ÚLTIMAS POSTAGENS

Jorge e Mateus encerram o São João de Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 17 de abril de 2014 às 6:49 pm - Autor: Igor Maciel

jorge-e-mateus-7-1_600x413
 
Do Blog Social1
 
A dupla sertaneja Jorge e Mateus foi confirmada para o encerramento da programação do São João de Caruaru, no dia 29 de junho. Além deles, a produção do evento confirmou que no domingo 22 o palco será apenas para elas. Entre as atrações femininas da noite estão Renilda Cardoso, Eliane, Elba Ramalho e Margareth Menezes. Outras atrações como Luan Santana, Garota Safada, Limão com Mel, Fagner, Zé Ramalho e Banda Magníficos também já foram anunciadas nessa semana pela prefeitura da cidade.
 

João Lyra revoga decreto de Eduardo

Categoria: Notícias | Postado em 17 de abril de 2014 às 9:03 am - Autor: Igor Maciel

eduardo-JoaoLyra-HS
 
O governador João Lyra Neto (PSB) atendeu à recomendação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e revogou, ontem, o decreto de seu antecessor, Eduardo Campos (PSB), que concedia perdão de dívidas tributárias e reduzia os impostos cobrados a duas usinas termelétricas instaladas em Pernambuco. Assinado conjuntamente pelo ex-secretário da Fazenda e pré-candidato ao governo, Paulo Câmara (PSB), no último dia em que ocuparam os cargos, o decreto nº 40.595, de 3 de abril, abria caminho para questionamentos pela legislação eleitoral. Segundo projeções extraoficiais, implicaria ainda em renunciar a mais de R$ 100 milhões em receitas públicas somente este ano.
 
O volume de imposto que deixaria de ser recolhido vem sendo mantido em sigilo. Nem na justificativa do projeto de lei nº 1.935/2014, que regulamentaria o decreto, foi informado o impacto sobre os cofres estaduais. O ato estipulava perdão, no período de janeiro de 2009 a março de 2014, no recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na compra de óleo combustível, insumo que faz rodar as usinas Pernambuco III, em Igarassu, e Suape II, no Complexo de Suape. E implantava uma alíquota reduzida de 7% para importação e aquisição da matéria-prima.
 
O óleo combustível é considerado o insumo mais poluente para fins energéticos do planeta. A decisão de beneficiar duas empresas que o utilizam vai de encontro ao novo discurso de economia sustentável do presidenciável Eduardo Campos, adotado após a parceria com o Rede Sustentabilidade de, sua pré-candidata a vice, Marina Silva (PSB).
 
As estimativas superlativas de renúncia de receitas se justificam pelo peso que as termoelétricas ganharam na arrecadação do Estado. Em 2013, o acionamento das usinas por conta da crise nos reservatórios de água de todo o País, que derrubou a geração de energia hidrelétrica, provocou um aumento de 17,8% no recolhimento de tributos no setor de combustíveis em Pernambuco. Foram R$ 360,3 milhões a mais por conta da aquisição de maiores quantidades de óleo diesel e de óleo combustível.
 
Na justificativa do PL, a falta de uma estimativa de renúncia fiscal era explicada pelo fato de as termoelétricas não obedecerem a um calendário fixo de funcionamento. Ocorre que, na atual conjuntura do setor elétrico, os empreendimentos estão rodando a pleno vapor há um ano. Instada a informar os cálculos de quanto o Estado estaria abrindo mão de impostos com o decreto, a Secretaria da Fazenda não se posicionou até o fechamento desta edição.
 

Alteração na Avenida Oswaldo Cruz, em Caruaru, muda rotina de motoristas. Veja imagens

Categoria: Notícias | Postado em 17 de abril de 2014 às 8:52 am - Autor: Igor Maciel

A mudança no trânsito da Avenida Oswaldo Cruz, no centro de Caruaru, no Agreste do Estado, vai mudar a rotina de muitos motoristas que trafegam pela via, principalmente para quem tem filhos que estudam em escolas no seu entorno. Veja no vídeo da reportagem do TV Jornal Notícias da TV Jornal Caruaru.
 


 

Dilma levaria no 1º turno com 40% das intenções de voto. Eduardo tem 8%, aponta Vox Populi

Categoria: Notícias | Postado em 17 de abril de 2014 às 8:33 am - Autor: Igor Maciel

dilma-rousseff-580x386
 
Da Agência Estado
 
A presidente Dilma Rousseff (PT), pré-candidata à reeleição, oscilou um ponto percentual para menos, mas continua em primeiro lugar, com 40% das intenções de votos, de acordo com pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada nesta quarta-feira (16). O levantamento mostra que, juntos, os rivais Aécio Neves (PSDB), Eduardo Campos (PSB) e Pastor Everaldo Pereira (PSC) totalizam 26% das intenções de voto.
 
Em segundo lugar, está Aécio, que também oscilou um ponto para baixo – de 17% para 16%. Campos, que anunciou esta semana a ex-senadora Marina Silva (PSB) como a pré-candidata a vice em sua chapa, tem 8% – ante 6% em fevereiro. Pastor Everaldo tem 2% das intenções de voto.
 
Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Na pesquisa anterior, todos os candidatos considerados “nanicos” não somavam mais de 1% nas intenções de voto.
 
Votos em branco ou nulos se mantiveram em 15% na pesquisa divulgada hoje. O número dos que não sabem em quem votar ou que não responderam à pesquisa é de 18% – ante 20% no levantamento anterior.
 
A margem de erro do levantamento é de 2,1 pontos porcentuais. Foram ouvidos 2.200 eleitores em 161 municípios de todos os Estados, menos Roraima, e no Distrito Federal, entre os dias 6 e 8 de abril. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 11, sob o número BR-00075/2014.
 

Confira o que abre e o que fecha em Caruaru durante a Semana Santa

Categoria: Notícias | Postado em 17 de abril de 2014 às 8:28 am - Autor: Igor Maciel

Do NE10 Interior
Núcleo SJCC/Caruaru
 
Além de significado religioso para os cristãos, a Semana Santa representa para muitos um momento de descanso e pausa nas atividades do cotidiano devido o feriadão, que este ano tem início na sexta-feira (18) e vai emendar com o feriado nacional de Tiradentes, na próxima segunda-feira (21). Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, durante o período as lojas do comércio fecham na sexta e reabrem no sábado (19) e na segunda-feira. Já os shoppings da Capital do Agreste funcionam durante todo o feriado.
 
As unidades da rede estadual de educação fecham deste a quarta-feira (16) até a segunda (21). Já na rede municipal de ensino de Caruaru, as aulas ficam interrompidas da quinta até o dia de Tiradentes, mesmo período de interrupção das atividades nas escolas particulares da cidade.
 
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) permanecerá fechada para aulas da sexta-feira até a segunda-feira (21), porém os serviços mais essenciais como segurança e defesa de tese acontecerão normalmente. A Universidade de Pernambuco (UPE) fecha nesta quarta-feira (16) e só reabre terça.
 
O judiciário funcionará em regime de plantão. Terá início nesta quinta, com atendimento sempre das 9h às 17h, tanto para a capital quanto para as comarcas no interior.
 
NORTH SHOPPING – Somente na sexta-feira da Paixão que o horário de funcionamento será especial. As lojas âncoras e satélites abrirão das 10h às 20h. As áreas de alimentação e lazer funcionarão das 11h às 21h. Já o Hiper Bompreço, abrirá das 10h às 21h e o boliche, das 12h às 21. O Centerplex Cinemas vai funcionar conforme o horário de cada sessão.
 
SHOPPING DIFUSORA – Também terá funcionamento alterado apenas na sexta. A praça de alimentação e as lojas âncoras abrirão às 11h e fecharão às 21h. As lojas satélites funcionarão das 12h às 20h e o Mercado do Shopping das 10h às 21h.
 
POLO CARUARU – Terá funcionamento normal durante todos os dias do feriadão.
 
FÁBRICA DA MODA – Estará fechada apenas no domingo (20). Nos outros dias, o funcionamento será normal.
 
COMÉRCIO – As lojas do centro da Capital do Agreste estarão fechadas na sexta-feira Santa, mas reabrem em horário normal no sábado. Já na segunda, o funcionamento será normal. No entanto, para jornada de trabalho no Tiradentes, só trabalham os profissionais cujos nomes foram comunicados pelas empresas ao Sindloja, sindicato dos empregados e Gerência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
FEIRAS – No bairro São Francisco, a feira da sexta-feira foi antecipada para a quinta (17). Já as feiras realizadas aos sábados e domingos (bairros: Salgado, Rendeiras, Rosanópolis, Agamenon e São João da Escócia) ocorrem normalmente. As feiras da Sulanca e do Troca também não sofrerão alteração neste feriado.
 
SAÚDE – Todos os hospitais municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estarão com atendimento normal durante esta Semana Santa e Tiradentes.
 
BANCOS – Não haverá atendimento nas agências bancárias do Estado durante todo o feriado.
 
DENTRAN – Da quinta-feira (17) até a segunda-feira (21), todas as unidades de atendimento do Estado estarão fechadas, incluindo aquelas localizadas em Expressos Cidadão, bem como as lojas dos shoppings e Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).
 
CORREIOS – Estará fechado na sexta-feira da Paixão e no dia de Tiradentes.
 
EXPRESSO CIDADÃO – Todas as unidades do Expresso Cidadão fecham nesta quinta-feira (17) e só reabrem na próxima terça-feira (22).
 
INSS – As agências de todo o Estado ficarão fechadas durante todo o feriado e retomam os serviços na próxima terça-feira (22).
 

Em nota, depois de retirar relógio da rua da Matriz, Prefeitura afirma que tentou negociar antes de decisão judicial

Categoria: Notícias | Postado em 17 de abril de 2014 às 8:19 am - Autor: Igor Maciel

IMG-20140416-WA0014
 
Em virtude da requalificação das Avenidas Rio Branco, Manoel de Freitas, Agamenon Magalhães e Oswaldo Cruz, algumas intervenções estão sendo realizadas, como, por exemplo, a retirada de algumas barracas ao longo da avenida. No início da noite desta quarta, 16, para evitar maiores transtornos ao trânsito, a Prefeitura deu início à retirada do relógio, localizado no canteiro central da Praça Henrique Pinto. O equipamento não se enquadra ao novo projeto urbanístico, além de provocar poluição visual.
 
A Prefeitura de Caruaru tentou por várias vezes chegar a um acordo com a pessoa que utiliza comercialmente o equipamento, mas não obteve êxito. O município procurou a Justiça e o juiz Jefferson Félix, da 2ª Vara da Fazenda, decidiu que o município pode revogar seus próprios atos de acordo com a necessidade. Dessa forma, foi publicado no Diário Oficial do município um decreto revogando a permissão de uso de bem público que respaldava a manutenção do relógio. Novos relógios digitais serão instalados ao longo do canteiro central das avenidas.
 

Cremepe desmente nota, diz que notificou secretaria de Saúde em 9 de abril e confirma interdição que só deve acontecer no mês de maio

Categoria: Notícias | Postado em 16 de abril de 2014 às 5:56 pm - Autor: Igor Maciel

O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) pretende encaminhar para plenária solicitação de interdição do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Caruaru. A ação será votada na primeira plenária de maio. A decisão foi tomada após uma fiscalização feita em fevereiro deste ano, onde foram encontradas diversas irregularidades na estrutura física do serviço tais como paredes quebradas, fiação exposta, além da falta de segurança e equipamentos quebrados.
 
“A situação do SAMU agreste é muito grave. Há meses, o serviço vem descumprindo as resoluções e portarias do CFM e do Ministério da Saúde. A primeira delas é a falta de gravação e arquivamento das chamadas, além do sucateamento dos equipamentos. Uma ligação que deveria durar três minutos pode chegar a 10 minutos por problemas técnicos” afirmou o médico do serviço, Paulo Maciel.
 
Para o presidente do Conselho, Sílvio Rodrigues, esta situação precisa ser resolvida imediatamente. Portanto, esclarece que foi enviado, em 9 de abril, um ofício para a Secretaria de saúde e Ministério Público do município solicitando reunião para tratar irregularidades apontadas no relatório do fiscalização. O Conselho ainda não obteve respostas
 

Prefeitura responde e diz que Samu vai funcionar na Semana Santa

Categoria: Notícias | Postado em 16 de abril de 2014 às 5:32 pm - Autor: Igor Maciel

Nota Oficial
 
A Secretaria de Saúde tranquiliza a população e informa que o serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU-Agreste) funcionará normalmente neste feriado da Semana Santa. A Secretaria de Saúde não recebeu nenhum comunicado oficial do CREMEPE. O telefone do Samu é 192 e deve ser acionado em casos de acidentes com vítimas, traumas e queimaduras; ocorrências cardiorrespiratórias; intoxicação; crises hipertensivas, dentre outros estados de gravidade.

 

Confira programação completa da Semana Santa em Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 16 de abril de 2014 às 4:50 pm - Autor: Igor Maciel

PROGRAMAÇÃO ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
 

Samu deverá ser interditado em Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 16 de abril de 2014 às 4:40 pm - Autor: Igor Maciel

samu
 
O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco deve decidir, nos próximos dias, por uma interdição no Samu Agreste, que funciona em Caruaru e é mantido pela secretaria de Saúde. O médico regulador do serviço e membro do Cremepe, Paulo Maciel, acaba de confirmar, pelo microblog Twitter, a informação:
 
“O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco pretende interditar o SAMU A agreste por funcionar contrário as normas do CFM e do MS. A telemedicina tem regras e normas para o funcionamento que não existe mais no SAMU em Caruaru. O prédio do SAMU está em reforma eterna e com riscos para seus funcionários, o que também preocupa o Cremepe. A falta de segurança física, a higiene, sanitários e dormitórios mistos no SAMU em Caruaru preocupam o Cremepe”, disse o médico.
 

Repartições públicas municipais fecham amanhã ao meio-dia

Categoria: Notícias | Postado em 16 de abril de 2014 às 4:23 pm - Autor: Igor Maciel

A Prefeitura de Caruaru definiu, através do Decreto n° 031, de 28 de março de 2014, que na próxima quinta-feira, 17, o expediente nas repartições públicas municipais e órgãos da administração indireta supervisionados pelo poder municipal, funcionarão das 7h às 12h. O feriado se estenderá até a segunda-feira, 21, feriado nacional de Tiradentes. Seguem em funcionamento, durante todo o feriado, apenas os serviços essenciais, como: hospitais, UPA’s e limpeza urbana.
 

Lua de mel entre professores e novo secretário de Educação terminou

Categoria: Notícias | Postado em 16 de abril de 2014 às 8:05 am - Autor: Igor Maciel

1545886_1443426615888662_1890617806_n
 
Quase não durou a lua de mel entre os representantes dos professores e o moo secretário de Educação de Caruaru Antônio Fernando. Após duas reuniões em que alguns acordos foram costurados, a assembleia de ontem no Sindicato dos Servidores Municipais terminou com a declaração do presidente Eduardo Mendonça afirmando que a classe se enganou em relação ao gestor.
 
“Os professores estão decepcionados. Os trabalhadores estão sofrendo ameaças, assédio moral, dentro das escolas. Ele prometeu que iria resolver essa questão, mas nada foi feito”, disse Eduardo.
 
A Assembleia decidiu continuar com a greve que já dura 51 dias em Caruaru.
 

Por enquanto, vereadores continuam afastados em Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 16 de abril de 2014 às 7:30 am - Autor: Igor Maciel

Câmara
 
A sessão que gerou expectativa quanto à possibilidade de que os vereadores afastados reassumissem suas cadeiras na Câmara de Caruaru terminou sem novidades. A notificação do Tribunal de Justiça não chegou em tempo e a reunião ordinária da Casa Jornalista José Carlos Florencio, nesta terça-feira, seguiu normalmente. Questionados, os vereadores que podem voltar para a suplência chegaram a se dizer tranquilos. Alguns, nos bastidores, até nem acreditam que os vereadores afastados possam voltar.
 
A notificação era esperada para esta noite. Os advogados de defesa dos edis acusados chegaram a ir ao Recife em busca do documento para que ele fosse apresentado na Casa. Sem a certeza de que poderiam tomar posse hoje, nenhum dos beneficiados com a decisão do desembargador Itamar Pereira apareceu na Câmara.
 

Em 2015, salário deve ser de R$ 779,00

Categoria: Notícias | Postado em 15 de abril de 2014 às 4:14 pm - Autor: Igor Maciel

e89b75fda08f73384b37277f5990fdde
 
Do NE10
 
Com estimativa de crescimento da economia de 3% e inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 5% para 2015, o governo encaminhou nesta terça-feira (15) ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2015 (LDO-2015). Pelo projeto, o salário mínimo será reajustado em 7,71% e vai ficar em R$ 779,79 em 2015.
 
O governo estima que o superávit primário para o setor público consolidado será de R$ 143,3 bilhões, valor que corresponde a 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os bens e serviços produzidos no país. Com o abatimento dos R$ 28,7 bilhões destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a meta do superávit primário fica em R$ 114,7 bilhões (ou 2% do PIB).
 
Superávit primário é a poupança para pagar os juros da dívida que o governo tem com outros países e outros credores. Na medida em que o país consegue alcançar as metas de superávits primários, indica que tem condições de pagar suas dividas.
 
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, das empresas públicas e das autarquias.
 
Com a LDO, o governo estabelece as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro do ano seguinte.
 
A LDO tem de ser enviada pelo Executivo ao Congresso até 15 de abril e aprovada pelo Legislativo até 30 de junho. Se não for aprovada nesse período, o Congresso não pode ter recesso em julho. A aprovação da LDO é a base para elaborar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser apreciada pelo Congresso Nacional até agosto.
 
Como é lei, após sancionada, nenhum governante deve aumentar despesas, gastar mais do que está previsto na Lei Orçamentária ou criar novos impostos para o pagamento de suas contas sem autorização do Legislativo.
 
Com a Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO passou a ter um papel importante na condução da política fiscal do governo, devendo estabelecer e indicar as metas fiscais a serem atingidas a cada exercício financeiro a que se refere.
 
Fonte: Agência Brasil
 

Celpe pede um aumento de 18,1%

Categoria: Notícias | Postado em 15 de abril de 2014 às 4:09 pm - Autor: Igor Maciel

economizar-energia-eletrica
 
A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) pediu um aumento de 18,1% à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O item que mais pesou no pedido de reajuste feito pela concessionária foi a compra de energia, que teve uma variação anual de 16,9%, saindo de R$ 1,7 bilhão para R$ 2,06 bilhões. Somente essa compra trouxe 9,6% de reajuste na conta dos pernambucanos. O número é preliminar. O percentual definitivo será definido numa reunião da diretoria da Aneel no próximo dia 22 (de abril).
 
Nas contas da distribuidora, a compra de energia registrou um acréscimo de R$ 299 milhões no último ano. Isso ocorreu porque todas as distribuidoras passaram a comprar mais energia das térmicas, que é mais cara. O governo federal preferiu poupar as águas dos reservatórios das principais hidrelétricas devido à estiagem que fez os reservatórios de água das principais hidrelétricas ficarem em baixa.

 
Os encargos setoriais – taxas cobradas pelo governo federal na conta de todos os brasileiros – registraram uma variação anual de 24,6%, mas eles só têm um peso de 1,4% no Índice do Reajuste Tarifário (IRT). A Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) teve um crescimento anual de 420,5%. Ela é usada para cobrir os custos adicionais da energia gerada pelas térmicas. Essa despesa saiu de R$ 8,3 milhões para R$ 43,2 milhões.
 
Os serviços de transmissão de energia pagos pela empresa aumentaram em 12,2%. De um modo grosseiro, para calcular o IRT, a empresa somou o aumento das principais despesas, que resultou em 13,2% mais o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) que ficou em 7,30% no período. Ainda neste cálculo, é subtraído o Fator X, um percentual elaborado pela Aneel que inclui uma pontuação pelo serviço prestado pela estatal, melhoria da eficiência etc.
 

Página 1 de 8612345...102030...Última »