ÚLTIMAS POSTAGENS

Divulgada programação do São João da Moda

Categoria: Notícias | Postado em 25 de maio de 2015 às 3:57 pm - Autor: Igor Maciel

são joão
 
O São João da Moda, que acontece em Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, será realizado de 20 a 29 de junho, na Avenida 29 de Dezembro, no centro da cidade. A meta, de acordo com a organização, é focar na tradição da cultura nordestina.
 
Os homenageados serão o ex-prefeito e ex-deputado estadual Augustinho Rufino de Melo e a forrozeira, cantora e ícone da cultura santa-cruzense Inácia Rosineide da Silva, a conhecida Neidinha de Dedé (in memoriam).
 
Os festejos contarão com três polos de animação: o Polo Multicultural, o Palco da Moda (palco principal com apresentações de artistas nacionais e locais), e a criação do Polo São João Povão, espaço dedicado ao autêntico forró pé de serra com apresentações exclusivas de artistas locais.
 
Confira a programação:
 
DIA 20/06 – Bidinga do Acordeom | Magníficos
DIA 21/06 – Forró Pé de Serra | Forró na Fama | Gabriel Diniz
DIA 23/06 – Forró no Kilo | Garota Dengosa | Amigos Sertanejos
DIA 24/06 – Forró na Mídia | Wesley Safadão e Banda Garota Safada
DIA 26/06 – Dimetrose | Felipe Lemos | Luan Estilizado
DIA 27/06 – Forró Pé de Serra | Forró dos Bossas | Cavaleiros do Forró
DIA 28/06 – Marcelão e Farra de Xerife | Santanna O Cantador | Ítalo e Renno
DIA 29/06 – Forró Levado | Forró do Firma | Alcymar Monteiro
 

Músico Valdir Santos será homenageado na Câmara de Caruaru

Categoria: Notícias | Postado em 25 de maio de 2015 às 3:46 pm - Autor: Igor Maciel

Valdir Santos
 
Nesta terça-feira (26), o músico Valdir Santos será homenageado pelo vereador Marcelo Gomes (PSB), com a “Medalha de Honra ao Mérito Álvaro Lins” na Câmara Municipal de Caruaru (PE). A solenidade acontecerá às 20h, no plenário.
 
Para Marcelo, a homenagem é uma forma de incentivar os artistas caruaruenses e preserva a cultura da cidade. Valdir Santos é compositor, cantor e produtor musical e assinou projetos como a Orquestra de Forró de Caruaru e o arranjo e produção do CD “O Forró de Heleno dos Oito Baixos”.
 

Governo sem tempo para negociar ajuste fiscal com o Congresso

Categoria: Notícias | Postado em 25 de maio de 2015 às 3:38 pm - Autor: Igor Maciel

plenario_da_camara
 
O Senado deve votar esta semana três medidas provisórias que vencem no dia 1º de junho e tratam do ajuste fiscal do governo. Um dos textos é a MP 664, que trata originalmente de mudanças nas regras para acesso dos trabalhadores à pensão por morte. No entanto, as principais discussões sobre a medida mudaram de foco depois que a Câmara dos Deputados incluiu uma emenda que altera o cálculo do fator previdenciário.
 
Atualmente, as aposentadorias pagas pela Previdência Social, quando as pessoas param de trabalhar antes da idade prevista, é de 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres. Mesmo que já tenham cumprido o tempo mínimo de contribuição de 35 anos para os homens e 30 anos para as mulheres, se não tiver atingido a idade, o benefício é reduzido.
 
A emenda da Câmara determina que seja aplicado um novo cálculo, no qual a soma da idade com o tempo de contribuição deverá ser 85 anos para as mulheres e 95 anos para os homens. Assim, uma mulher que tenha 55 anos de idade e 30 anos de contribuição, poderá se aposentar recebendo integralmente o valor do seu salário, obedecido o teto de R$ 4.663 do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Já os homens se aposentarão com o valor integral se trabalharem 35 anos, atingindo a idade de 60 anos.
 
A MP perderá a validade se não for votada até o dia 1º e, se for alterada precisará voltar para a Câmara. Para que isto não aconteça, o governo acertou com os líderes da base aliada a aprovação do texto atual, incluindo a emenda. No entanto, ao longo das últimas semanas, representantes do governo se manifestaram contrários à emenda que trata do fator previdenciário.
 
O último cálculo do Ministério da Previdência, de 2012, estimava que o fim do fator pode gerar um impacto de até R$ 40 bilhões em dez anos. Por isso, apesar do acordo para que a MP 664 seja votada do jeito que está, não há compromisso da presidente Dilma Rousseff de que o texto será sancionado integralmente.
 
A avaliação entre membros da própria base aliada, no entanto, é que se a presidenta vetar a emenda, sofrerá nova derrota quando o veto for votado em sessão do Congresso Nacional. “Se ela não quiser experimentar uma segunda derrota, ela que não vete. Porque vai ser acachapante”, afirmou o senador Walter Pinheiro (PT-BA). Segundo ele, no Senado, já estão garantidos pelo menos 42 votos para derrubar o veto, caso isso ocorra. São necessários 41 votos no Senado e 257 na Câmara.
 
A votação da MP 664 deverá ocorrer nesta próxima terça-feira (26), logo após a votação da MP 665, que trata de mudanças nas regras para acesso a seguro-desemprego, seguro-defeso e abono salarial. Ainda nesta semana, os senadores deverão apreciar a MP 668, que aumenta as alíquotas de PIS e Cofins sobre mercadorias industrializadas.
 
As três medidas provisórias estão relacionadas ao ajuste fiscal do governo e devem ser aprovadas sem alterações para não perder a validade por decurso de prazo.
 

Parque da Nova Caruaru é inaugurado

Categoria: Notícias | Postado em 25 de maio de 2015 às 9:25 am - Autor: Igor Maciel

749-360-25153965
 
No cair da tarde desta sexta (22), ao som de muito forró, moradores do bairro da Nova Caruaru festejaram durante entrega de um dos maiores espaços abertos de lazer de Pernambuco, nomeado Parque Drayton Nejaim pelo requerimento do vereador Ricardo Liberato, em homenagem ao ex-prefeito que governou Caruaru por 12 anos e fundou o bairro, onde também residiu. O filho de Drayton agradeceu o carinho em um discurso emocionado. “Estou com minha família aqui e sei da felicidade de todos pelo reconhecimento do trabalho do meu pai”, disse. Também estiveram presentes o prefeito, José Queiroz; o vice-prefeito, Jorge Gomes; o deputado federal, Wolney Queiroz; o senador, Douglas Cintra; o ex-governador, João Lyra; a deputada estadual, Raquel Lyra; a secretária executiva de direitos humanos, Laura Gomes e o padre, Miguel Ângelo. Além de vereadores e secretários.
 
Na oportunidade o prefeito relatou os inúmeros investimentos que estão sendo realizados na localidade. “Temos muito trabalho aqui neste bairro. Buscamos verba e realizamos essa obra belíssima e que muda a cara da Nova Caruaru. Agora vamos partir para mais calçamentos”.
 
Uma fonte interativa, inédita na cidade, com bico articulado que forma um túnel de água foi escolhida para compor o conjunto de aparelhos do Parque da Nova Caruaru. Essa novidade chamou atenção de quem estava no local que tem área de cerca de 11 mil metros quadrados, num projeto que inclui pista de caminhada com 700ms lineares, playground, duas quadras de areia, uma poliesportiva, equipamento para exercícios, espaço infantil com 75m², pista de skate e de patins.
 
O verde dá o toque ecológico ao parque. O projeto resultou na plantação de 125 árvores de grande porte. A iluminação de LED é alta e complementada por luminárias baixas ao longo dos pontos de deslocamento dos caminhantes.
 
Agora, em cinco cantos da cidade existem parques e um na área rural.
 

João Lyra e Raquel devem comparecer à inauguração de parque que leva o nome de Drayton Nejaim

Categoria: Notícias | Postado em 22 de maio de 2015 às 8:53 am - Autor: Igor Maciel

.

.

Do Blog do Wagner Gil
 
O ex-governador João Lyra Neto e a deputada estadual Raquel Lyra (PSB), estarão hoje na inauguração do Parque Ambiental Prefeito Drayton Nejaim, programada para ocorrer às 17h, no bairro Nova Caruaru. A homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado de Caruaru, partiu do veredaor Ricardo Liberato (PSC), ex-líder do Governo Municipal na Casa Jornalista José Carlos Florêncio. A família Liberato foi aliada a Drayton durante décadas.
 
O ‘Doido’ como carinhosamente era chamado por seus eleitores, travou duelos importantes na política local com João Lyra Filho e com o atual prefeito José Queiroz. Drayton quando era prefeito, criou o bairro Nova Caruaru. A família do ex-prefeito estará presente, incluindo o jornalista Drayton Filho, diretor da Revista Negócios PE e presidente do LIDE Pernambuco.
 

Professores da rede estadual prometem deflagrar nova greve dia 29

Categoria: Notícias | Postado em 22 de maio de 2015 às 8:44 am - Autor: Igor Maciel

professores1-580x348
 
Do Blog de Jamildo
 
Após assembleia nesta quinta-feira (21), os professores da rede estadual de ensino decretaram nova greve. A paralisação terá início na próxima sexta-feira (29). A categoria não aceitou a proposta do governo de reajuste salarial de 7,01%. A proposta pedida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) é de 13,01%.
 
O objetivo do encontro, que aconteceu no Clube Português, era avaliar o cumprimento das propostas feitas pelo Governo e que foram apresentadas aos docentes no dia 4 de maio. Em abril, a categoria paralisou as atividades durante 24 dias.
 
“O governo que colocou a educação no centro do debate, assanhou a categoria ao prometer reajustar em 100% os salários e agora, descumpre com o que está previsto em lei gerando revolta dos professores que decidiram retomar à greve”, disse o presidente do Sintepe, Fernando Melo, durante a assembleia.
 
O sindicato informou ainda que vai enviar um ofício ao Governo informando a rejeição das propostas e a decretação da greve a partir do dia 29, data que acontecerá a paralisação nacional. Às 14h da tarde deste dia será feita uma assembleia em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
 

Contra a comissão formada pelos colegas, Marcelo Gomes diz que Câmara não deveria ter camarote no São João

Categoria: Notícias | Postado em 22 de maio de 2015 às 8:38 am - Autor: Igor Maciel

Na noite desta quinta-feira (21), o vereador Marcelo Gomes (PSB), afirmou que é contra a manutenção de um camarote para a Câmara Municipal de Caruaru, durante o São João 2015. De acordo com o vereador, o momento é de poupar verba e fazer receita.
 
“Por uma questão de coerência sou contra um camarote para a Câmara no São João de Caruaru, pelo mesmo motivo que fui contra no ano passado: estamos passando por um período de dificuldade econômica. Embora a Câmara não vá ter custos com o espaço, um camarote para esta Casa impede a comercialização e o arrecadamento de receita para que a Prefeitura arque com os custos do São João”, afirmou o vereador.
 

Após reunião, clima entre policiais civis e Governo melhora e já não se fala mais em greve

Categoria: Notícias | Postado em 22 de maio de 2015 às 8:28 am - Autor: Igor Maciel

Depois de uma paralisação de 24h e de ameaçar greve geral, representantes do sindicato dos policiais civis em Pernambuco foram recebidos pelos secretários de Administração, Milton Coelho, de Defesa Social, Alessandro Carvalho e pelo Chefe de Polícia, Antônio Barros.
 
Na reunião, de acordo com o sindicato, a SAD mostrou relatório sobre o funcionalismo público estadual no período de 2007 à 2014, trazendo a tona a dificuldade financeira pela qual Pernambuco e o país passam neste ano, afirmando impedimentos legais oriundos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), informando que o Estado já ultrapassou o limite prudencial de gastos com custeio.
 
O Sinpol reafirmou a pauta apresentada ainda no mês de janeiro deste ano, bem como a insatisfação da categoria.
 
“A SAD, mesmo apontando as dificuldades financeiras do Estado, prontificou-se a, no próximo dia 08 de junho, apresentar proposta de restruturação do Plano de Cargos e Carreiras (PCCV), observando o que foi apresentado pelo Sinpol de mudança nos percentuais de classes, faixas e qualificação profissional, quantidade de faixas e migração dos Peritos Papiloscopistas para o QTP, bem como iniciar as tratativas sobre os 225% da gratificação de risco de função”, afirmou, através de nota, o sindicato.
 
Também foram tratados assuntos relativos aos assédios, perseguições e ao desrespeito aos direitos trabalhistas nas Operações Policiais no âmbito da Polícia Civil, ocasião em que ficou acertado que o sindicato irá se reunir com o Chefe de Polícia e com o Secretário de Defesa Social para tratar sobre tais problemas.
 

Conta de água aumenta 3,51% a partir de 20 de junho

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 4:38 pm - Autor: Igor Maciel

O consumidor pagará mais 3,51% pela tarifa de água como consequência dos reajustes que ocorreram este ano na conta de energia. A Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe) autorizou o aumento do serviço cobrado pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). O percentual entrará em vigor em 20 de junho. É o segundo reajuste da Compesa este ano. O primeiro ficou em 8,35% e entrou em vigor no dia 20 de março.
 
Até o ano passado, o aumento da Compesa ocorria uma vez por ano. No entanto, os constantes reajustes do aumento de energia deste ano (em janeiro, março e abril) levaram a estatal a pedir um aumento extraordinário à Arpe. A estatal pediu um aumento de 6,76%. “O reajuste da Arpe ficou menor porque não julgamos procedente o pedido de atualização da inflação entre fevereiro e maio por considerar que isso não está previsto na metodologia do reajuste da tarifa de água”, explica o diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Hélio Lopes.
 
O pedido do aumento extraordinário da Compesa incluiu a cobrança da bandeira vermelha na conta de luz da estatal até fevereiro de 2016, o que não foi aceito pela Arpe. A bandeira vermelha é um gatilho que repassa ao consumidor final a alta no custo da produção de energia já no mês seguinte. Desde janeiro está sendo cobrada a bandeira vermelha, que é a mais cara, na conta de energia. “A cobrança dessa bandeira vermelha pode sair dos custos da Compesa a qualquer momento”, diz Hélio. No entanto, os especialistas do setor elétrico afirmam que a bandeira vermelha será cobrada pelo menos até janeiro de 2016.
 
Segundo Hélio, se a bandeira continuar vermelha no segundo semestre deste ano isso não vai resultar num novo aumento da conta de água, porque a Arpe vai incluir esse acréscimo quando for calcular o aumento da Compesa de 2016, o que deve ocorrer em fevereiro do próximo ano. Os constantes reajustes na conta de energia provocaram um impacto de 39,60% nos custos de energia da Compesa e a conta de luz corresponde a 11% de todas as despesas da estatal.
 
Do JC Online
 

Cintra quer fiscalização de projetos federais em Pernambuco

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 3:52 pm - Autor: Igor Maciel

douglas cintra
 
A Subcomissão Temporária de Acompanhamento de Obras Inacabadas do Senado Federal fiscalizará também as obras da Adutora do Agreste e da Transposição do Rio São Francisco em Pernambuco. A solicitação partiu do senador Douglas Cintra (PTB-PE), reeleito como relator da Subcomissão.
 
A Subcomissão, vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, da qual Cintra é titular, tem prazo de oito meses para concluir seus trabalhos. Entre as obrigações desta subcomissão estão listar os empreendimentos inacabados mais importantes, apontar as causas dos atrasos e, se possível, as responsabilidades pelos retardamentos, propor medidas legislativas para corrigir os problemas existentes e evitar novos atrasos.
 
“A atuação da subcomissão contribuirá para retomar obras paralisadas em todo o país. Tenho certeza de que este trabalho dará bons frutos”, declarou Cintra, apontando ainda que, em Pernambuco, a duplicação da BR-104 e da BR-423, precisam ter continuidade.
 
A Comissão é presidida pelo senador Ataídes Oliveira (PSDB-TO), e tem os senadores Valdir Raupp (PMDB-RO), Roberto Rocha (PSB-MA) e Donizetti Nogueira (PT-TO) como membros.
 

Barraqueiros e ambulantes do Alto do Moura também farão cadastro

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 11:32 am - Autor: Igor Maciel

SÃO-JOÃO-Caruaru
 
A partir da próxima terça-feira (26), os barraqueiros e ambulantes que comercializaram no polo do Alto do Moura, durante o São João do ano passado, deverão realizar o cadastro para este ano. Os interessados devem ir à Associação dos Artesãos em Barro e Moradores do Alto do Moura (AABMAM), na Unidade Móvel da prefeitura, para se cadastrar.
Este ano serão 20 barracas, já a quantidade de ambulantes será definida pela Associação, que já tem uma relação das pessoas que trabalharam no ano anterior. A prioridade é das pessoas que trabalharam no ano de 2014 e que são moradores do local.
 
Para realizar o cadastro é necessário levar os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e a Inscrição Municipal de 2014. Serão cobradas as taxas de Ocupação do Solo e Alvará de Funcionamento, que para os barraqueiros fica no valor de R$ 350 (trezentos e cinquenta reais) e para os ambulantes R$ 150 (cento e cinquenta reais).
 
Já para barraqueiros e ambulantes, que irão comercializar no Pátio de Eventos, o cadastro encerra amanhã (22). A prioridade está sendo dos que comercializaram no Patio no ano passado. No total, serão 150 barracas e 100 ambulantes. Os interessados devem se cadastrar no atendimento da Secretaria da Fazenda Municipal, localizada na avenida Rio Branco, no prédio do Centro Administrativo, das 8h às 13h. O valor da barraca será R$ 1800 (mil e oitocentos reais), referentes ao uso do solo, alvará de funcionamento e a estrutura da barraca.
 

Perspectivas econômicas e entraves para o desenvolvimento do NE serão discutidas no Recife

Categoria: Notícias | Postado em 21 de maio de 2015 às 11:24 am - Autor: Igor Maciel

No dia 27 de maio, será realizado no Recife (PE), um debate sobre perspectivas e tendências para o desenvolvimento econômico do Nordeste e os principais entraves que desafiam o crescimento da região. A discussão faz parte do “Ciclo de Desenvolvimento Regional: Nordeste Competitivo”, que acontecerá no Sheraton Reserva do Paiva Hotel & Convention Center.
 
O evento acontece das 13h30 às 18h, e terá a participação do vice-governador de Pernambuco, Raul Henry, que abordará as perspectivas econômicas de Pernambuco, os impactos dos novos investimentos no estado e os retornos esperados pela gestão socialista.
 
Além de Henry, Francisco Bezerra representando o Banco do Nordeste (BNB), abordará as linhas de créditos do Banco do Nordeste e as oportunidades de investimento oferecidas ao empresariado. O ciclo conta ainda com apresentação da economista Tânia Bacelar sobre o estudo “Nordeste 20-22”, desenvolvido pela CEPLAN a pedido do Banco do Nordeste e que aponta as perspectivas econômicas para o Nordeste entre os anos de 2020 e 2022.
 
Inscrições podem ser feitas até o dia do evento, aqui.
 

Página 1 de 25512345...102030...Última »