20 de janeiro de 2017 às 09:49h

Prefeitas de Pernambuco se encontram em Caruaru

Nesta quinta-feira (20), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, reunirá prefeitas de todo o Estado de Pernambuco para discutir sobre políticas públicas e a necessidade do avanço das mulheres na política.
 
O encontro será às 10h30, no hotel WA, em Caruaru, e estão confirmadas as 25 prefeitas eleitas do Estado.
 

20 de janeiro de 2017 às 09:40h

Governo do Estado divulga nota de pesar sobre morte de ministro

Nota de pesar
 
“A magistratura brasileira perde um dos seus quadros mais qualificados com a morte do ministro Teori Zavascki. Discreto, ético, íntegro, o ministro era e continuará sendo uma referência no Direito brasileiro, por tudo que fez ao longo de sua vida profissional, trajetória que o levou ao Superior Tribunal de Justiça e, posteriormente, ao Supremo Tribunal Federal. Presto minha solidariedade aos seus familiares, nessa hora de tamanha perda”.
 
Paulo Câmara
Governador de Pernambuco
 


20 de janeiro de 2017 às 09:02h

Cármen Lúcia diz que ainda não analisou como ficará andamento da Lava Jato

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse que ainda não estudou como ficará o andamento dos processos da Operação Lava Jato. O ministro Teori Zavascki, que morreu em acidente de avião na tarde de hoje, era o responsável pela condução das investigações na Corte.
 
“Não estudei nada por enquanto. A minha dor é humana, como eu tenho certeza é a dor de todo brasileiro por perder um juiz como esse”, disse.
 
Cármen Lúcia recebeu a notícia da morte de Teori em Belo Horizonte e retornou no início noite a Brasília para acompanhar o caso. Aparentemente abatida, a ministra foi diretamente do aeroporto ao Supremo para falar com os jornalistas sobre a morte de Teori, a quem chamou de “um amigo super afetuoso, leal, digno”.
 
Durante entrevista, Cármen Lúcia confirmou que o velório do ministro será em Porto Alegre, onde mora a família dele, e não no Salão Branco do STF, como é tradicional na Corte. Ela informou estar em contato constante com a família de Teori, de quem partiu o pedido para que o velório fosse realizado na capital gaúcha, onde o ministro morava e onde construiu sua carreira. “O Supremo acata e dará todo o suporte para tudo que for necessário”, disse a presidente do STF. A data ainda não foi definida porque o Corpo de Bombeiros de Paraty (RJ) ainda faz o trabalho de busca dos corpos.
 
“O Supremo se ressente e vai ressentir sempre da perda de um juiz como esse. Esperamos agora que o desenlace dos acontecimentos aconteça de uma maneira bem humana”, acrescentou.
 
Regimento Interno – Com a morte de um ministro, o Artigo 38 do Regimento Interno do Supremo prevê que os processos deverão ser herdados pelo juiz que ocupar a vaga. Ou seja, seria necessário aguardar a escolha de um novo ministro pelo presidente da República para substituir Teori e, com isso, assumir todos os processos do magistrado, incluindo os da Lava Jato.
 
Outro trecho do regimento, no entanto, faz exceção para alguns tipos de processo cujo atraso na apreciação poderia acarretar na falha de garantia de direitos, no caso de ausência ou vacância do ministro-relator. Por exemplo: habeas corpus e mandados de segurança. Nesses casos, as ações podem ser redistribuídas a pedido da parte interessada ou do Ministério Público.
 
Casos excepcionais – A presidente do STF, ministra Carmén Lúcia, tem a prerrogativa de, a seu critério, em casos excepcionais, ordenar a redistribuição dos demais tipos de processo, como um inquérito, por exemplo, que é o estágio em que se encontra a tramitação da Lava Jato no STF.
 
Assessores jurídicos do STF levantaram também a hipótese, embora menos provável, de que os ministros possam se reunir para, inclusive, modificar o regimento e adequá-lo à situação. Por isso, eles afirmaram ser precipitado definir o que pode ocorrer com a parte da Operação Lava Jato que tramita na Corte.
 
Quando o ministro Carlos Alberto Menezes Direito morreu, em 1º de setembro de 2009, o ministro sucessor, Dias Toffolli, herdou cerca de 11 mil processos, com exceção daqueles nos quais ele havia atuado como advogado.
 
Da Agência Brasil
 

17 de janeiro de 2017 às 15:58h

Bandidos tentam assaltar supermercado em Caruaru

 

Quatro homens armados tentaram assaltar o supermercado Makro, em Caruaru. Na madrugada de hoje, a Polícia Militar foi acionada para verificar a denúncia de um roubo ao estabelecimento. Os bandidos fizeram um segurança refém e tentaram obrigá-lo a abrir o cofre da loja.

Ao avistar os policiais, a quadrilha fugiu pela mata sem conseguir arrombar o cofre. O segurança não ficou ferido. Alguns produtos chegaram a ser levados pelos ladrões, mas foram abandonados pelo caminho, durante a fuga.

 

17 de janeiro de 2017 às 15:38h

Prefeitura de Caruaru lança ferramenta online para formatar plano de segurança

 

 

A plataforma digital do plano “Juntos pela Segurança” já está disponível. Agora, o cidadão caruaruense poderá colaborar no enfrentamento à violência enviando sugestões para o www.caruaru.pe.gov.br/juntospelaseguranca. Neste site, as propostas podem ser direcionadas aos temas: Direitos Humanos; Ordem Pública, Esportes, Lazer e Cultura; Sistema de Justiça Criminal e Segurança Pública; Saúde e Drogas; Educação; e Desenvolvimento Urbano.

O “Juntos pela Segurança” é um plano de participação popular que consolidará uma política pública voltada para a definição do papel do município na contribuição da complexa tarefa da preservação da ordem pública, além de procurar desenvolver a responsabilidade cidadã da comunidade, bem como assumir compromissos com os órgãos responsáveis constitucionalmente pela segurança pública.

Vale lembrar, que na próxima quinta-feira, dia 19, acontece o Fórum Municipal para a Construção Coletiva do Plano “Juntos pela Segurança”, no Centro de Convenções do Senac Caruaru. Toda sociedade civil organizada; entidades de classe; universidades, líderes comunitários e órgãos ligados à segurança pública participarão do encontro através das câmaras temáticas.

 

17 de janeiro de 2017 às 07:49h

Professores conseguem vitória na justiça para receber adicional de férias em Caruaru

 

O SISMUC Regional comemora uma vitória na justiça. Em decisão liminar, a Vara da Fazenda Pública de Caruaru determinou o pagamento do adicional de férias dos professores da rede municipal de Caruaru. A nova gestão deve obedecer a determinação até o fim deste mês.

Segundo o presidente do SISMUC Eduardo Mendonça, o ex-prefeito José Queiroz, apesar de ter anunciado o pagamento do benefício aos funcionários, realizou o repasse apenas para alguns servidores, cerca de 30% de acordo com o sindicato.

 

17 de janeiro de 2017 às 07:33h

Santa Efigênia firma parceria com Unifavip/Devry e promove curso para profissionais da saúde que atuam em emergências

 

Nos próximos dias 21 e 22 de janeiro, o Hospital Santa Efigênia (HSE), em parceria com o Centro Universitário Unifavip/Devry, promove o primeiro curso de Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) para capacitação de profissionais da área da saúde como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e estudantes do último período de medicina.

 

O curso será aberto, principalmente, aos profissionais que atuam em unidades de urgência e emergência e em unidades intensivas. O objetivo é uma educação continuada para qualificá-los no suporte avançado de vida na cardiologia como, por exemplo, na condução de um paciente em parada cardíaca, além de facilitar a ação no atendimento de arritmias cardíacas. 

 

O curso é fornecido pela Unidade de ACLS do Hospital de Cardiologia do Estado de Pernambuco Agamenon Magalhães. Os participantes terão direito à certificado reconhecido pela Hart Medical, válido por dois anos.

 

“Queremos fortalecer o Unifavip junto ao Hospital Santa Efigênia como um centro de excelência e formador de opinião para a nossa mão de obra de saúde”, ressalta o coordenador do Setor de Hemodinâmica do HSE, Flávio Japiassu.

 

O curso começa no sábado, às 8h, no laboratório de simulação realística do Unifavip, o Turbo Health. Para os interessados, o investimento é de R$ 1.200 e a inscrição deve ser feita com Ana Paula Melo, do departamento comercial do Unifavip/Devry, pelo telefone (81) 98241-1395.

 

17 de janeiro de 2017 às 07:22h

Prefeitura vai sinalizar parque de onde moradores foram expulsos e nunca receberam casas

 

A secretaria de Desenvolvimento Rural anunciou que vai sinalizar trilhas e estruturas arquitetônicas do Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho. A área, conhecida como Serra dos Cavalos, foi palco de um impasse, ainda na penúltima gestão do ex-prefeito José Queiroz.

Desde 2010, quando foram expulsas das casas em que moravam na área do parque, dezessete famílias esperam a construção de uma “ecovila”, contemplando estruturas para o cultivo de legumes e moradias.

Enquanto as casas não eram construídas, a prefeitura ficou pagando um auxílio-aluguel. O benefício deveria ser temporário, mas já dura 6 anos. A promessa de construção das casas nunca foi cumprida. Alguns agricultores trabalhavam no local há 25 anos quando foram expulsos.

As propostas de sinalização do Parque serão apresentadas pelo atual secretário de desenvolvimento rural Diogo Cantarelli, nesta terça (17).

Sobre as moradias dos agricultores que esperam desde 2010, nenhuma novidade.

 

16 de janeiro de 2017 às 16:09h

Representantes da Fundação Share visitam agricultores de Santa Cruz Capibaribe

 

Representantes da Fundação Share Internacional, visitaram agricultores familiares de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, para conhecer como estão trabalhando os santa-cruzenses e como são comercializados os diversos artigos agrícolas da Feira da Produção Familiar.

A Fundação Share Internacional é uma organização sem fins-lucrativos, tem como objetivo repartir recursos do mundo, promover igualdade entre as pessoas de maneira que todos possam ter o mínimo necessário para sobreviver.

“Nosso desejo é educar, inspirar e guiar na criação de estruturas corretas, com políticas econômicas, sociais e sustentáveis, que permitam que as pessoas avancem com instalações adequadas nas suas diversas produções”, contou Stephen Craig, diretor da Share Internacional.

16 de janeiro de 2017 às 15:12h

Alunos têm acesso a sistema informatizado do Fies a partir de hoje

O Sistema Informatizado do Fundo de Financiamento Estudantil (SisFies) será aberto para os alunos a partir de hoje (16). Os estudantes podem, portanto, renovar seus contratos, já que os aditamentos são feitos pela internet. A renovação vale somente para contratos formalizados até 31 de dezembro de 2016. As novas inscrições estão previstas para fevereiro.
 
Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os alunos devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies.
 
Na última segunda-feira (9), o acesso ao sistema foi aberto às instituições de ensino superior para o cadastro de dados dos alunos beneficiados. Agora, os estudantes devem confirmar as informações. O prazo para as instituições inserirem os dados vai até o dia 30 de abril.
 
No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.
 
Evitar problemas – A abertura do SisFies para os aditamentos foi uma das primeiras medidas anunciadas este ano pelo Ministério da Educação (MEC). A intenção é evitar os problemas que ocorreram no ano passado. No segundo semestre de 2016, as renovações dos contratos, que geralmente ocorrem no início do semestre, só puderam ser feitas a partir de outubro, devido a atrasos de pagamentos. De acordo com o MEC, cerca de 98% dos estudantes conseguiram renovar o financiamento, o que totalizou um orçamento de R$ 8,6 bilhões.
 
O Fies oferece financiamento de cursos superiores em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O aluno só começa a pagar a dívida após a formatura. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, mais de 2 milhões de alunos participam do programa.
 
Da Agência Brasil
 

16 de janeiro de 2017 às 15:10h

PROCON Caruaru alerta para promoções e pacotes de viagens nas férias

Os consumidores devem ficar atentos às compras online, principalmente, de pacotes de viagens para as férias. De acordo com o diretor do PROCON, Nyverson Moura, vários estabelecimentos omitem taxas extras escondendo informações importantes para a viagem. “O cliente deve guardar folhetos e anúncios. O mais correto é trazer informações claras e precisas sobre custos, valores e taxas cobradas”, disse o diretor.
 
Por isso, os consumidores que se sentirem prejudicados devem recorrer ao PROCON, na Avenida Rio Branco, n° 315 – Centro, para abrir o procedimento de reembolso. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.
 
Outra opção utilizada são os pacotes de viagens oferecidos pelas agências de turismo. O preço do passeio é dividido em várias parcelas, mas existem alguns tópicos no contrato que o cliente deve está atento. “Pacotes de viagens devem ser bem analisados, o contrato deve ser lido por completo antes da assinatura. Prestar bem atenção em taxas não inclusas e perguntar sempre os valores dos serviços que serão ofertados nos passeios”, alerta Moura.
 

16 de janeiro de 2017 às 14:49h

Vice-governador assume secretaria de Desenvolvimento Econômico


 
O vice-governador Raul Henry foi anunciado como o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado. A posse será realizada esta semana, em dia a ser definido pelo governador Paulo Câmara.
 
“Raul tem experiência, dimensão, capacidade de gestão, a nossa confiança política e a interlocução necessária em Pernambuco e no Brasil para os desafios do mundo globalizado, pré-requisitos fundamentais a uma secretaria como a de Desenvolvimento Econômico. Sem esquecer da sua reconhecida capacidade de diálogo”, argumentou Paulo.