com 2.682 audiências e 23 júris marcados.
 
Na primeira edição deste ano, que ocorreu entre os dias 09 e 13 de março, o TJPE criou duas Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher realizou mais de duas mil audiências.
 
Em Pernambuco existem sete Varas de violência doméstica e Familiar contra a Mulher em Recife e Região Metropolitana. Endereços e telefones estão disponíveis no portal do TJPE. Também é possível a consulta aos processos em tramitação nas varas especializadas.
 

UFPE oferece graduação inédita em comunicação social

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 4:00 pm - Autor: Igor Maciel

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) dará início, no dia 24 deste mês, às aulas de graduação em Comunicação Social com habilitação em Mídias Sociais e Produção Cultural. A proposta é formar comunicadores especialistas, o que difere dos cursos já existentes na região, que formam jornalistas.
 
Por enquanto, as aulas serão realizadas em um espaço que está em construção no Polo Caruaru. A graduação terá duração de oito semestres e inicialmente as atividades acontecerão no período da tarde.
 
Nos primeiros três semestres do curso as disciplinas serão comuns às duas graduações: técnica de redação, história da mídia, comunicação e linguagem e tecnologias da comunicação, mas à partir do quinto semestre os estudantes devem optar pelas cadeiras de mídias sociais, produção cultural e as disciplinas eletivas.
 

Começam nesta segunda-feira as inscrições para o Fies

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 2:06 pm - Autor: Igor Maciel

Começam nesta segunda-feira (03), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), e vão até o dia 06 pela internet. Serão oferecidas 61,5 mil vagas. A partir desta edição passam a valer as novas regras, entre elas o reajuste da taxa de juros para 6,5%, o pagamento da mensalidade de acordo com a renda do estudante e 5% de desconto nas mensalidades.
 
Para concorrer, os estudantes precisam ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). São aceitas todas as edições do Enem a partir de 2010. O candidato também tem que ter tirado nota maior que zero na redação. Além disso, precisa ter renda familiar por pessoa de até 2,5 salários mínimos por mês, ou seja, R$ 1.970.
 
A oferta de vagas prioriza cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Os cursos das áreas de engenharia e saúde, além da formação de professores também serão priorizados.
 
Com as novas normas, os financiamentos não serão concedidos por ordem de inscrição, mas por concorrência. Dessa forma, os candidatos não precisam ter pressa para acessar o sistema. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 10 de agosto, em chamada única.
 
Os estudantes pré-selecionados deverão concluir a inscrição na internet e completar o processo no estabelecimento de ensino e na instituição financeira. Quem não for pré-selecionado passa a integrar a lista de espera.
 
Além das novas inscrições, os estudantes que já têm o financiamento devem fazer o aditamento dos contratos. O prazo começa dia 10 e, para esses estudantes, vai até o dia 31 de outubro. As renovações devem ser feitas a cada seis meses.
 

Ex-secretários de Serviços Urbanos falam sobre mudança da Feira da Sulanca

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 1:23 pm - Autor: Igor Maciel

Entrevista concedida à TV Jornal

Entrevista concedida à TV Jornal


 
Em entrevista concedida ao programa Povo na TV, da TV Jornal Caruaru (PE), nesta segunda-feira (03), os ex-secretários de Serviços Urbanos do município, José Carlos Menezes e Adjar Soares, afirmaram que há pontos que precisam ser avaliados antes que aconteça a transferência da Feira da Sulanca.
 
Segundo Menezes, que foi secretário na 3ª gestão de Zé Queiroz, há pouco espaço para a realização da feira no Parque 18 de maio, onde funciona atualmente, mas afirma que o prefeito José Queiroz perdeu o momento de realizar a mudança.
 
Já para Adjar Soares, que atuou como secretário de Serviços Urbanos na gestão de Tony Gel, o projeto precisa ser pensado de forma que todos possam participar e pagar seus custos. Ninguém vai conseguir pagar pelo novo espaço se as vendas no local atual não melhorarem”, diz. Para que isso ocorra, Adjar diz que é preciso melhorar a estrutura do Parque 18 de maio, de forma que estimule a vinda de compradores para o município. “Todos os sulanqueiros precisam ser contemplados” afirmou Adjar.
 

Unicompra começa a funcionar em Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 12:05 pm - Autor: Igor Maciel

O supermercado Unicompra foi inaugurado oficialmente em Caruaru (PE), com a presença de empresários e políticos. O empreendimento que funciona na Avenida Agamenon Magalhães, gera cerca de 350 empregos diretos e movimenta a economia desde o sábado (1º), quando abriu as portas para o público.
 
No evento de lançamento, estiveram presentes o prefeito de Caruaru, José Queiroz, o vice Jorge Gomes, a secretária Executiva de Direitos Humanos, Laura Gomes, o ex-governador João Lyra Neto, a deputada Estadual Raquel Lyra, além de vereadores, secretários municiais, empresários e o vice-governador de Alagoas, Luciano Barbosa.
 

Governo decide diminuir o número de ministérios para dar sinal de austeridade

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 11:33 am - Autor: Igor Maciel

Com o objetivo de atender a apelos pelo enxugamento da máquina e redução de gastos públicos, a presidente Dilma Rousseff decidiu dar aval a um corte no número de ministérios – atualmente, o governo conta com 38 ministros. Conforme o jornal “O Estado de S. Paulo” revelou em março, Dilma encomendou um estudo sobre a redução de pastas. Desde então, a discussão ganhou corpo no Palácio do Planalto, que pretende poupar do novo desenho os ministérios da área social, ligados a movimentos identificados com o PT.
 
Pesca e Aquicultura e Gabinete de Segurança Institucional (GSI), além das secretarias de Assuntos Estratégicos, Portos e da Micro e Pequena Empresa, podem ser extintos ou fundidos com outras pastas, segundo integrantes do governo ouvidos pela reportagem. Por outro lado, as secretarias de Igualdade Racial, Mulheres e Direitos Humanos serão preservadas para não irritar a militância de movimentos sociais que ainda apoiam o governo. O novo organograma ainda está em discussão.
 
Auxiliares palacianos, no entanto, divergem sobre o “timing” do anúncio da reforma, em um momento em que o governo tenta pacificar a base, reduzir as tensões no Congresso e garantir a aprovação das medidas do ajuste fiscal. Partidos da base aliada perderiam cargos e influência nas decisões do governo com o enxugamento da máquina.
 
Na época em que Gleisi Hoffmann (PT-PR) comandava a Casa Civil (2011 a 2014), o Planalto já havia encomendado um estudo de redução de ministérios, mas com receios da repercussão entre movimentos sociais, a proposta não foi levada adiante. Prevaleceu a percepção de que secretarias como Direitos Humanos e Igualdade Racial carregavam uma importância simbólica, além de terem um impacto irrisório na redução de custos.
 
“O principal sinal, agora, é o de modernizar a gestão. Um governo desse tamanho, com muita gente e muita coisa para lidar, não está funcionando”, disse um ministro do governo.
 
Mudança
 
O corte de ministérios marca uma mudança de posição da presidente, que criticava a proposta, defendida pelo candidato tucano Aécio Neves (MG), na campanha presidencial do ano passado. Em entrevista ao Programa do Jô, em junho, Dilma sinalizou a intenção de ter um primeiro escalão mais enxuto. “Cada ministro tem um papel. Criticam muito porque nós temos muitos ministérios. Acho que teremos de ter menos ministérios no futuro”, reconheceu, ao ser questionada se sabia de cor o nome de todos os ministros do governo.
 
A redução de pastas é cobrada publicamente pelos presidentes da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), como gesto do governo num contexto em que tenta aprovar uma série de propostas impopulares no Congresso, que aumentam impostos e restringem o acesso a benefícios. Os dois foram os principais articuladores de derrotas do Planalto no primeiro semestre.
 
Da AE
 

Rodoviários fazem paralisação no Recife e prejudicam a população

Categoria: Notícias | Postado em 3 de agosto de 2015 às 11:24 am - Autor: Igor Maciel

Na manhã desta segunda-feira (03), rodoviários do Recife (PE), realizaram uma paralisação que prejudicou o funcionamento da cidade. Muitas pessoas não conseguiram chegar ao trabalho porque foram surpreendidos com o movimento.
 
Motoristas e cobradores de ônibus da Região Metropolitana do Recife protestaram contra uma decisão da Justiça que suspendeu o aumento de salários e o tíquete refeição da categoria.
 
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana/PE), informou que “lamenta que a população e a economia local sejam novamente penalizadas por uma paralisação promovida pelos rodoviários e repudia o movimento, realizado sem nenhum fundamento legal e sem qualquer comunicação prévia às empresas e à sociedade. A decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) se deu dentro das regras legais e do uso democrático do processo, tendo respondido à solicitação, legal e legítima, de revisão dos percentuais de aumento concedidos este ano pelo Tribunal Regional do Trabalho(TRT-6) por ocasião do julgamento do dissídio, face à total incapacidade do setor econômico de cumprir o que foi determinado”, diz a nota.
 

Página 1 de 29312345...102030...Última »