ÚLTIMAS POSTAGENS

MPPE ajuíza ação contra a Unilever por sonegação de imposto

Categoria: Notícias | Postado em 23 de setembro de 2016 às 10:08 am - Autor: Igor Maciel

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) denunciou a Unilever Brasil Gelados do Nordeste S/A, por fraudar a Fazenda Estadual, inserindo elementos inexatos em documento fiscal. Foram denunciados os diretores da empresa, por utilização de crédito fiscal irregular referente à aquisição de mercadorias destinadas ao uso e consumo como se fossem bens da cadeia produtiva dos produtos industrializados pela Unilever.
 
Esse procedimento levou a uma redução irregular do ICMS a recolher, compondo a relação de débito/crédito de apuração do imposto devido. A empresa deixou de recolher à Fazenda Pública Estadual o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) Normal, de sua responsabilidade direta, o valor original de R$1.647.259,95, conforme descrito no demonstrativo de Crédito Tributário constante no processo fiscal n°2014.000000967069-14.
 
Segundo o MPPE, a prática relatada perdurou em continuidade delitiva até 14 de março de 2016, quando foi produzida a constituição do crédito tributário e o seu lançamento definitivo, bem como sua inscrição na Dívida Ativa na referida data, importando na supressão do pagamento do valor original, que somado à multa e aos juros de mora, totaliza a quantia de R$4.250.741,56.
 


Recuperação de Jucazinho será feita pelo governo Federal

Categoria: Notícias | Postado em 23 de setembro de 2016 às 9:46 am - Autor: Igor Maciel

O edital de licitação para a conclusão de trechos do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco, de acordo com o Ministério da Integração Nacional, está em fase final e será lançado em até 30 dias.
 
Segundo o ministro Helder Barbalho, a prioridade é garantir abastecimento de água e desenvolvimento econômico para a região. Com esse objetivo, diversas medidas estão sendo tomadas – além do Projeto São Francisco – como a garantia de recursos para a execução das obras hídricas, a construção de adutoras de engate rápido e a operação carro-pipa.
 
Porém, o trecho da integração das bacias do São Francisco que precisará ter nova licitação já estava contratado e sendo executado pela empresa Mendes Júnior Trading S.A., que não conseguiu atender as responsabilidades contratuais diante do comprometimento da sua capacidade técnica gerada por dificuldades na obtenção de créditos.
 
“Estamos cruzando diversos itens que estavam nesse contrato para checarmos o que foi executado e o que ainda falta realizar. Esperamos ter um novo prestador de serviços contratado o mais rápido possível e que tudo transcorra na normalidade para que as obras possam ser retomadas o quanto antes e em 2017 nós tenhamos concluído a passagem das águas no Eixo Norte. No Eixo Leste, que está tudo rodando dentro do planejado, a passagem das águas acontecerá em dezembro de 2016”, explicou o ministro.
 
A recuperação da Barragem Jucazinho, em Caruaru, também foi anunciada pelo ministro. Segundo ele, o edital está sendo elaborado pelo Ministério da Integração Nacional e deve ser lançado ainda em 2016. “A obra é preventiva, para evitar qualquer problema maior. Estamos concluindo o processo de verificação dos preços e avaliando se será necessário um processo emergencial para que possamos estabelecer prazos”. A barragem está sob responsabilidade do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs).
 
O anuncio foi realizado no Instituto Ricardo Brennand, em Recife, e contou com a presença do superintendente da Sudene, Marcelo Neves; e dos vice governadores de Pernambuco, Ruy Henry; da Bahia, João Leite; da Paraíba, Ana Lígia Feliciano; de Sergipe, Belivaldo Chagas; e do Piauí, Margarete Coelho.
 

Confira a agenda dos candidatos à prefeito de Caruaru para essa sexta (23)

Categoria: Notícias | Postado em 23 de setembro de 2016 às 9:30 am - Autor: Igor Maciel

Jorge Gomes (PSB)
 
9h – debate na Rádio Liberdade
16h – reunião na Associação os Contabilistas
17h30 – congresso das Mulheres da Igreja Assembleia de Deus
19h – caminhada nos Bairros Maria Auxiliadora e José Carlos de Oliveira
 
Tony Gel (PMDB)
 
9h – debate na Rádio Liberdade
14h – visita ao centro de Caruaru
19h – encontro com moradores em bairro
 
Os candidatos Delegado Lessa (PR), Eduardo Guerra (PSOL), Jefferson Abraão (PCB) e Raquel Lyra (PSDB) não enviaram agenda.
 

Após morte de idosa, governo do Estado diz que reforçará segurança na PE-120

Categoria: Notícias | Postado em 23 de setembro de 2016 às 9:25 am - Autor: Igor Maciel

Na madrugada da quarta-feira (21), após conforme noticiado aqui no Blog de Igor Maciel, um ônibus com estudantes que seguiam de Caruaru para Carpina foi metralhado por bandidos, deixando o motorista ferido.
 
Porém, a PE-120 está mais preocupante. No mesmo dia, horas após o primeiro tiroteio, os bandidos metralharam outro veículo, no mesmo local, e vitimaram uma senhora idosa, e atingiram uma segunda pessoa. O caso, porém, só foi levado ao conhecimento público agora.
 
Em nota, o governo do Estado informou que a Policia Militar deverá reforçar ações na área. Confira:
 
O Secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, determinou na manhã desta quinta-feira (22/09), ao comando da Polícia Militar, prioridade nas ações preventivas que impeçam assaltos a ônibus nas rodovias, como o que vitimou uma senhora idosa e deixou uma segunda pessoa ferida na PE-120. Ao mesmo tempo cobrou providências à Chefia da Policia Civil na identificação e prisão dos autores desta e de outras ações dessa prática criminosa nas estradas da Zona da Mata e Agreste, que têm, com razão, deixado a população apreensiva, de forma a restabelecer a segurança necessária.
 

Ensino médio: português e matemática serão únicas obrigatórias; veja o que muda

Categoria: Notícias | Postado em 23 de setembro de 2016 às 9:05 am - Autor: Igor Maciel

Português e matemática serão os dois únicos componentes curriculares obrigatórios nos três anos do ensino médio, de acordo com o novo modelo para a etapa anunciado hoje (22) pelo governo. A definição está em medida provisória (MP) assinada pelo presidente Michel Temer. Atualmente, a etapa tem 13 disciplinas obrigatórias para os três anos.
 
A MP prevê a flexibilização do ensino médio com o objetivo de torná-lo mais atraente para o jovem, segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho. Os componentes curriculares que deverão ser ensinados no período obrigatoriamente serão definidos na Base Nacional Comum Curricular, que começará a ser discutida no próximo mês e deverá ser definida até meados do ano que vem, segundo o Ministério da Educação.
 
De acordo com a medida provisória, cerca de 1,2 mil horas, metade do tempo total do ensino médio, serão destinadas ao conteúdo obrigatório definido pela Base Nacional. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas – modelo usado também na divisão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e formação técnica e profissional.
 
“O novo ensino médio tem como pressuposto principal o protagonismo do jovem. Hoje é bastante engessado. Esse modelo caminha na direção da flexibilidade”, disse Mendonça Filho.
 
Arte e Educação Física – O texto, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996), determina o fim da obrigatoriedade do ensino de arte e de educação física no ensino médio. As disciplinas serão obrigatórias apenas no ensino infantil e fundamental.
 
As mudanças passarão a valer 180 dias após a publicação da Base Nacional, ou seja, não modificam o atual currículo. De acordo com o secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Rossieli Silva, a intenção é enxugar na lei as obrigatoriedades do ensino médio. “Agora a Base Nacional tem que dizer o que é e o que não é obrigatório nesse um ano e meio. Se eu vou definir ênfases, como eu posso ter todos os conteúdos do mundo? Se eu digo que os 13 conteúdos são obrigatórios?”, questionou.
 
Segundo Silva, artes e educação física, assim como conteúdos como filosofia e sociologia certamente estarão garantidos na Base Nacional Curricular Comum e poderão voltar a ser obrigatórios.
 
Idiomas – O inglês passa a ser a língua estrangeira obrigatória que deverá ser ensinada em todas as escolas de ensino médio. Outros idiomas podem ser ensinadas em caráter optativo.

A MP abre a possibilidade que os estados tenham mais autonomia nas decisões referentes a essa etapa da educação básica. Um sistema de ensino poderá, por exemplo, definir um sistema de crédito, no qual um aluno cursa determinados períodos e, caso deixe a escola, possa retomar o curso de onde parou e não tenha, necessariamente, que cursar um ano inteiro.
 
Também está previsto na MP que os créditos adquiridos pelos alunos nesse caso poderão ser aproveitados no ensino superior, após normatização do Conselho Nacional de Educação (CNE) e homologação pelo MEC. Ao entrar na universidade ou no ensino tecnológico, a trajetória escolar do aluno será considerada e ele não precisará cursar matérias que envolvem conhecimentos e competências que já possui.
 
Carga horária – A reforma também determina que a carga horária mínima anual da etapa deverá ser progressivamente ampliada para 1,4 mil horas, o que tornará o ensino médio integral, com 7 horas por dia.
 
A expectativa do MEC é que as primeiras turmas que seguirão a formação de acordo com o Novo Ensino Médio começem em 2018, após a aprovação da Base e da MP pelo Congresso Nacional. Não há prazo para que as redes de ensino se adequem às mudanças, mas o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) trabalha com o cronograma do Plano Nacional de Educação (PNE), que deve ser implementado até 2024.
 
Ensino técnico – Entre as trajetórias que os estudantes poderão escolher está a formação técnica. Os alunos serão certificados e seus itinerários formativos permitirão a continuidade dos estudos. Essa oportunidade de formação vai ocorrer dentro do programa regular, sem a necessidade de o aluno estar cursando o período integral. No ensino técnico, os alunos poderão ser certificados a cada etapa que cumprirem, recebendo uma certificação das competências adquiridas até ali.
 
As aulas técnicas poderão ser ministradas por profissionais com notório saber – ou seja, sem formação acadêmica específica na área que leciona -, reconhecido pelos respectivos sistemas de ensino para ministrar conteúdos afins à sua formação. “Isso não vale para os demais conteúdos, se eu tenho o ensino de filosofia, eu vou continuar tendo que ter um professor formado em filosofia, isso não muda. Vale apenas para o ensino técnico”, explicou o secretário de Educação Básica.
 
Resultados – A reforma do ensino médio passou a ser priorizada pelo governo depois que o Brasil não conseguiu, por dois anos consecutivos, cumprir as metas estabelecidas para essa etapa da formação. Dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que mede a qualidade do ensino no país, mostram que o ensino médio é o que está em pior situação quando comparado às séries iniciais e finais da educação fundamental: a meta para 2015 era nota 4,3, mas o índice ficou em 3,7.
 
Atualmente, o ensino médio tem 8 milhões de alunos, número que inclui estudantes das escolas públicas e privadas. Segundo o Ministério da Educação, enquanto a taxa de abandono do ensino fundamental foi de 1,9%, a do médio chegou a 6,8%. Já a reprovação no nível fundamental é de 8,2%, frente a 11,5% no ensino médio.
 
Da Agência Brasil
 

Estudantes clamam por segurança nas estradas de Pernambuco

Categoria: Notícias | Postado em 22 de setembro de 2016 às 11:05 am - Autor: Igor Maciel

whatsapp-image-2016-09-22-at-10-48-38
 
Em Pernambuco, a insegurança é crescente e, agora, os estudantes também são vítimas. Na noite desta quarta-feira (21), dois ônibus que levavam universitários de Caruaru para Catende foram perseguidos por bandidos. Um deles foi metralhado. O motorista do ônibus foi atingido de raspão, mas conseguiu chegar ao centro da cidade e pedir ajuda.
 
Porém, este não é o primeiro caso de assalto a estudantes esta semana, na PE-120, utilizada como rota de universitários que estudam em Caruaru. Estudantes relatam que na segunda-feira (19), outra tentativa de assalto ocorreu, no mesmo trecho, com um ônibus que seguia com estudantes para Palmares,.
 
Agora os estudantes se mobilizam em um abaixo-assinado para que as faculdades e universidades de Caruaru se unam e cobrem mais segurança ao governo do Estado. O documento será entregue a Devry Unifavip, ASCES-UNITA, FAFICA, UFPE – Campus Caruaru e UNINASSAU – Caruaru.
Se você quiser assinar o documento, clique aqui.
 

Cerca 84% das empresas dizem que Brasil não aproveita potencial da biodiversidade

Categoria: Notícias | Postado em 22 de setembro de 2016 às 10:24 am - Autor: Igor Maciel

A pesquisa “Retrato do uso sustentável de recursos da biodiversidade pela indústria brasileira”, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que 84,2% dos empresários, o Brasil não tem tirado proveito de todo o potencial desse mercado. Entre as principais razões estão a falta de perspectiva de maior aproveitamento da biodiversidade no longo prazo e de políticas públicas estruturadas.
 
Dos 84,2% dos empresários, 23,8% apontam a falta de perspectiva de maior aproveitamento da biodiversidade no longo prazo e 22,8% destacam a falta de políticas públicas estruturadas como os principais obstáculos ao desenvolvimento da bioeconomia.
 
O levantamento, que ouviu 120 executivos de pequenas, médias e grandes indústrias de 4 a 22 de julho, será apresentado aos participantes do encontro CNI Sustentabilidade, que ocorre nesta quinta-feira, 22 de setembro, no Rio de Janeiro.
 
Para 32,5% dos empresários, o grau de atenção da indústria para o uso sustentável da biodiversidade é alto ou muito alto. Outros 41,7% acham que o nível de atenção é regular. Apenas 23,3% dos executivos responderam que a atenção ao uso sustentável da biodiversidade é baixa ou muito baixa. No entanto, conforme 86,7% dos gestores, a importância dada ao tema aumentou nos últimos cinco anos. Isso se deve, especialmente, a maior conscientização das pessoas, a campanhas na imprensa e aos empresários estarem mais atentos ao uso sustentável da biodiversidade. O aspecto legal ocupou a quarta colocação entre os motivos citados.
 
Em relação à própria empresa, 65,8% respondem que a atenção dada ao tema é alta ou muito alta e 25% informam que é regular. Prova disso é que 78,3% das empresas investem em práticas e processos para o uso sustentável da biodiversidade, 52,5% investiram em produtos que utilizam recursos da biodiversidade e 50,8% financiaram ações e projetos voluntários de conservação nos últimos dois anos. Das empresas que fizeram esses investimentos, 74,4% estão satisfeitas com os resultados obtidos, sobretudo, em relação à reputação junto à sociedade e aos consumidores.
 
Além disso, 48,3% das indústrias pretendem aumentar os investimentos em práticas de uso sustentável nos próximos dois anos. O principal motivo para o crescimento de recursos destinados a essas ações é a preocupação com a sustentabilidade dos negócios, seguida de promoção da conservação do meio ambiente e da necessidade de adaptar-se às novas demandas do mercado.
 
Já em relação a medidas a serem adotadas pelo governo para aumentar o engajamento e as ações empresariais no uso sustentável e na conservação da biodiversidade estão incentivos fiscais, assinalada por 26,7% dos empresários, fiscalização adequada e orientativa, apontada por 21,7% dos entrevistados, e disponibilização de recursos e linhas de crédito, citada por 14,2% dos respondentes.
 

MTST/UNMP-PE lançam campanha pela função social da cidade

Categoria: Notícias | Postado em 22 de setembro de 2016 às 9:43 am - Autor: Igor Maciel

Nesta quinta-feira (22), o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e a União Nacional de Moradia Popular (UNMP) lançam a campanha pela Função Social da Cidade e da Propriedade. O evento ocorre no Teatro João Lyra Filho, em Caruaru.
 
A campanha tem o objetivo de construir coletivamente as estratégias de mobilização e luta pela Função Social da Cidade e da Propriedade e promover o debate sobre os rumos da luta pela reforma urbana.
 
DE OLHO NO VOTO – Em todo Brasil a campanha é organizada por movimentos que defendem a moradia e o Direito à Cidade. A proposta é engajar a população na luta por melhores condições de vida nas cidades, ressaltando-se que o município tem papel fundamental na garantia a efetivação dos direitos fundamentais de todas as pessoas. Por isso, é fundamental que candidatas e candidatos a cargos eletivos se comprometam com propostas que mudem a realidade de injustiça e desigualdade de nossas cidades, que façam com que a cidade e a propriedade urbana cumpram sua função social.
 
O evento conta com a presença de lideranças do movimento local e estadual e de representantes do Fórum Nacional de Reforma Urbana.
 

Eleitor pode solicitar segunda via do título até esta quinta (22)

Categoria: Notícias | Postado em 22 de setembro de 2016 às 9:38 am - Autor: Igor Maciel

Hoje, 22 de Setembro, é o último dia para o eleitor possa solicitar a segunda via do título eleitoral dentro do próprio cartório da cidade onde vota. A determinação é feita pelo segundo o art. 52 da resolução nº 23.450 do TSE, que trata do Calendário Eleitoral.
 
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral, a impressão do título é feita na hora e não tem custos adicionais. O eleitor que necessitar do serviço deve procurar o cartório eleitoral de seu respectivo município, portando RG ou outro documento oficial com foto.
 
Com o fechamento do cadastro ocorrido no dia 4 de maio, não é mais possível fazer alistamento eleitoral, transferência de títulos ou regularização. Somente estão disponíveis os serviços de expedição de certidão de quitação eleitoral, recebimento de multas eleitorais, além da emissão de segunda via do título, para o eleitor que perdeu ou teve o título extraviado.
 

Temer se diz “pessoalmente” contra anistia para caixa 2

Categoria: Notícias | Postado em 22 de setembro de 2016 às 9:25 am - Autor: Igor Maciel

O presidente Michel Temer disse hoje (21), em Nova York, que foi surpreendido com a notícia da inclusão do projeto de lei que anistiaria crimes de caixa 2 no Brasil na pauta de votação da Câmara dos Deputados. Em entrevista coletiva durante encontro com empresários norte-americanos, Temer disse que pretende colocar o país nos trilhos, mesmo que isso resulte em uma queda ainda maior de sua popularidade.
 
A proposta criminaliza o caixa 2 a partir de sua vigência e anistia os casos anteriores. Segundo Temer, essa é uma questão do Poder Legislativo, mas o presidente afirmou que a anistia não é boa “para ninguém. “Eu, pessoalmente, não vejo razão para prosseguir, prosperar nessa matéria. Isso foi surpreendente pra mim, eu li a notícia aqui. Quando chegar lá [no Brasil], eu vou examinar essa questão”, afirmou.
 
Temer não quis comentar o recebimento nesta terça-feira (20) da denúncia da força-tarefa da Lava Jato pelo juiz Sérgio Moro, que torna réu o ex-presidente Lula. “Recebi [a notícia] como quem acha que, se estivesse no lugar dele, iria ao Judiciário para debater”, limitou-se a responder.
 
Para Temer, a polarização do debate deve se dar no âmbito jurídico.
 
Um dia após líderes de seis países latinos deixarem o plenário da Assembleia Geral das Nações Unidas no momento em que fazia o discurso de abertura da reunião, Temer lamentou o ocorrido e voltou a pregar a leitura da Constituição Federal para que a legitimidade de seu governo seja verificada. “Essa questão de quem sai, não sai… Tinha 193 países lá, eu confesso que nem percebi a saída. E lamento, porque as relações não hão de ser governamentais, de pessoas. Hão de ser relações institucionais, de Estado para Estado, e não de um governo para outro, ambos transitórios.”
 
Questionado sobre os riscos que algumas medidas de ajuste fiscal poderiam trazer para sua popularidade, o presidente disse que o que o preocupa é a melhora da situação do país. “Se a minha popularidade cair para 5%, mas eu salvar o Brasil nesses dois anos e quatro meses, colocar o país nos trilhos, me dou por satisfeito. Em medidas supostamente impopulares, porque impopulares não são, elas visam exatamente a melhorar situação do país e dos brasileiros, não tenho preocupação [com a popularidade]”,afirmou.
 
Temer também disse que, na condição de vice-presidente, não tinha conhecimento dos problemas de corrupção envolvendo o governo da ex-presidenta Dilma Rousseff. “Eu não sabia, [é] evidente. Vocês sabem que não tive participação no governo. Um dia eu mesmo me rotulei de vice-presidente decorativo. Não tinha participação, não acompanhava nada disso”, afirmou.
 
O presidente reafirmou que espera ver aprovada a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para os gastos públicos até o final deste ano e que, devido à complexidade do tema, a aprovação da reforma da Previdência deve ficar para o ano que vem.
 
Da Agência Brasil
 

Confira a agenda dos candidatos à prefeito de Caruaru para hoje (22)

Categoria: Notícias | Postado em 22 de setembro de 2016 às 9:23 am - Autor: Igor Maciel

Jorge Gomes (PSB)
 
9h – reunião com a equipe de comunicação
14h – caminhada das Mulheres
19h – inauguração do Comitê da Juventude
 
Tony Gel (PMDB)
 
09h – reunião no Distrito Industrial
10h – apresentação das propostas de governo para alunos de colégio particular
14h – encontro com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (Comdica)
16h – reunião com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias (Sindacse-Pe)
19h – visita à Liga Desportiva Caruaruense
19h30 – reunião com os moradores do Severino Afonso
 
Os candidatos Delegado Lessa (PR), Eduardo Guerra (PSOL), Jefferson Abraão (PCB) e Raquel Lyra (PSDB) não enviaram agenda.
 

CUT sai em defesa da greve dos bancários

Categoria: Notícias | Postado em 22 de setembro de 2016 às 9:19 am - Autor: Igor Maciel

A Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE) vem a publico externar apoio ao movimento de greve dos bancários e repudiar à ação da OAB-PE que recorreu a Justiça do Trabalho de Recife-PE para que as agências funcionem duas horas por dia até o final da paralisação. A medida já foi derrotada em vários estados brasileiros uma vez que confronta a Lei de Greve. Infelizmente a OAB-PE “vem se colocando ao lado das elites políticas e financeiras que ordinariamente tentam usurpar a democracia e autonomia econômica brasileira com graves consequências para os trabalhadores e trabalhadoras brasileiras”.
 
Vale destacar que o Sindicato dos Bancários de Pernambuco cumpre rigorosamente com todas as determinações estabelecidas na Lei de Greve, entre elas: garantia de 30% de funcionamento dos serviços bancários, priorizando os direitos dos aposentados e pensionistas; prova de vida; troca de senhas e recebimentos de novos cartões; garantia de 100% das salas de autoatendimento, através das quais os clientes podem realizar todos os serviços bancários e; assegura o abastecimento dos caixas eletrônicos diuturnamente.
 
Reforçamos os questionamentos da categoria bancária: quais são as preocupações da OAB-PE com o bem-estar do povo pernambucano usuário do sistema financeiro? Zela pela segurança dos clientes que diariamente sofrem com os assaltos e demais atos violentos, que só neste ano de 2016, segundo dados da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Pernambuco (Adeppe), somam 125 casos? A entidade faz cumprir a Lei de Segurança no Recife e procura ampliá-la para todo Estado e até para Brasil? Exige a redução dos juros e das taxas exorbitantes cobrados pelos bancos que figuram entre os mais altos do mundo? A OAB-PE cobra o fim das longas esperas nas filas de atendimento? Reclama das vendas casadas de pacotes de serviços ao público e demais infrações ao Código de Defesa do Consumidor?
 
Sabidamente, o sistema financeiro tem altíssima lucratividade. Contudo, não apresenta proposta que propicie a negociação. Além do reajuste salarial de 14,78%, os bancários lutam pela PLR; melhores condições de trabalho com o fim das metas abusivas e do assédio moral; fim das demissões e mais contratações e; reforço na segurança bancária. O movimento sindical cutista apoia a luta nacional da categoria e, em particular, a luta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco.
 
Exigimos respeito por quem merece!
Somos fortes! Somos CUT!
 

Página 1 de 50612345...102030...Última »